Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7394
Tipo do documento: | Tese |
Title: | A curricularização da extensão no curso presencial de Letras da Unioeste (campus Cascavel): traçando linhas transdisciplinares e transversais |
Other Titles: | The integration of extension activities into the curriculum of the Languages and Literature undergraduate program at Unioeste (Cascavel campus): tracing transdisciplinary and transversal approaches |
Autor: | Cavalcante, Higor Miranda ![]() |
Primeiro orientador: | Molin, Beatriz Helena Dal |
Primeiro coorientador: | Santos, José Carlos dos |
Segundo membro da banca: | Dolzane, Maria Ione Feitosa |
Terceiro membro da banca: | Moreira, Julia Cristina Granetto |
Quarto membro da banca: | Baumgärtner, Carmen Teresinha |
Quinto membro da banca: | Torrentes, Greice Castela |
Resumo: | A presente tese tem como tema a curricularização da extensão nos cursos de Letras - Língua Portuguesa e Língua Espanhola e Respectivas Literaturas; Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Respectivas Literaturas; e Letras - Língua Portuguesa e Língua Italiana e Respectivas Literaturas, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Cascavel, modalidade presencial. A investigação centrou-se em responder ao seguinte problema de pesquisa: o Projeto Político-Pedagógico (PPP) dos referidos cursos de graduação apresenta aspectos que apontam para uma curricularização da extensão por vias transdisciplinares e transversais? Para tanto, determinou-se como objetivo geral analisar metodologias/caminhos utilizados na adoção da extensão no PPP de tais cursos e se estes apontavam para uma educação voltada às interações transdisciplinares e transversais. O estudo foi desenvolvido a partir dos pensamentos e das teorias de Basarab Nicolescu, Edgar Morin, José Gimeno Sacristán e Jacques Delors, envolvendo reflexões sobre transdisciplinaridade e transversalidade, pensamento complexo, noções de currículo e concepção e desenvolvimento de atividades extensionistas. O método cartográfico, postulado por Gilles Deleuze e Félix Guattari, foi o que figurou tanto a organização da tese, que se divide em pistas, traçando linhas de possibilidades de leitura, como as reflexões apresentadas, considerando especialmente a complexidade dos saberes que são trazidos para discussão. A pesquisa de dupla natureza, básica e aplicada, adota como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica e documental, além de estudo de campo, por meio de entrevistas aos pró-reitores de graduação e extensão da Unioeste, e questionário semiestruturado, em que são ouvidos membros dos cursos de Letras, a fim de que se pudesse traçar um perfil da sua concepção de extensão e o impacto causado com a obrigatoriedade de se inserir no mínimo 10% de atividades de extensão no currículo, considerando a Resolução nº 07/2018. Como resultados, visando ao estímulo de se pensar um currículo que atenda às exigências da curricularização da extensão, mas ao mesmo tempo que venha ao encontro de corresponder aos anseios atuais da sociedade e do perfil profissional do discente em formação, apresenta-se, a partir de reflexões da “Carta da Transdisciplinaridade” (Lima de Freitas, Edgar Morin e Basarab Nicolescu) e da obra “Os sete saberes necessários à educação do futuro” (Edgar Morin), algumas possibilidades de se pensar a estruturação das atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação que a gestão institucional da Unioeste pode considerar no momento de revisitação dos currículos, de modo que este reflita nos conteúdos e na forma de se propor a tríade universitária calcada em aspectos transdisciplinares e transversais. |
Abstract: | This thesis focuses on the integration of extension activities into the curriculum of the undergraduate Languages and Literature programs in English, Spanish, and Italian at the Western Paraná State University (Unioeste), Cascavel campus, Brazil. The research aimed to answer the following research problem: Does the Political-Pedagogical Project of these undergraduate courses have aspects that point to a curricularization of extension through transdisciplinary and transversal paths? For this purpose, the general objective was to analyze methodologies/routes used in the adoption of extension in the PPP of such courses and whether they aimed at an education focused on transdisciplinary and transversal interactions. The study was developed based on the thoughts and theories of Basarab Nicolescu, Edgar Morin, José Gimeno Sacristán, and Jacques Delors, involving reflections on transdisciplinarity and transversality, complex thinking, curriculum notions, and conception and development of extension activities. The cartographic method, postulated by Gilles Deleuze and Félix Guattari, shaped both the organization of the thesis, tracing lines of reading possibilities, along with the reflections presented, considering especially the complexity of knowledge brought into discussion. The basic and applied study adopts as technical procedures bibliographic and documentary research, as well as field study, through interviews with the undergraduate and extension pro-rectors of Unioeste, and semi-structured interviews, in which members of the courses were heard, to outline a profile of their extension conception and the impact caused by the obligation to include at least 10% of extension activities in the curriculum, considering Resolution No. 07/2018. As a result, aiming to stimulate thinking of a curriculum that meets the demands of extension curricularization, while also meeting the current society's desires and the professional profile of the forming students, some possibilities are presented from reflections on the “The Charter of Transdisciplinarity” (Lima de Freitas, Edgar Morin, and Basarab Nicolescu) and the book “Seven complex lessons in education for the future” (Edgar Morin), regarding the structuring of teaching, research, and extension activities of undergraduate courses that Unioeste’s institutional management can consider when revisiting the curricula, so that it reflects in the content and proposes the university triad based on transdisciplinary and transversal aspects. |
Keywords: | Ensino superior Pensamento complexo Cartografia Transdisciplinaridade Extensão Higher education Complex thinking Cartography Transdisciplinarity Extension |
CNPq areas: | LINGUAGEM E SOCIEDADE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Cavalcante, Higor Miranda. A curricularização da extensão no curso presencial de Letras da Unioeste (campus Cascavel): traçando linhas transdisciplinares e transversais. 2024.144 f. Tese(Doutorado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7394 |
Issue Date: | 2-Jul-2024 |
Appears in Collections: | Doutorado em Letras (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Higor Miranda Cavalcante.pdf | ARQUIVO COMPLETO | 2.18 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.