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Tipo do documento: Tese
Title: A educação superior em ciências agrárias e as relações com a sucessão geracional de jovens
Autor: Recalcatti, Jonas Felipe 
Primeiro orientador: Feiden, Armin
Primeiro membro da banca: Feiden, Armin
Segundo membro da banca: De Grandi, Adriana Maria
Terceiro membro da banca: Matte, Alessandra
Quarto membro da banca: Silva, Nardel Luiz Soares da
Quinto membro da banca: Hanzen, Márcia
Resumo: A sucessão familiar apresenta um ponto de grande importância para as propriedades rurais, visto que, durante o processo sucessório é que ocorre a transmissão da gestão da propriedade a um sucessor que pode ser um jovem ou uma jovem rural, tratando-se assim, da sucessão geracional. Sabe-se que na maioria dos casos, o futuro dos estabelecimentos rurais familiares depende do interesse e de fatores que influenciam o jovem rurais em permanecer na propriedade. O objetivo deste trabalho é reconhecer as causas que influenciam na permanência dos estudantes de Ciências Agrárias no meio rural, estabelecendo a relação deste fenômeno com os processos de sucessão geracional. Para tanto, foram selecionadas três Instituições de Ensino Superior localizadas no Oeste do Paraná, com oferta de cursos na área de Ciências Agrárias. A primeira parte do estudo, refere-se a análise documental do Projeto Político Pedagógico - PPC dos cursos de graduação, buscando estabelecer a relação das pretensões dos acadêmicos quanto a possível permanência destes na propriedade rural e as ações da academia sobre esta temática. Como metodologia de levantamento de dados foi realizada pela aplicação de questionário eletrônico, aplicado pelo pesquisador nas instituições selecionadas, para acadêmicos do 1º e 2º período e para os acadêmicos do 8º e 9º período. Os questionários foram elaborados via Google Forms, subdividido em cinco eixos, conforme os objetivos a serem levantados, sendo composto por 17 questões fechadas para os ingressantes e 20 questões para os concluintes, destinados especificamente para acadêmicos filhos de produtor rural, seja no setor agrícola ou pecuária. O resultado da primeira etapa, que refere-se ao estudo do PPC dos cursos, observando-se que, que os PPCs dos cursos estudados contemplam, seja na Matriz Curricular, atividades de extensão, projetos ou atendimento ao egresso a temática sucessão rural, ainda assim, observa-se a necessidade de intensificação das ações voltadas para as questões da sucessão rural dentro do currículo. Para tratamento dos dados foi utilizado estatística descritiva correlacional. Após análise destes, pode-se observar que os acadêmicos dos cursos de graduação estudados são jovens de ambos os gêneros, prevalecendo homens. A grande maioria conciliam o trabalho na propriedade com os estudos. A maior parte das famílias destes acadêmicos já decidiram sobre quem será o sucessor, porém algumas ainda estão discutindo sobre. Quanto à pretensão, um número significativo de jovens pretendem após concluir a graduação trabalhar na propriedade dos pais, sucedendo seus trabalhos no futuro. Estes acadêmicos afirmam ter recebido incentivo por parte dos familiares e instituição de ensino para permanência e trabalho no meio rural, aplicando o conhecimento obtido durante a formação em atividades e na gestão da propriedade, participando dos processos de sucessão. Conclui-se portanto, que a graduação em Ciências Agrárias influencia positivamente de forma expressiva na decisão em permanecer na propriedade, dando continuidade aos processos de sucessão e desta forma, fortalecendo a agricultura familiar. Ações específicas devem ser realizadas por parte da academia e família, visando compreender a situação dos que, mesmo após formação decidem em não permanecer, buscando outros rumos que não seja o meio rural e assim impactar a sucessão das propriedades familiares.
Abstract: Higher Education in AgriculturalFamily succession presents a point of great importance for rural properties, since, during the succession process, the management of the property is transferred to a successor who may be a rural young man or woman, thus dealing with succession. generational. It is known that in most cases, the future of rural family establishments depends on the interest and factors that influence young rural people in staying on the property. The objective of this work is to recognize the causes that influence the permanence of Agricultural Sciences students in rural areas, establishing the relationship between this phenomenon and the processes of generational succession. To this end, three Higher Education Institutions located in Western Paraná were selected, offering courses in the area of Agricultural Sciences. The first part of the study refers to the documentary analysis of the Pedagogical Political Project - PPC of undergraduate courses, seeking to establish the relationship between the academics' intentions regarding their possible permanence on the rural property and the academy's actions on this topic. The data collection methodology was carried out by applying an electronic questionnaire, applied by the researcher in the selected institutions, for students in the 1st and 2nd period and for students in the 8th and 9th period. The questionnaires were prepared via Google Forms, subdivided into five axes, according to the objectives to be raised, consisting of 17 closed questions for freshmen and 20 questions for graduates, specifically aimed at academics who are children of rural producers, whether in the agricultural sector or livestock. The result of the first stage, which refers to the study of the PPC of the courses, noting that the PPCs of the courses studied include, whether in the Curricular Matrix, extension activities, projects or assistance to graduates, the rural succession theme, even Thus, there is a need to intensify actions aimed at issues of rural succession within the curriculum. To process the data, correlational descriptive statistics were used. After analyzing these, it can be observed that the students on the undergraduate courses studied are young people of both genders, with men prevailing. The vast majority combine working on the property with studies. Most of the families of these academics have already decided who will be their successor, but some are still discussing it. As for the intention, a significant number of young people intend, after completing their degree, to work on their parents' property, succeeding their work in the future. These academics claim to have received encouragement from family members and educational institutions to stay and work in rural areas, applying the knowledge obtained during training in activities and property management, participating in succession processes. It is therefore concluded that a degree in Agricultural Sciences has a significant positive influence on the decision to remain on the property, continuing the succession processes and thus strengthening family farming. Specific actions must be carried out by the academy and family, aiming to understand the situation of those who, even after training, decide not to remain, seeking other paths other than rural areas and thus impacting the succession of family properties.
Keywords: Sucessão garacional
Ciências Agrárias
Jovem rural
CNPq areas: CIÊNCIAS AGRÁRIAS:DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Agrárias
Program: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável
Campun: Marechal Cândido Rondon
Citation: RECALCATTI, Jonas Felipe. A educação superior em ciências agrárias e as relações com a sucessão geracional de jovens. 2024. 84 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7379
Issue Date: 3-Jun-2024
Appears in Collections:Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável (MCR)

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