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https://tede.unioeste.br/handle/tede/7402
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | O dito e o feito nas práticas educativas escolares sobre educação ambiental com crianças |
Other Titles: | What is said and what is done in school educational practices regarding environmental education with children |
Autor: | Moraes, Elenice Da Silva ![]() |
Primeiro orientador: | Francischett, Mafalda Nesi |
Primeiro membro da banca: | Francischett, Mafalda Nesi |
Segundo membro da banca: | Biz, Ana Claudia |
Terceiro membro da banca: | Cembranel, Adir Silvério |
Quarto membro da banca: | Sbardelotto, Vanice Schossler |
Resumo: | Esta dissertação é resultado de investigação vinculada à linha de pesquisa: Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores, do Programa de Pós- Graduação em Educação de Francisco Beltrão (PPGEFB), pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com o objetivo de avaliar o que é dito e o que é feito nas práticas educativas escolares sobre Educação Ambiental (EA) com crianças, por meio da análise bibliográfica de produções científicas, principalmente dissertações e teses, na plataforma Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Também em artigos na Revista Brasileira de Educação Ambiental. A questão se refere à educação com crianças, problemas metodológicos direcionados para ensinar e os possíveis impactos ao proceder das práticas pedagógicas ambientais. Para tanto, a coleta de dados, o corpus da pesquisa foi formado pela consulta nas plataformas de referência da temática ambiental. A base teórica seguiu pelos caminhos da perspectiva e abordagem crítica, com reflexões centradas no contexto de formar cidadãos, a partir de Gadotti(2000) e Guimarães (2004 e 2014), que problematizam questões relacionadas à instituição e à instrumentalização da Educação Ambiental (EA); em Dickmann (2021) que trabalha nas inter-relações entre o ético-estético-político-pedagógico cultural, presentes na totalidade da realidade escolar; em Carvalho (2012) que traz a EA no contexto sociocultural, nas marcas histórico-sociais, ao destacar a importância das práticas educativas para a transformação social; em Loureiro (2004, 2006, 2011, 2012, 2013 e 2019) n a s abordagens pedagógicas na EA, com enfoque à histórico-social-crítica; Saviani (1991, 2000, 2005, 2010) que destaca as políticas educacionais na função social; Dias (2004 e 2006) que aborda a EA na sua importância socioeconômica, política e ecológica, voltada para atitudes que contribuem na qualidade de vida e na solução de problemas socioambientais; e em Vasquez (1977), que aborda a práxis social. Os resultados denotam a escassez de publicações sobre a EA com crianças e evidenciam necessidades de inclusão e de intensificação de 9 metodologias interdisciplinares permanentemente sobre a EA, desde tenra idade |
Abstract: | This dissertation is the result of research linked to the research line: Culture, Educational Processes, and Teacher Training, from the Postgraduate Program in Education of Francisco Beltrão (PPGEFB) at the Western Paraná State University (Unioeste). Its objective is to evaluate what is said and what is done in school educational practices regarding Environmental Education (EE) with children through the bibliographic analysis of scientific productions, mainly dissertations, and theses, on the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations platform (BDTD). It also includes articles from the Brazilian Journal of Environmental Education. The issue addresses education with children, methodological problems related to teaching, and the potential impacts on implementing environmental pedagogical practices. To this end, data concentration and the research corpus were formed by consulting environmental thematic reference platforms. The theoretical framework followed the paths of a critical perspective and approach, with reflections centered on citizen formation context, based on Gadotti (2000) and Guimarães (2004 and 2014), who problematize issues related to the institution and instrumentalization of Environmental Education (EE); Dickmann (2021), who works on the interrelations between ethical-aesthetic-political pedagogical culture present in the totality of school reality; Carvalho (2012), who places EE in a sociocultural context, in historical-social marks, highlighting the importance of educational practices for social transformation; Loureiro (2004, 2006, 2011, 2012, 2013, and 2019) in pedagogical approaches in EE, focusing on historicalsocial-critical aspects; Saviani (1991, 2000, 2005, 2010), emphasizing educational policies in their social function; Dias (2004 and 2006), addressing EE in its socioeconomic, political, and ecological importance aimed at attitudes that contribute to quality of life and solving socio-environmental problems; and Vasquez (1977), addressing social praxis. The results indicate a scarcity of publications on EE with children and highlight the need for the permanent inclusion and intensification of interdisciplinary methodologies on EE from an early age |
Keywords: | Práticas educativas Educação ambiental crítica Crianças Education practice Environmental education criticize Children |
CNPq areas: | CIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Francisco Beltrão |
Citation: | MORAES, Elenice Da Silva. O dito e o feito nas práticas educativas escolares sobre educação ambiental com crianças. 2024. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7402 |
Issue Date: | 23-May-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação (FBE) |
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