Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7404
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A relação entre o tecnoestresse, o uso das tecnologias e o sofrimento psíquico |
Other Titles: | The relationship between technostress, the use of technologies, and psychological suffering |
Autor: | Bach, Daiane Libero ![]() |
Primeiro orientador: | Gagliotto, Giseli Monteiro |
Primeiro membro da banca: | Gagliotto, Giseli Monteiro |
Segundo membro da banca: | Jacondino, Eduardo Nunes |
Terceiro membro da banca: | Yamanoe , Mayara Cristina Pereira |
Resumo: | A presente pesquisa investiga a relação entre o tecnoestresse, o uso das tecnologias e o sofrimento psíquico nos docentes dos cursos de humanas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Francisco Beltrão, destacando contribuições psicanalíticas para as práticas de utilização de tecnologia na docência. Realizamos uma pesquisa bibliográfica nas universidades do Brasil para identificar a quantidade e natureza das pesquisas desenvolvidas sobre o tecnoestresse e o sofrimento psíquico dos docentes, integrando a perspectiva da psicanálise. Nosso enfoque é discutir o tecnoestresse nos espaços acadêmicos. Os bancos de dados selecionados para a pesquisa e revisão teórico-bibliográfica foram a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), o Catálogo de Teses e Dissertações (CAPES) e a Biblioteca Eletrônica Científica Online (SCIELO). Encontramos trinta e duas produções de dissertações e quatro teses relacionadas ao tema. A justificativa para nossa pesquisa reside na escassez de trabalhos que abordem a psicanálise correlacionada ao tecnoestresse na docência. Na fundamentação teórica, proporcionamos uma breve contextualização sobre a tecnologia e a docência. Sob a perspectiva do materialismo histórico e dialético, apresentamos o contexto histórico sob uma ótica social. No decorrer da pesquisa, destacamos a influência das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ambiente docente, abordando as possibilidades de sua utilização como suporte pedagógico para compreender nosso objeto de pesquisa. Por fim, focamos na metodologia de diagnóstico do tecnoestresse apoiada na ferramenta RED/TIC, a Escala de Tecnoestresse, e apresentamos os resultados obtidos dos testes realizados na universidade e análise do tecnoestresse por diferentes combinações de resultados. Além disso, buscamos identificar as principais fontes de tecnoestresse entre os docentes e analisar como essas fontes afetam o desempenho e bem-estar dos professores. Investigamos os fatores desencadeadores do tecnoestresse, tais como a sobrecarga de informações, a pressão por adaptação às novas tecnologias, a necessidade constante de atualização profissional e a falta de suporte institucional. |
Abstract: | The present research investigates the relationship between technostress, the use of technologies, and the psychological suffering of faculty members in the humanities courses at the State University of Western Paraná - Francisco Beltrão Campus, highlighting psychoanalytic contributions to the practices of technology use in teaching. We conducted a bibliographic survey in Brazilian universities to identify the quantity and nature of the research developed on technostress and the psychological suffering of faculty members, integrating the psychoanalytic perspective. Our focus is to discuss technostress in academic spaces. The databases selected for the research and theoretical-bibliographic review were the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), the Catalog of Theses and Dissertations (CAPES), and the Scientific Electronic Library Online (SCIELO). We found thirty-two dissertation productions and four theses related to the theme. The justification for our research lies in the scarcity of studies that address psychoanalysis correlated with technostress in teaching. In the theoretical foundation, we provide a brief contextualization on technology and teaching. From the perspective of historical and dialectical materialism, we present the historical context from a social perspective. Throughout the research, we highlight the influence of Information and Communication Technologies (ICT) in the teaching environment, addressing the possibilities of their use as pedagogical support to understand our research object. Finally, we focus on the technostress diagnosis methodology supported by the RED/TIC tool, the Technostress Scale, and present the results obtained from the tests conducted at the university and the analysis of technostress through different combinations of results. Additionally, we seek to identify the main sources of technostress among faculty members and analyze how these sources affect the performance and well-being of teachers. We investigate the triggering factors of technostress, such as information overload, pressure to adapt to new technologies, the constant need for professional updating, and the lack of institutional support. |
Keywords: | Tecnoestresse Sofrimento psíquico Docência Technostress Psychological suffering Teaching |
CNPq areas: | CIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Francisco Beltrão |
Citation: | Bach, Daiane Libero. A relação entre o tecnoestresse, o uso das tecnologias e o sofrimento psíquico. 2024. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7404 |
Issue Date: | 5-Sep-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação (FBE) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Daiane Libero Bach 24.pdf | 2.56 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.