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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7323
Tipo do documento: Dissertação
Title: Efeito de ações educativas sobre a percepção ambiental de alunos do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental I: o caso dos projetos relacionados ao convênio “Linha Ecológica” financiado pela Itaipu Binacional
Other Titles: Effect of educational actions on the environmental perception of students in the 4th and 5th year of elementary school: the case of projects related to the ‘Ecological Line’ agreement funded by Itaipu Binacional
Autor: Lozovey, Patricia 
Primeiro orientador: Baumgartner, Dirceu
Primeiro coorientador: Tomassoni, Fabíola
Primeiro membro da banca: Ritter, Olga Maria Schimidt
Segundo membro da banca: Bignotto, Thais Souto
Terceiro membro da banca: Baumgartner, Dirceu
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo a análise de ações educativas promovidas pelo Convênio “Linha Ecológica: educação para sustentabilidade e desenvolvimento cultural do território” em parceria com a Prefeitura Municipal de Corbélia, são esperados impactos no campo educacional de estudantes do Ensino Fundamental I, inseridos nas escolas municipais. Considerando a importância de projetos que consolidam a Educação Ambiental e a Sustentabilidade, algumas questões precisavam ser elucidadas principalmente quando se referem a assimilação dos conceitos trabalhados. Para a realização desta pesquisa foram utilizadas referências bibliográficas e fontes documentais de autores que tratam desta temática. Também, foram aplicados questionários acerca do conhecimento adquirido sobre cisternas, hortas escolares e alimentação saudável, além de um questionário antes e após a visita técnica na Estação de Transbordo e na Associação de Coleta de Materiais Sólidos e Orgânicos (ACOMAR), verificando assim, se a participação dos alunos nestas atividades possibilitou a assimilação do conhecimento ambiental sobre cada assunto. Como resultado, foi possível observar que houve diferenças nas respostas das crianças antes e após a visitação a Estação de Transbordo e a ACOMAR, o que não aconteceu nas respostas fornecidas pelos alunos sobre as cisternas presentes nas escolas. Em relação ao tema hortas escolares e alimentação saudável, foi possível observar que apesar da falta de contato com esse instrumento de aprendizagem, as crianças apresentaram noções sobre alimentação saudável.
Abstract: The present research aimed to analyze educational actions promoted by the "Ecological Line: Education for Sustainability and Cultural Development of the Territory" agreement in partnership with the Municipal Government of Corbélia, with the expected impact on the educational field of elementary school students enrolled in municipal schools. Considering the importance of projects that consolidate Environmental Education and Sustainability, some questions needed to be elucidated, especially regarding the assimilation of the concepts addressed. For this research, bibliographic references and documentary sources from authors who deal with this theme were used. Additionally, questionnaires were administered regarding the knowledge acquired about cisterns, school gardens, and healthy eating, along with a questionnaire before and after the technical visit to the Transfer Station and the Association for Solid and Organic Materials Collection (ACOMAR). This allowed us to verify whether students' participation in these activities facilitated knowledge assimilation. As a result, it was possible to observe differences in children’s responses before and after visiting the Transfer Station and ACOMAR, which did not occur in the answers provided by students regarding the cisterns present in schools. Regarding the topic of school gardens and healthy eating, it was evident that despite the lack of direct exposure to this learning tool, children demonstrated an understanding of healthy eating.
Keywords: Educação ambiental
Ações ambientais
Escolas municipais
Environmental education
Environmental actions
Municipal schools.
CNPq areas: OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Engenharias e Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais
Campun: Toledo
Citation: LOZOVEY, Patricia. Efeito de ações educativas sobre a percepção ambiental de alunos do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental I: o caso dos projetos relacionados ao convênio “Linha Ecológica” financiado pela Itaipu Binacional. 2024. 70 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7323
Issue Date: 28-Jun-2024
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Ambientais (TOL)

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