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https://tede.unioeste.br/handle/tede/7329
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Memórias e vozes femininas em Josefina Aldecoa e Beatriz Leal - formas de resistência das mulheres em Ditaduras Espanhola e Argentina |
Other Titles: | Memorias y voces femeninas en Josefina Aldecoa y Beatriz Leal - formas de La resistencia de las mujeres en las dictaduras española y argentina |
Autor: | Oliveira, Leticia Zago de ![]() |
Primeiro orientador: | Leites Junior, Pedro |
Primeiro membro da banca: | Fiuza, Adriana Aparecida de Figueiredo |
Segundo membro da banca: | Guizzo, Antônio Rediver |
Resumo: | A presente pesquisa apresenta análises e reflexões que tematizam memória e resistência. Seguindo os pressupostos teóricos e metodológicos da Literatura Comparada, desenvolve-se um estudo comparativo entre a trilogia de Josefina Aldecoa Historia de una maestra (1990), Mujeres de negro (1994), La fuerza del destino (1997), e a obra de Betriz Leal Mulheres que mordem (2015). A partir do estudo interpretativo do corpus, destacam-se alguns questionamentos, estabelecidos como norteadores desta pesquisa: de que forma a rememoração surge nas fraturas do discurso histórico? Como se dá a resistência, nos períodos históricos a que as obras fazem referência, por meio da rememoração das personagens? E, de que maneira o exercício comparativo entre as obras revela realidades de dois contextos de ditadura que se concentram em períodos diferentes, lugares diferentes e segundo perspectivas femininas variadas, apresentadas por uma autora espanhola e uma brasileira. A fim de alcançar respostas aos questionamentos levantados, foi estabelecido como objetivo geral explorar, a partir dos conceitos de memória e resistência, a construção das representações femininas republicana/espanhola, no caso dos romances Historia de una maestra, Mujeres de negro e La fuerza del destino, e argentina e brasileira em Mulheres que mordem. Nesse sentido, buscou-se investigar a possibilidade de recuperação da memória feminina sobre os períodos das ditaduras franquista e Argentina. Na perspectiva de alcançar o objetivo proposto, a pesquisa baseou-se em autores como Le Goff (2003) e Calleja (2013) para tratar dos conceitos de memória; para tratar da noção de resistência foram usado teóricos como Nash (1999) e Rago (2005); e para a abordagem comparativa, recorreu-se a Coutinho (2003) e Carvalhal (2006). Trata-se de uma pesquisa pautada na análise dialógica entre as obras que formam o corpus e a base teórica apresentada, com a finalidade de observar como a memória histórica é recuperada por meio do discurso literário que se manifesta nas vozes das personagens. Como resultado desta investigação pode se afirmar que, sob um viés comparativo entre as obras literárias, pelo recurso da memória, o discurso literário pode promover um melhor entendimento dos contextos históricos ditatoriais em questão, contribuindo para a recuperação de acontecimentos e aspectos da história que foram perdidos ou silenciados. |
Abstract: | La presente investigación presenta análisis y reflexiones que tematizan memoria y resistencia. Siguiendo los supuestos teóricos y metodológicos de la Literatura Comparada, se desarrolla un estudio comparativo entre la trilogía de Josefina Aldecoa "Historia de una maestra" (1990), "Mujeres de negro" (1994), "La fuerza del destino" (1997), y la obra de Beatriz Leal "Mujeres que muerden" (2015). A partir del estudio interpretativo del corpus, se destacan algunas preguntas establecidas como orientadoras de esta investigación: ¿de qué forma la rememoración surge en las fracturas del discurso histórico? ¿Cómo se da la resistencia, en los períodos históricos a los que las obras hacen referencia, a través de la rememoración de los personajes? Y, ¿de qué manera el ejercicio comparativo entre las obras revela realidades de dos contextos de dictadura que se concentran en períodos diferentes, lugares diferentes y según perspectivas femeninas variadas, presentadas por una autora española y una brasileña?Con el fin de alcanzar respuestas a las preguntas planteadas, se estableció como objetivo general explorar, a partir de los conceptos de memoria y resistencia, la construcción de las representaciones femeninas republicanas/españolas en el caso de las novelas "Historia de una maestra", "Mujeres de negro" y "La fuerza del destino", y argentinas y brasileñas en "Mujeres que muerden". En este sentido, se buscó investigar la posibilidad de recuperación de la memoria femenina sobre los períodos de las dictaduras franquista y argentina. En la perspectiva de alcanzar el objetivo propuesto, la investigación se basó en autores como Le Goff (2003) y Calleja (2013) para tratar los conceptos de memoria; para tratar la noción de resistencia se utilizaron teóricos como Nash (1999) y Rago (2005); y para el enfoque comparativo, se recurrió a Coutinho (2003) y Carvalhal (2006). Se trata de una investigación basada en el análisis dialógico entre las obras que forman el corpus y la base teórica presentada, con el fin de observar cómo la memoria histórica es recuperada a través del discurso literario que se manifiesta en las voces de los personajes. Como resultado de esta investigación, se puede afirmar que, bajo un enfoque comparativo entre las obras literarias, mediante el recurso de la memoria, el discurso literario puede promover una mejor comprensión de los contextos históricos dictatoriales en cuestión, contribuyendo a la recuperación de acontecimientos y aspectos de la historia que fueron perdidos o silenciados. |
Keywords: | Memória Resistência Ditadura Literatura Comparada Memoria Resistencia Dictadura Literatura comparada |
CNPq areas: | LINGUAGEM E SOCIEDADE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Oliveira, Leticia Zago de. Memórias e vozes femininas em Josefina Aldecoa e Beatriz Leal - formas de resistência das mulheres em Ditaduras Espanhola e Argentina. 2024. 107 f. Dissertação( Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7329 |
Issue Date: | 29-May-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras (CVL) |
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