Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7360
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Educação para investimentos ou usufruto: uma análise comparativa da educação para a formação do empreendedor e da educação para a formação humana |
Other Titles: | Education for investment or enjoyment: a comparative analysis of education for entrepereneurship training and education for human formation |
Autor: | Preve, Isis Della ![]() |
Primeiro orientador: | Souza, Silvana Aparecida de |
Primeiro membro da banca: | Moraes, Denise Rosana da Silva |
Segundo membro da banca: | Prado, Fernando Correa |
Resumo: | Objetivou-se fazer um estudo de caso com duas propostas educacionais, a primeira relacionada com a Pedagogia Empreendedora e a segunda com a Pedagogia Waldorf. Tomou-se como hipótese que a pedagogia Empreendedora pudesse ter seus valores fundamentados pela Teoria do Capital Humano, tomando como fim da educação aspectos econômicos; enquanto que a pedagogia Waldorf poderia ser fundamentada por estudo e concepção próprios do homem, tomando o mesmo como fim do processo educativo. A primeira se caracterizando como investimento em capital, a segunda como usufruto a serviço da humanidade a se formar. A Teoria do Capital Humano foi formulada na última década de 50, na Universidade de Chicago, Estados Unidos da América, e tem como principal concepção a formação escolar como forma de investimento, e do próprio conhecimento como capital. A educação empreendedora, sendo concebida a partir destes princípios, busca na economia as razões de sua importância, instrumentalizando seus objetivos a partir de necessidades que não dos próprios envolvidos no processo educativo, mas do sistema de produção capitalista. Levando-se em consideração a dialética como fundamento de método, analisou-se como contraponto a essa proposta pedagógica instrumentalista, a Pedagogia Waldorf. Esta proposta, criada na última década de 20, foi embasada na ciência espiritual de Rudolf Steiner, Antroposofia, e afirma estudar o ser humano e colocá-lo como base para toda atividade educacional. Para a construção das análises, foram pesquisados os documentos que orientam a prática político pedagógica de duas instituições, representantes destas duas propostas educacionais. Objetivou-se poder observar se o ser humano seria posto como fim da educação ou como meio ou ferramenta necessária em cada uma destas. |
Abstract: | We objective with this search to make an historical and conceptual survey about the criation of the Theory of Human Capital, just to its principles on current educational practices. This theory was formulated at the last 50, at the University of Chicago, United States fo America and has the main conception about the learning as a form of investment, and knowledge as a capital. We had the hypothesis that this theory is the foundation of entrepreneur education initiatives, that ar in progressive process of application in the Brazilian Basic eductaion now a days. We related the values advocated in this theory with the arguments found in the main guide of the educational practice of a certain school that belongs to the network Anglo-Americano, which has as goal the formation training for entrepreneur. It was found that this model of school education has the goal to take the person in formation by serving the current economic system, maintaining and reproducing it. Taking into account the principle of opposities as a method of fundation, analyzed as a counterpoint to this instrumentalist pedagogical proposal, another a school, only that a member of a private associative network, but which allegedly aims to carry out education as enjoyment of the human beig, considering that the school has the function of transmitting the cultural historical knowledge accumulated by mankind. For this, we analyzed the document that guides the pedagogical political practice of the two schools, in order to see if the human being is put as the end of education or as a means or tool in each of them. It is noted that the second proposal, which is a signatory to Waldorf education, materializes in possible horizon for an educational practice of usufruct, which aims at the integral human formation. |
Keywords: | Pedagogia; Waldorf; Teoria do capital humano; Empreendedorismo; Theory of capital human; Entrepreneur; Pedagogy Waldorf |
CNPq areas: | ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação Letras e Saúde |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras |
Campun: | Foz do Iguaçu |
Citation: | Preve, Isis Della. Educação para investimentos ou usufruto: uma análise comparativa da educação para a formação do empreendedor e da educação para a formação humana. 2016. 169 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7360 |
Issue Date: | 15-Jul-2016 |
Appears in Collections: | Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Isis_Della_Preve_2016.pdf | Documento principal | 13.74 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.