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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7347
Tipo do documento: Dissertação
Title: A pedagoga da escola pública do Paraná diante das demandas atuais de trabalho: um diário de bordo
Other Titles: The pedagogue at the public school in Paraná faced with current work demands: a logbook
Autor: Vargas, Daniela de 
Primeiro orientador: Moraes, Denise Rosana da Silva
Primeiro membro da banca: André, Tamara Cardoso
Segundo membro da banca: Bondenzan, Andreia Nakamura
Terceiro membro da banca: Marinoski, Laura Duarte
Resumo: Esta pesquisa tem como foco a escola pública e seu cotidiano vivenciado pelas lentes de uma professora pedagoga. O objetivo é apresentar como está sendo articulado o trabalho da professora pedagoga na escola pública, diante das demandas implementadas nos últimos anos, mais especificamente de 2020 a 2024, bem como da intensificação e burocratização de suas funções. Procurou-se responder à seguinte problemática: o profissional pedagogo tem exercido as atribuições discriminadas nos documentos oficiais para a organização do trabalho pedagógico, atuando como intelectual transformador, ou está exercendo uma função puramente gerencial? Assim, o objetivo dessa investigação se desdobra nos seguintes objetivos específicos: situar o oficio do professor pedagogo na escola pública diante das orientações oficiais; apresentar a professora pedagoga como uma intelectual transformadora, refletindo sobre sua atuação em uma perspectiva crítica e progressista a partir de diferentes autores que dedicaram suas pesquisas a essa temática, como Paulo Freire, Henry Giroux, Georges Snyders, Raymond Williams, entre outros; e finalmente, apresentar o cotidiano de trabalho de uma professora pedagoga na escola pública paranaense, diante das novas demandas implementadas nos últimos anos, analisando documentos oficiais e relatando a experiência por meio do que denominamos como um diário de bordo da atuação dessa profissional. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, tendo como base metodológica a análise bibliográfica e documental, bem como o relato pessoal de experiência, com o uso da metodologia dos diários de campo. Os resultados da pesquisa revelaram a intensificação do caráter gerencialista que a educação pública no Paraná está seguindo, pela qual acreditase que o uso das ferramentas tecnológicas de modo fenomênico e sem análise crítica do manejo será a solução para os problemas educacionais, de maneira semelhante ao que ocorreu na década tecnicista de 1960-1970. A pesquisa destaca que não se deve desconsiderar o uso da tecnologia como uma ferramenta complementar ao processo educacional, como expressa Moraes (2016). Entretanto, é fundamental reconhecer que investir na formação, no reconhecimento e na valorização dos profissionais também é um caminho que precisa ser percorrido. A pesquisa revela ainda, a ambiguidade do trabalho da professora pedagoga, cuja concepção de formação elege o ser humano como o centro da ação educativa, em oposição ao trabalho vigilante e desarticulado das questões políticopedagógicas. Portanto, é imprescindível garantir autonomia aos professores pedagogos como profissionais engajados na promoção de uma educação democrática nas escolas, o que demanda oportunidades para que revelem todo o seu potencial como profissionais reflexivos e comprometidos com as necessidades educacionais, atuando como intelectuais transformadores.
Abstract: This research focuses on public schools and their daily life as experienced through the lens of a teacher educator. The aim is to present how the work of the teacher educator in the public school is being articulated, given the demands implemented in recent years, more specifically from 2020 to 2024, as well as the intensification and bureaucratization of her duties. The aim was to answer the following question: has the teacher educator been carrying out the duties set out in the official documents for the organization of pedagogical work, acting as an intellectual transformer, or is she carrying out a purely managerial role? Thus, the aim of this investigation is broken down into the following specific objectives: to situate the role of the teacher pedagogue in public schools in the face of official guidelines; to present the teacher pedagogue as a transforming intellectual, reflecting on her work from a critical and progressive perspective based on different authors who have dedicated their research to this subject, such as Paulo Freire, Henry Giroux, Georges Snyders, Raymond Williams, among others; and finally, to present the daily work of a pedagogue teacher in a public school in Paraná, in the face of the new demands implemented in recent years, analyzing official documents and reporting the experience through what we call a logbook of this professional's work. This is a qualitative study, based on bibliographic and documentary analysis, as well as personal experience reports, using field diary methodology. The results of the research revealed the intensification of the managerialist character that public education in Paraná is following, in which it is believed that the use of technological tools will be the solution to educational problems, in a similar way to what happened in the technicist decade of 1960-1970. The research highlights that the use of technology should not be disregarded as a complementary tool to the educational process, as expressed by Moraes (2016). However, it is essential to recognize that investing in training, recognition and appreciation of professionals is also a path that needs to be taken. The research also reveals the ambiguity of the teacher educator's work, whose conception of training chooses the human being as the center of educational action, as opposed to the vigilant and disjointed work of political-pedagogical issues. It is therefore essential to guarantee autonomy for teacher educators as professionals engaged in promoting democratic education in schools, which requires opportunities for them to reveal their full potential as reflective professionals committed to educational needs, acting as transformative intellectuals.
Keywords: Pedagogo
Escola pública
Pedagogia
Cotidiano escolar
Formação de professores(as)
Educator
Publics school
Pedagogy
Daily school life
Teacher training
CNPq areas: EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Vargas, Daniela de. A pedagoga da escola pública do Paraná diante das demandas atuais de trabalho: um diário de bordo. 2024. 116 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7347
Issue Date: 26-Jun-2024
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

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