Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7389
Tipo do documento: Tese
Title: A saúde física e mental no processo de formação em fisioterapia em uma universidade pública do Paraná: a percepção de alunos e professores
Other Titles: The physical and mental health in the physical therapy training process at a public university in Paraná: the perception of students and professors
Autor: Tavares, Keila Okuda 
Primeiro orientador: Malacarne, Vilmar
Primeiro membro da banca: Machineski, Gicelle Galvan
Segundo membro da banca: Soligo, Valdecir
Terceiro membro da banca: Fujisawa, Dirce Shizuko
Quarto membro da banca: Santos, Wanda Terezinha Pacheco dos
Resumo: A saúde do aluno preocupa instituições de ensino superior, pois o número de casos de adoecimento e suas consequências estão cada vez mais frequentes. Dar voz a alunos e professores sobre o adoecimento possibilita a verificação das causas, para que estratégias sejam implementadas tendo em vista uma formação mais saudável que permita ao aluno obter pleno desenvolvimento pessoal e profissional. O objetivo geral deste estudo foi: verificar, a partir do olhar do aluno e do professor de graduação em fisioterapia da Unioeste, fatores que podem promover adoecimento entre os alunos durante a formação; fatores que podem auxiliar o não adoecimento; estratégias que podem ser utilizadas para prevenir seu aparecimento. Esta é uma pesquisa qualitativa descritiva exploratória que apresenta dados quantitativos complementares. Participaram 150 (85,23%) alunos e 31 (67,39%) professores. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário, no período de maio a agosto de 2021. As variáveis quantitativas foram analisadas por meio de estatística descritiva simples e o conteúdo das perguntas abertas com a Análise do Conteúdo (Bardin). O software ATLAS.Ti foi utilizado como ferramenta para auxiliar a análise qualitativa. A prevalência de doenças físicas e transtornos mentais entre os alunos foi de 17,33% e 80%, respectivamente. Ao sintetizar as respostas dos participantes sobre os fatores que promovem adoecimento durante formação, observou-se: as relações professor-aluno, aluno-aluno, aluno e pessoas que trabalham nos ambientes de ensino-aprendizagem e setores administrativos da universidade; os métodos de ensino e avaliação do professor; o contato com pessoas doentes, suas doenças e atividades práticas relacionadas ao cuidado dessas pessoas; antecedentes e características individuais do aluno; a dificuldade dos alunos para enfrentar situações negativas; a estrutura física e organização dos ambientes de ensino-aprendizagem; a burocracia dos setores administrativos. Os participantes ao serem indagados sobre os fatores que contribuem para o não adoecimento, mencionaram fatores que se contrapõem àqueles identificados como predisponentes. Como por exemplo, presença de conflitos interpessoais entre professor-aluno como fator adverso, enquanto uma relação harmoniosa foi apontada como algo benéfico, que auxilia na promoção da saúde. Ao se considerar as respostas dos participantes, sobre o que pode ser feito para prevenir o adoecimento, foi relatado: conhecer a opinião dos alunos sobre o curso e os professores; realizar mudanças na grade curricular, nos métodos de ensino e avaliação; melhorar o relacionamento interpessoal entre professores e alunos e entre os alunos; identificar de forma precoce casos de transtornos mentais; estabelecer novas abordagens voltadas para a saúde do aluno; criar abordagens voltadas para a saúde do professor; ampliar e divulgar melhor as abordagens para a saúde do aluno que já existem; promover a discussão sobre saúde mental dentro da universidade; incentivar o aluno a participar de atividades extracurriculares. Evidenciou-se a necessidade de uma política institucional que tenha o objetivo de melhorar a capacitação pedagógica do professor do ensino superior, de favorecer o x desenvolvimento de habilidades socioemocionais entre os membros da comunidade acadêmica visando cooperação e solidariedade, de apoiar um estilo de vida saudável e de promover uma rede de suporte aos alunos.
Abstract: Student health is a concern for higher education institutions, as the number of illness cases and their consequences continues to rise. Giving students and professors the opportunity to talk about illness, makes it possible to verify the causes, so that strategies can be implemented with the aim of healthier professional qualification that allows students to achieve full personal and professional development. The general objective of this study was: to verify, from the perspective of the student and the undergraduate physical therapy professor at Unioeste, factors that can promote illness among students during graduation; factors that contribute to not getting sick; strategies that can be used to prevent its appearance. This is exploratory descriptive qualitative research that presents complementary quantitative data; 150 (85.23%) students and 31 (67.39%) professors participated. Data collection was carried out using a questionnaire, from may to august 2021. Quantitative variables were analyzed using simple descriptive statistics and the content of open questions with Content Analysis (Bardin). The ATLAS.Ti software was used as a tool to assist qualitative analysis. The prevalence of physical illnesses and mental disorders among students was 17,33% and 80%, respectively. When synthesizing the participants' responses about the factors that promote illness during graduation, it was observed: professor-student, student-student, student and people working in teaching-learning environments and administrative sectors of the university; the professor's teaching and assessment methods; contact with sick people, their illnesses and practical activities related to the care of these people; background and individual characteristics of the student; students' difficulty in facing negative situations; the physical structure and organization of teaching-learning environments; the bureaucracy of the administrative sectors. Participants, when asked about the factors that contribute to not getting sick, mentioned factors that oppose those identified as predisposing. For example, the presence of interpersonal conflicts between professor and student as an adverse factor, while a harmonious relationship was identified as something beneficial, which helps promote health. When considering the participants' responses about what can be done to prevent illness, it was reported: knowing the students' opinion about the course and the professors; make changes to the curriculum, teaching and assessment methods; improve interpersonal relationships between professors and students and between students; identify cases of mental disorders early; establish new approaches focused on student health; create approaches focused on professor health; expand and better disseminate approaches to student health that already exist; promote discussion about mental health within the university; encourage students to participate in extracurricular activities. The need for an institutional policy was highlighted that aims to improve the pedagogical training of higher education professors, to promote the development of socio-emotional skills among members of the academic community aiming at cooperation and solidarity, to support a healthy lifestyle and to promote a support network for students. xii
Keywords: Saúde do estudante
Saúde mental
Estudantes de ciências da saúde
Educação superior
Student health
Mental health
Health occupations students
Higher education
CNPq areas: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: Tavares, Keila Okuda. A saúde física e mental no processo de formação em fisioterapia em uma universidade pública do Paraná: a percepção de alunos e professores. 2024. 210 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7389
Issue Date: 26-Jun-2024
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Keila Okuda Tavares.pdfARQUIVO COMPLETO2.3 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.