Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7437
Tipo do documento: Dissertação
Title: Literatura e Ludicidade: o jogo intertextual como estratégia criativa
Other Titles: Literature and Playfulness:intertextual play as a creative strategy
Autor: Venturim, Priscíla Andressa Crepaldi 
Primeiro orientador: Cruz, Antonio Donizeti da
Primeiro membro da banca: Pinto, Divino José
Segundo membro da banca: Diniz, Alai Garcia
Quarto membro da banca: Silva, Acir Dias da
Resumo: A pesquisa apresentada focalizou-se em reflexões e análise envolvendo o tema literatura e ludicidade. A partir de estudos e de nosso conhecimento empírico sobre a temática, despontaram-nos questionamentos que nortearam nossa investigação: ludicidade como algo intrínseco à vida humana, que vai além do conceito recente do termo “lúdico” e o jogo como estratégia de escrita. Com o propósito de encontrar respostas a essa problematização, traçamos, como objetivo geral, a análise de três obras, sendo elas: O enigma do infinito (2019), de Jacques Fux; Pequena Coreografia do Adeus (2021), de Aline Bei; e As Sete Regras do Jogo (2014), de Miguel Jorge. Na perspectiva de alcançar o objetivo proposto, sustentamos a pesquisa nos pressupostos teóricos da Literatura Comparada. A pesquisa também utiliza uma abordagem qualitativa, focando na análise intertextual e na interação entre literatura e ludicidade. Os principais teóricos citados na dissertação incluem: Robert Escarpit (1970), Guilles Brougère (1998), Mariza Lajolo (1984), Roland Barthes (1987), Johan Huizinga (2012), Roger Caillois (1990). Esses autores contribuem para a compreensão da ludicidade como uma ferramenta criativa e reflexiva na produção literária, evidenciando sua relevância social e histórica. Trata-se, portanto, de uma pesquisa pautada na análise intertextual, do tipo qualitativa, que se propôs a analisar a interação entre literatura e ludicidade. O levantamento de dados foi possível por meio de análise textual e interpretação crítica das obras selecionadas. Como resultado desse processo de investigação, entendemos que a ludicidade na literatura transcende as fronteiras do infantil e se manifesta como uma ferramenta criativa e reflexiva na produção literária contemporânea. A pesquisa destaca a importância de uma escrita inovadora que articula elementos lúdicos em diferentes gêneros literários, como prosa, prosa-poética e poesia.
Abstract: The presented research focused on reflections and analysis involving the theme of literature and playfulness. From studies and our empirical knowledge on the subject, some guiding questions emerged in our investigation: playfulness as something intrinsic to human life that goes beyond the recent concept of the term "playful" and the game as a writing strategy. With the purpose of finding answers to these questions, we set, as a general objective, the analysis of three works: The Enigma of Infinity (2019) by Jacques Fux, Small Choreography of Goodbye (2021) by Aline Bei, and The Seven Rules of the Game (2014) by Miguel Jorge. To achieve the proposed objective, we based the research on the theoretical assumptions of Comparative Literature. This is, therefore, a qualitative research based on intertextual analysis, which aimed to analyze the interaction between literature and playfulness. Data collection was made possible through textual analysis and critical interpretation of the selected works. As a result of this investigative process, we understand that playfulness in literature transcends the boundaries of childhood and manifests itself as a creative and reflective tool in contemporary literary production. The research is grounded in the assumptions of Comparative Literature and utilizes a qualitative approach, focusing on intertextual analysis and the interaction between literature and playfulness. The main theorists cited in the dissertation include: Robert Escarpit (1970), Gilles Brougère (1998), Mariza Lajolo (1984), Roland Barthes (1987), Johan Huizinga (2012), and Roger Caillois (1990). These authors contribute to the understanding of playfulness as a creative and reflective tool in literary production, highlighting its social and historical relevance. The research emphasizes the importance of innovative writing that articulates playful elements in different literary genres, such as prose, poetic prose, and poetry.
Keywords: Ludicidade
Literatura Comparada
Ferramenta criativa
Intertextualidade
Ludicity
Comparative Literature
Creative tool
Intertextual
CNPq areas: LINGUAGEM E SOCIEDADE
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: Venturim, Priscíla Andressa Crepaldi. Literatura e Ludicidade: o jogo intertextual como estratégia criativa. 2023.93 f.. Dissertação( Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7437
Issue Date: 23-Aug-2023
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Priscila Venturim.pdfARQUIVO COMPLETO2.54 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.