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dc.creatorPilatti, Angela Cristina Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9452628843386048por
dc.contributor.advisor1Mendes, Evandra Hein-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9716570679234268por
dc.contributor.referee1Mendes, Evandra Hein-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9716570679234268por
dc.contributor.referee2Ahlert, Alvori-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6070773522751798por
dc.contributor.referee3Reis, Eliane Josefa Barbosa dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0352285632754532por
dc.date.accessioned2024-10-23T22:43:52Z-
dc.date.issued2024-07-22-
dc.identifier.citationPILATTI, Angela Cristina Ribeiro. Avaliação em educação física escolar: um olhar para os aspectos sociais e culturais. 2024. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7413-
dc.description.resumoEsta investigação atentou-se sobre as relações entre os aspectos sociais e culturais e as aprendizagens dos estudantes na Educação Física escolar. Buscou desta maneira, entender como esta relação é percebida durante o processo avaliativo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa com professores e coordenadores escolares da Rede Municipal de Educação (SEMED) do município de Guaraniaçu, Paraná. A coleta de dados aconteceu através de entrevistas individuais durante a hora atividade dos docentes e por meio de um roteiro com questões acerca das concepções, objetivos, estratégias e principais dificuldades ao avaliar a aprendizagem dos alunos. No entrelaçamento das situações presentes na escola e nas aulas de Educação Física as principais dificuldades apontadas estavam associadas a falta de formação específica, a necessidade de suporte para auxiliar na transposição das subjetividades presentes na avaliação e as demandas burocráticas. A partir disso, observou-se a necessidade de aprofundar debates sobre o tema com professores e a gestão municipal que resultou em mudanças nos documentos norteadores da educação do município apontando a necessidade de considerar as influências das condições sociais e culturais dos alunos no processo avaliativo, assim como em uma formação específica disponibilizada pela Secretaria Municipal de Educação para o segundo semestre de 2024 abordando o tema. A realização desse estudo, exteriorizou apontamentos necessários para a realização de avaliações que ultrapassem as imposições burocráticas e ampliem as percepções sobre a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos para além das janelas classificatórias.por
dc.description.abstractThis investigation focused on the relationships between social and cultural aspects and students' learning in school Physical Education. In this way, we sought to understand how this relationship is perceived during the evaluation process. To this end, qualitative research was carried out with teachers and school coordinators from the Municipal Education Network (SEMED) in the municipality of Guaraniaçu, Paraná. Data collection took place through individual interviews during the teachers' activity hours and through a script with questions about the conceptions, objectives, strategies and main difficulties when evaluating student learning. In the intertwining of situations present at school and in Physical Education classes, the main difficulties highlighted were associated with the lack of specific training, the need for support to assist in transposing the subjectivities present in the assessment and bureaucratic demands. From this, it was observed the need to deepen debates on the topic with teachers and municipal management, which resulted in changes in the municipal education guiding documents, pointing out the need to consider the influences of students' social and cultural conditions in the evaluation process, as well as in specific training provided by the Municipal Department of Education for the second half of 2024 addressing the topic. Carrying out this study revealed necessary notes for carrying out assessments that go beyond bureaucratic impositions and expand perceptions about students' learning and development beyond the classification windows.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Helena Bejio (helena.bejio@unioeste.br) on 2024-10-23T22:43:52Z No. of bitstreams: 1 ANGELA_PILATTI_2024.pdf: 1079444 bytes, checksum: 85aef64643483bcb8a812c1f46cb2cd9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-23T22:43:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANGELA_PILATTI_2024.pdf: 1079444 bytes, checksum: 85aef64643483bcb8a812c1f46cb2cd9 (MD5) Previous issue date: 2024-07-22eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas, Educação e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectEducação Física escolarpor
dc.subjectAspectos sociais e culturaispor
dc.subject.cnpqCIêNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO FÍSICApor
dc.titleAvaliação em educação física escolar: um olhar para os aspectos sociais e culturaispor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusMarechal Cândido Rondonpor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Física (MCR)

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