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https://tede.unioeste.br/handle/tede/7330
Tipo do documento: | Tese |
Title: | “Acredite na beleza”: a construção dos sentidos de paternidade em filmes publicitários de O boticário sobre o dia dos pais |
Other Titles: | “Believe in beauty”: the construction of meanings of fatherhood in O Boticário advertising films about Father’s Day |
Autor: | Santos, Eliana Cristina Pereira |
Primeiro orientador: | Cattelan, João Carlos |
Primeiro membro da banca: | Lara, Renata Marcelle |
Segundo membro da banca: | Rauen, Fábio José |
Terceiro membro da banca: | Tarini, Ana Maria de Fátima Leme |
Quarto membro da banca: | Moreira, Raquel Ribeiro |
Resumo: | A sociedade passa por mudanças que produzem reflexos nas representações e práticas relacionadas à paternidade. Exemplos contemporâneos incluem questões jurídicas, como o reconhecimento de paternidade por meio de testes de DNA, além de mudanças nas percepções sociais sobre ela, como a valorização da presença paterna durante o parto e a extensão da licença-paternidade. Essas transformações sócio-históricas e jurídicas que temos observado incitam a pesquisa sobre a produção discursiva relacionada à paternidade. Mudanças contemporâneas, como o reconhecimento por DNA e a ampliação da licença-paternidade, influenciam as representações e práticas sobre a paternidade, estimulando pesquisas sobre o discurso associado ao tema. Nesse cenário, a tese aborda a publicidade como materialidade discursiva eficaz na produção de efeitos sobre a paternidade por meio de filmes publicitários (storytelling), constituídos por ingredientes como música, palavras, slogans e narrativas curtas que constroem imagens da vida cotidiana, destacando momentos especiais entre pais e filhos. A extensão simbólica da publicidade vai além da venda de produtos e molda atitudes, valores e aspirações relativas à paternidade, muitas vezes simplificando e idealizando a complexidade dessa experiência. A pesquisa problematiza os efeitos de sentido gerados por filmes publicitários, uma vez que a mídia, por meio de campanhas como essas, contribui para a construção do "pai ideal". Aborda também os desafios inerentes à apropriação comercial da paternidade pelo sistema capitalista, dado que a mercantilização da figura paterna pode distorcer a realidade, perpetuando estereótipos e expectativas irreais, além do que a pressão para corresponder a padrões pode criar tensões econômicas, incentivando gastos em produtos e serviços que prometem expressar o amor paterno, mas que, na realidade, são produtos comerciais. Nesse contexto, a pesquisa examina como filmes comerciais constroem representações discursivas sobre a paternidade. Nesses filmes, elementos como música, linguagem, slogans e narrativas breves criam imagens da vida cotidiana que destacam momentos especiais entre pais e filhos. Desse modo, além de promover produtos, a publicidade exerce influência simbólica que molda atitudes, valores e aspirações em relação à paternidade, frequentemente simplificando essa experiência complexa; contribui para a construção de um “pai ideal”; e produz efeitos de mercantilização que distorcem a realidade, perpetuam estereótipos, criam expectativas irreais e associam afeto ao consumo. Assim, o tema do presente estudo consiste na observação da construção da paternidade em filmes publicitários de O Boticário veiculados entre 2015 e 2019, explorando como a mídia constrói discursivamente o lugar do pai na contemporaneidade. A análise considera ingredientes como slogans, imagens e sequências discursivas presentes nos anúncios como materialidade significante, sob a perspectiva teórico-metodológica da Análise de Discurso de linha pecheutiana, buscando compreender que efeitos de sentido são construídos sobre a paternidade nessas condições de produção. Os conceitos mobilizados são trazidos de Michel Pêcheux e das reelaborações por pesquisadores brasileiros, como Eni Orlandi, considerando a intersecção entre língua, sujeito, ideologia, memória e a historicidade nos/dos discursos. A análise busca compreender como os discursos analisados podem afetar as relações sociais contemporâneas, especialmente num contexto de transformações históricas e ideológicas. Eles perfazem uma diversidade de imagens sobre a paternidade, mostrando que a publicidade desempenha uma função significativa na construção, manutenção e reprodução simbólica da paternidade, moldando e sendo moldada pelas transformações culturais e sociais. |
Abstract: | practices related to fatherhood. Contemporary examples include legal issues such as the recognition of paternity through DNA testing and changes in social perceptions about it, such as the appreciation of paternal presence during childbirth and the extension of paternity leave. These socio-historical and legal transformations that we have observed encourage research on discursive production related to fatherhood. Contemporary changes, such as DNA recognition and the extension of paternity leave, influence representations and practices about paternity, stimulating research into the discourse associated with the subject. Considering this scenario, the thesis approaches advertising as an effective discursive materiality in producing effects on fatherhood and advertising films, through elements such as music, words, slogans and short narratives that construct representations of everyday life, highlighting special moments between dads and sons. There is a symbolic influence of advertising, which goes beyond the sale of products and shapes attitudes, values and aspirations related to fatherhood, often simplifying and idealizing the complexity of this experience. The research questions the meaning effects emanated by advertising films, considering how the media, through campaigns like these, contribute to the construction of the "ideal father". It also addresses the challenges inherent to the commercial appropriation of fatherhood by the capitalist system, given that the commodification of the father figure can distort reality, perpetuating stereotypes and unrealistic expectations, in addition, the pressure to meet these standards can create economic tensions in fathers, encouraging spending on products and services that promise to express paternal love, but which, in reality, are commercial products. In this context, the research examines how commercial films construct discursive representations of fatherhood. In these films, elements such as music, language, slogans and short narratives create images of everyday life that highlight special moments between fathers and their children. In this way, as well as promoting products, advertising exerts a symbolic influence that shapes attitudes, values and aspirations in relation to fatherhood, often simplifying this complex experience; contributes to the construction of an “ideal father”; and produces commodification effects that distort reality, perpetuate stereotypes, create unrealistic expectations and associate affection with consumption. Translated with DeepL.com (free version)Thus, the theme of the present study consists in the presentation and the construction of fatherhood in advertising films from the company O Boticário, broadcast between 2015 and 2019, exploring how the media discursively constructs the father's place in contemporary times. The analysis considers elements such as slogans, images and narratives present in the advertisements, as a significant materiality, from the theoretical-methodological perspective of Pecheutian Discourse Analysis, seeking to understand how language constructs meanings about fatherhood within certain production conditions. In this way, the analytic concepts are based especially on the contributions of Michel Pêcheux, and on the re-elaborations of these concepts by Brazilian researchers, such as Eni Orlandi, considering the intersection between language, subject, ideology, memory and historicity in/of discourses. From this perspective, the analysis seeks to understand how such discourses influence contemporary social relations, especially in the context of historical and ideological transformations. A diversity of representations about fatherhood are analyzed, suggesting that advertising plays a significant role in the construction, maintenance and symbolic reproduction of fatherhood, shaping and being shaped by cultural and social transformations. |
Keywords: | Análise de Discurso Efeitos de sentido Paternidade Publicidade Discourse Analysis Meaning effects Fatherhood Advertising |
CNPq areas: | LINGUAGEM E SOCIEDADE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Santos, Eliana Cristina Pereira. “Acredite na beleza”: a construção dos sentidos de paternidade em filmes publicitários de O boticário sobre o dia dos pais. 2024 147 f. Tese(Doutorado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7330 |
Issue Date: | 14-Mar-2024 |
Appears in Collections: | Doutorado em Letras (CVL) |
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