Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7323
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLozovey, Patricia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0347483831954113por
dc.contributor.advisor1Baumgartner, Dirceu-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1704962046056402por
dc.contributor.advisor-co1Tomassoni, Fabíola-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6863686643353753por
dc.contributor.referee1Ritter, Olga Maria Schimidt-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2302487171301508por
dc.contributor.referee2Bignotto, Thais Souto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0325557641703792por
dc.contributor.referee3Baumgartner, Dirceu-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1704962046056402por
dc.date.accessioned2024-07-31T16:40:28Z-
dc.date.issued2024-06-28-
dc.identifier.citationLOZOVEY, Patricia. Efeito de ações educativas sobre a percepção ambiental de alunos do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental I: o caso dos projetos relacionados ao convênio “Linha Ecológica” financiado pela Itaipu Binacional. 2024. 70 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7323-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo a análise de ações educativas promovidas pelo Convênio “Linha Ecológica: educação para sustentabilidade e desenvolvimento cultural do território” em parceria com a Prefeitura Municipal de Corbélia, são esperados impactos no campo educacional de estudantes do Ensino Fundamental I, inseridos nas escolas municipais. Considerando a importância de projetos que consolidam a Educação Ambiental e a Sustentabilidade, algumas questões precisavam ser elucidadas principalmente quando se referem a assimilação dos conceitos trabalhados. Para a realização desta pesquisa foram utilizadas referências bibliográficas e fontes documentais de autores que tratam desta temática. Também, foram aplicados questionários acerca do conhecimento adquirido sobre cisternas, hortas escolares e alimentação saudável, além de um questionário antes e após a visita técnica na Estação de Transbordo e na Associação de Coleta de Materiais Sólidos e Orgânicos (ACOMAR), verificando assim, se a participação dos alunos nestas atividades possibilitou a assimilação do conhecimento ambiental sobre cada assunto. Como resultado, foi possível observar que houve diferenças nas respostas das crianças antes e após a visitação a Estação de Transbordo e a ACOMAR, o que não aconteceu nas respostas fornecidas pelos alunos sobre as cisternas presentes nas escolas. Em relação ao tema hortas escolares e alimentação saudável, foi possível observar que apesar da falta de contato com esse instrumento de aprendizagem, as crianças apresentaram noções sobre alimentação saudável.por
dc.description.abstractThe present research aimed to analyze educational actions promoted by the "Ecological Line: Education for Sustainability and Cultural Development of the Territory" agreement in partnership with the Municipal Government of Corbélia, with the expected impact on the educational field of elementary school students enrolled in municipal schools. Considering the importance of projects that consolidate Environmental Education and Sustainability, some questions needed to be elucidated, especially regarding the assimilation of the concepts addressed. For this research, bibliographic references and documentary sources from authors who deal with this theme were used. Additionally, questionnaires were administered regarding the knowledge acquired about cisterns, school gardens, and healthy eating, along with a questionnaire before and after the technical visit to the Transfer Station and the Association for Solid and Organic Materials Collection (ACOMAR). This allowed us to verify whether students' participation in these activities facilitated knowledge assimilation. As a result, it was possible to observe differences in children’s responses before and after visiting the Transfer Station and ACOMAR, which did not occur in the answers provided by students regarding the cisterns present in schools. Regarding the topic of school gardens and healthy eating, it was evident that despite the lack of direct exposure to this learning tool, children demonstrated an understanding of healthy eating.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marilene Donadel (marilene.donadel@unioeste.br) on 2024-07-31T16:40:28Z No. of bitstreams: 1 Patricia_Lozovey_2024.pdf: 1378402 bytes, checksum: a7a3213652aa816e264b424c8bd23011 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-31T16:40:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Patricia_Lozovey_2024.pdf: 1378402 bytes, checksum: a7a3213652aa816e264b424c8bd23011 (MD5) Previous issue date: 2024-06-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Engenharias e Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Ambientaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectAções ambientaispor
dc.subjectEscolas municipaispor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectEnvironmental actionseng
dc.subjectMunicipal schools.eng
dc.subject.cnpqOUTROSpor
dc.titleEfeito de ações educativas sobre a percepção ambiental de alunos do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental I: o caso dos projetos relacionados ao convênio “Linha Ecológica” financiado pela Itaipu Binacionalpor
dc.title.alternativeEffect of educational actions on the environmental perception of students in the 4th and 5th year of elementary school: the case of projects related to the ‘Ecological Line’ agreement funded by Itaipu Binacionaleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusToledopor
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Ambientais (TOL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Patricia_Lozovey_2024.pdf1.35 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.