Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7336
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Tinta e perspectiva: o exílio e a representação da mulher na obra de Remedios Varo (1940-1963) |
Autor: | Plassmann, Giulia Beatriz Schossler |
Primeiro orientador: | Oliveira, Ângela Meirelles de |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Angela Meirelles de |
Segundo membro da banca: | Uhle, Ana Rita |
Terceiro membro da banca: | Leme, Elaine Cristina Senko |
Resumo: | Remedios Varo é uma artista espanhola que durante sua vida vivenciou inúmeras viagens, tanto pela profissão de seu pai, quanto pelas guerras iminentes, em especial, a Guerra Civil Espanhola e a Segunda Guerra Mundial. A artista possuía um estilo único de pintura que retrata resoluções de problemas pessoais, de dores, de conflitos, de vínculos e de sentimentos, que, conscientemente ou não, extrapolavam a si e sua subjetividade alcançando vivências comuns, fazendo críticas à sociedade e ao tempo em que vivia. Este trabalho terá como cerne investigar: 1) as representações da artista enquanto metáforas sobre o exílio e seus desdobramentos; 2) as representações femininas da artista; 3) as representações da artista sobre os avanços científicos e seus usos e consequências no período entre-guerras. Concluindo que Remedios Varo era uma artista intelectual de seu tempo que através de suas obras expos seus questionamentos e suas indignações com algumas temáticas e pautas que a incomodavam em meio as suas vivências, alcançando questões sobre a sociedade, a cultura, o exílio, a mulher, as guerras e os avanços científicos. |
Abstract: | Remedios Varo is a Spanish artist who during her life experienced countless trips, both due to her father's profession and due to the imminent wars, in particular, the Spanish Civil War and the Second World War. The artist had a unique style of painting that portrays resolutions of personal problems, pain, conflicts, bonds and feelings, which consciously or not went beyond himself and his subjectivity, reaching common experiences, criticizing society and the time in which he lived. The core of this work will be to investigate: 1) the artist's representations as metaphors about exile and its consequences; 2) the artist’s female representations; 3) the artist's representations of scientific advances and their uses and consequences in the inter-war period. Concluding that Remedios Varo was an intellectual artist of her time who, through her works, exposed her questions and indignations with some themes and issues that bothered her in the midst of her experiences, reaching questions about society, culture, exile, women, wars and scientific advances. |
Keywords: | Remedios Varo Exílio México Mulher Arte |
CNPq areas: | CIÊNCIAS HUMANAS:HISTÓRIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras |
Program: | Programa de Pós-Graduação em História |
Campun: | Marechal Cândido Rondon |
Citation: | PLASSMANN, Giulia Beatriz Schossler. Tinta e perspectiva: o exílio e a representação da mulher na obra de Remedios Varo (1940-1963). 2024. 127f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7336 |
Issue Date: | 28-May-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em História (MCR) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Giulia_Plassmann_2024.pdf | 4.86 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.