Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7341
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTomazi, Fernanda-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2972162727195086por
dc.contributor.advisor1Caetano, Richael Silva-
dc.contributor.advisor-co1Bezerra, Renata Camacho-
dc.contributor.referee1Bettiol, Celia Aparecida-
dc.contributor.referee2Ribeiro, Dulcyene-
dc.date.accessioned2024-08-14T12:44:33Z-
dc.date.issued2024-06-04-
dc.identifier.citationTomazi, Fernanda. A Prova Saeb e o professor que ensina Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Uma Revisão Sistemática. 2024. 87 f. Dissertação( Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7341-
dc.description.resumoNesta pesquisa investigamos as possíveis influências da Prova Saeb de Matemática na prática do professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, avaliação que é realizada com todos os estudantes da rede pública do país. O objetivo da pesquisa é analisar, a partir de pesquisas publicadas, as possíveis influências do Saeb na prática docente do professor que ensina Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, realizamos uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) que busca e seleciona, por meio de um protocolo, trabalhos já publicados sobre o tema. Após a aplicação do protocolo da RSL para a constituição do corpus, buscamos identificar, nos trabalhos selecionados por meio da RSL, aspectos que relacionam a Prova Saeb e a prática do professor que ensina Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Após a análise dos dados, emergiram três categorias: a) Formação do professor e suas lacunas; b) Pressão causada para atingir as metas; c) O treinamento dos alunos e o empobrecimento do currículo. Como resultados, percebemos que as influências mais frequentes são as lacunas da formação do professor, que algumas pesquisas indicam interferir na conceituação da Matemática e, também, na concepção da metodologia usada na sua prática. A falta de conhecimento sobre a Prova Saeb e seus objetivos leva o professor a aceitar algumas premissas que não são verdadeiras, fazendo com que as estruturas de suas aulas tenham em vista apenas os bons resultados na Prova Saeb, ocasionando ações como treinamento com a realização de simulados.por
dc.description.abstractIn this research, we investigated the possible influences of “Prova Saeb de Matemática” (Saeb Mathematics Test) on the practice of teachers in the Starting Years of Elementary School, an assessment that is carried out on all public-school students in Brazil. The goal of the research is to analyze, based on published research, the likely influences of Saeb in the practice of Mathematics teachers in the initial years of Elementary School. For this end, we carried out a Systematic Literature Review (SLR) that searches and selects, through a protocol, other works already published on the topic. After applying the SLR protocol in order to create the corpus, we sought to identify, in the works selected through SLR, aspects that relate the Saeb Test and the practice of Mathematics Teachers in the initial years of Elementary School. After analyzing the data, three categories emerged: a) Teacher Training and its gaps; b) Pressure to achieve goals; c) Student‟s training and impoverishment of the curriculum. As a result, we noticed that the most common influences are the gaps in teacher‟s training, which some research indicates interferes in the conceptualization of Mathematics and also with the concept of the methodology using in its practice. The lack of knowledge about the Saeb Test and its goals leads teachers to accept some premises that are not true, making the structure of their classes around getting good results in the Saeb Test, leading to actions such as training using simulated tests.por
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2024-08-14T12:44:33Z No. of bitstreams: 1 Fernanda Tomazi.pdf: 2079852 bytes, checksum: fb877177225d023fef47fc4a46e24192 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-14T12:44:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fernanda Tomazi.pdf: 2079852 bytes, checksum: fb877177225d023fef47fc4a46e24192 (MD5) Previous issue date: 2024-06-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Exatas e Tecnológicaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectRevisão Bibliográficapor
dc.subjectPrática do Professorpor
dc.subjectAvaliação Externapor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectProva Brasilpor
dc.subjectBibliographic Revieweng
dc.subjectTeachers Practiceeng
dc.subjectExternal Assessmenteng
dc.subjectMathematics Subjecteng
dc.subjectProva Brasileng
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICApor
dc.titleA Prova Saeb e o professor que ensina Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Uma Revisão Sistemáticapor
dc.title.alternativeThe Saeb Test and the teacher who teaches Mathematics in the Early Years of Elementary School: A Systematic Revieweng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernanda Tomazi.pdfARQUIVO COMPLETO2.03 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.