Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7308
Tipo do documento: Dissertação
Title: O trabalho colaborativo no Atendimento Educacional Especializado (AEE) na perspectiva Histórico-Cultural
Other Titles: Collaborative work in Specialized Educational Assistance (AEE) from a Historical-Cultural perspective
Autor: Pires, Michaelli Maria 
Primeiro orientador: Matos, Neide da Silveira Duarte de
Primeiro membro da banca: Iacono, Jane Peruzo
Segundo membro da banca: Umbelino, Janaina Damasco
Terceiro membro da banca: Anache, Alexandra Ayach
Quarto membro da banca: Peritle, Eliane Brunetto
Resumo: O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço que pode apoiar, complementar e/ou suplementar o processo de escolarização em conjunto com o trabalho desenvolvido em sala de aula comum. Esse atendimento tem como princípio garantir a plena participação dos sujeitos, público da educação especial, em todas as etapas e modalidades educacionais. A pesquisa, com foco no AEE nos anos iniciais do Ensino Fundamental, buscou compreender a prática pedagógica realizada no AEE e seu princípio colaborativo. Para tanto, utilizamos dos procedimentos de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, com instrumentos como levantamento das produções atuais sobre a temática; documentos legislativos e orientadores; entrevistas com professoras do AEE, da sala comum e coordenação pedagógica. Tem o aporte teórico da teoria histórico-cultural e teoria da atividade de estudo, por entender que essas teorias têm um olhar prospectivo sobre a aprendizagem e o desenvolvimento das pessoas com deficiência, considerando as variadas formas e vias para o alcance deste, ou seja, um caminho de possibilidades que considera a formação das características humanas na relação entre o biológico e o social de forma dialética, sob influência das condições histórico-culturais. A pesquisa nos permitiu compreender a organização e os princípios do trabalho desenvolvido no AEE oferecido em Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), bem como aprofundar o entendimento conceitual sobre o trabalho colaborativo e quanto este princípio é imprescindível para promover uma aprendizagem que mobilize o desenvolvimento de todos os alunos. Observamos que na realidade escolar, a atividade de estudo e sua constituição depende de fatores culturais, históricos e sociais e da possibilidade de acesso por parte dos professores da rede, a uma formação que contribua para organização dos processos de ensino e de aprendizagem. A pesquisa, portanto, atendeu aos critérios da linha Formação de professores e processos de ensino e de aprendizagem por buscar a compreensão das demandas dos professores pesquisados, bem como a generalização dos dados como impulsionadores de novas pesquisas e práticas efetivas.
Abstract: Specialized Educational Assistance (AEE) is a service that can support, complement and/or supplement the schooling process in conjunction with the work carried out in the ordinary classroom. The principle of this service is to guarantee the full participation of the special education population in all educational stages and modalities. The research, focusing on ESA in the early years of elementary school, sought to understand the pedagogical practice carried out in ESA and its collaborative principle. To this end, we used bibliographical, documentary and field research procedures, with instruments such as a survey of current productions on the subject; legislative and guiding documents; interviews with teachers from the ESA, the common room and pedagogical coordination. It has the theoretical support of cultural-historical theory and the theory of study activity, as it is understood that these theories have a prospective view of the learning and development of people with disabilities, considering the various forms and ways of achieving this, in other words, a path of possibilities that considers the formation of human characteristics in the relationship between the biological and the social in a dialectical way, under the influence of historical-cultural conditions. The research allowed us to understand the organization and principles of the work developed in the ESA offered in the Multifunctional Resource Room (SRM), as well as to deepen our conceptual understanding of collaborative work and how essential this principle is to promoting learning that mobilizes the development of all students. We observed that in the school reality, the study activity and its constitution depend on cultural, historical and social factors and on the possibility of teachers in the network having access to training that contributes to the organization of teaching and learning processes. The research therefore met the criteria of the line Teacher training and teaching and learning processes because it sought to understand the demands of the teachers surveyed, as well as generalizing the data as a driver for new research and effective practices.
Keywords: Colaboração
Sala de Recursos Multifuncional
Anos iniciais
Educação Especial
Teoria Histórico-cultural
Collaboration
Multifunctional Resource Room
Early years
Special education
Historical-cultural theory
CNPq areas: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: Pires, Michaelli Maria. O trabalho colaborativo no Atendimento Educacional Especializado (AEE) na perspectiva Histórico-Cultural. 2024. 145 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7308
Issue Date: 19-Apr-2024
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Michaelli Maria Pires.pdfArquivo completo1.42 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.