Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7413
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Avaliação em educação física escolar: um olhar para os aspectos sociais e culturais |
Autor: | Pilatti, Angela Cristina Ribeiro ![]() |
Primeiro orientador: | Mendes, Evandra Hein |
Primeiro membro da banca: | Mendes, Evandra Hein |
Segundo membro da banca: | Ahlert, Alvori |
Terceiro membro da banca: | Reis, Eliane Josefa Barbosa dos |
Resumo: | Esta investigação atentou-se sobre as relações entre os aspectos sociais e culturais e as aprendizagens dos estudantes na Educação Física escolar. Buscou desta maneira, entender como esta relação é percebida durante o processo avaliativo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa com professores e coordenadores escolares da Rede Municipal de Educação (SEMED) do município de Guaraniaçu, Paraná. A coleta de dados aconteceu através de entrevistas individuais durante a hora atividade dos docentes e por meio de um roteiro com questões acerca das concepções, objetivos, estratégias e principais dificuldades ao avaliar a aprendizagem dos alunos. No entrelaçamento das situações presentes na escola e nas aulas de Educação Física as principais dificuldades apontadas estavam associadas a falta de formação específica, a necessidade de suporte para auxiliar na transposição das subjetividades presentes na avaliação e as demandas burocráticas. A partir disso, observou-se a necessidade de aprofundar debates sobre o tema com professores e a gestão municipal que resultou em mudanças nos documentos norteadores da educação do município apontando a necessidade de considerar as influências das condições sociais e culturais dos alunos no processo avaliativo, assim como em uma formação específica disponibilizada pela Secretaria Municipal de Educação para o segundo semestre de 2024 abordando o tema. A realização desse estudo, exteriorizou apontamentos necessários para a realização de avaliações que ultrapassem as imposições burocráticas e ampliem as percepções sobre a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos para além das janelas classificatórias. |
Abstract: | This investigation focused on the relationships between social and cultural aspects and students' learning in school Physical Education. In this way, we sought to understand how this relationship is perceived during the evaluation process. To this end, qualitative research was carried out with teachers and school coordinators from the Municipal Education Network (SEMED) in the municipality of Guaraniaçu, Paraná. Data collection took place through individual interviews during the teachers' activity hours and through a script with questions about the conceptions, objectives, strategies and main difficulties when evaluating student learning. In the intertwining of situations present at school and in Physical Education classes, the main difficulties highlighted were associated with the lack of specific training, the need for support to assist in transposing the subjectivities present in the assessment and bureaucratic demands. From this, it was observed the need to deepen debates on the topic with teachers and municipal management, which resulted in changes in the municipal education guiding documents, pointing out the need to consider the influences of students' social and cultural conditions in the evaluation process, as well as in specific training provided by the Municipal Department of Education for the second half of 2024 addressing the topic. Carrying out this study revealed necessary notes for carrying out assessments that go beyond bureaucratic impositions and expand perceptions about students' learning and development beyond the classification windows. |
Keywords: | Avaliação Educação Física escolar Aspectos sociais e culturais |
CNPq areas: | CIêNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO FÍSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
Campun: | Marechal Cândido Rondon |
Citation: | PILATTI, Angela Cristina Ribeiro. Avaliação em educação física escolar: um olhar para os aspectos sociais e culturais. 2024. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7413 |
Issue Date: | 22-Jul-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação Física (MCR) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ANGELA_PILATTI_2024.pdf | 1.05 MB | Adobe PDF | View/Open Preview | |
ANGELA_PILATTI_PF_2024.pdf | Produto Técnico | 834.99 kB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.