Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7305
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBalestrin Fanin, Élister Lílian Brum-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3821538785832036por
dc.contributor.advisor1Barbosa Filho, Evandro Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0732419257681948por
dc.contributor.advisor-co1Zonin, Wilson João-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2139762598911476por
dc.contributor.referee1Grandi, Adriana Maria de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5167786337665141por
dc.contributor.referee2Campos, Francieli do Rocio de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3491240523407392por
dc.contributor.referee3Lima, Romilda de Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6825951310072511por
dc.contributor.referee4Triches, Rozane Marcia-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1843468542292101por
dc.date.accessioned2024-07-11T23:11:32Z-
dc.date.issued2024-05-28-
dc.identifier.citationFANIN BALESTRIN, Élister Lílian Brum. Programa de Alimentação Escolar e Desenvolvimento Rural Sustentável: práticas de gestão, agricultura familiar e controle social em três municípios da Microrregião de Cascavel - Paraná. 2024.176f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7305-
dc.description.resumoAs políticas públicas são ferramentas que podem contribuir para o acesso a bens e serviços públicos, equipar recursos, prover a valorização do meio ambiente e estimular a busca da equidade social. Um exemplo de política pública que apresenta potencial para contribuir com a materialização de direitos e valorização da produção sustentável é o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Objetivo: Analisar o processo de implementação do Programa de Alimentação Escolar em três municípios da Microrregião de Cascavel/PR e as possíveis contribuições desse Programa para o Desenvolvimento Rural Sustentável. Metodologia: A tese está estruturada em quatro artigos. A pesquisa foi desenvolvida em nível exploratório, com investigação de cunho qualitativo. Em relação ao contexto da pesquisa, é caracterizada como estudo de caso múltiplo, formado por três unidades de análise, os Programas de Alimentação Escolar de três municípios do Oeste do Estado do Paraná, que fazem parte da microrregião geográfica de Cascavel. Os sujeitos da pesquisa foram os principais envolvidos na gestão do Programa de Alimentação Escolar: agricultores familiares, nutricionistas; cozinheiras escolares das redes municipais de ensino; extensionistas rurais, gestores públicos, diretores e presidentes/membros dos Conselhos de Alimentação Escolar e dos Conselhos de Segurança Alimentar e Nutricional dos municípios estudados. O estudo contou com diversas fontes de dados: revisão de bibliográfica narrativa, análise documental de literatura cinza e legislação nacional e local sobre alimentação escolar, dados de consulta em ferramentas públicas, entrevistas em profundidades e grupos focais. Resultados: Na pesquisa os três municípios estudados apresentam práticas de gestão pública que se diferem, principalmente na articulação dos sujeitos e nos arranjos institucionais. Muitas das potencialidades e fragilidades são as mesmas nos municípios estudados, no entanto, as estratégias de superar as fragilidades e aproveitar as potencialidades divergem. Percebeu-se que um dos municípios materializou boas práticas de gestão. Os nutricionistas aparecem como sujeitos chave para a execução do Programa. Os conselhos de controle social, se mostraram com desafios relacionados à falta de preparação e conhecimento sobre legislação e regulamento do PNAE. Conclusão: Notou-se que algumas limitações vêm impactando negativamente a gestão do Programa, para tanto há necessidade do compromisso dos gestores, com práticas de gestão pública democrática-participativa. Ainda, observou a necessidade fortalecer as práticas de produção sustentável e os elementos que englobam as dimensões do desenvolvimento sustentável, repensando alguns princípios para alcançar com efetividade os objetivos e diretrizes estabelecidos pelo PNAE. Além disso, é importante potencializar o controle social na base técnica, legal e gerencial, a fim de compreender os efeitos que o Programa pode ter na promoção do Desenvolvimento Rural Sustentável e que, junto com os gestores, técnicos, agricultores, conselheiros e sociedade civil, possam aperfeiçoar ainda mais sua efetividade.por
dc.description.abstractPublic policies are tools that can contribute to access to public goods and services, equip resources, provide value for the environment and encourage the search for social equity. An example of public policy that has the potential to contribute to the materialization of rights and the valorization of sustainable production is the National School Feeding Program (PNAE). Objective: To analyze the implementation process of the School Feeding Program in three Municipalities in the Cascavel/PR Microregion and the possible contributions of this Program to Sustainable Rural Development. Methodology: The thesis is structured into four articles. The research was developed at an exploratory level, with qualitative investigation. Regarding the research context, it is characterized as a multiple case study, formed by three units of analysis, the School Feeding Programs of three municipalities in the west of the State of Paraná, which are part of the geographic microregion of Cascavel. The research subjects were those mainly involved in the management of the School Feeding Program: family farmers, nutritionists; school cooks from municipal education networks; rural extension workers, public managers, directors and presidents/members of the School Food Councils and the Food and Nutritional Security Councils of the municipalities studied. The study relied on several data sources: narrative bibliographic review, documentary analysis of gray literature and national and local legislation on school feeding, consultation data in public tools, in-depth interviews and focus groups. Results: In the research, the three municipalities studied present public management practices that differ, mainly in the articulation of subjects and institutional arrangements. Many of the potentialities and weaknesses are the same in the municipalities studied, however, the strategies for overcoming weaknesses and taking advantage of potentialities differ. It was noticed that one of the municipalities implemented good management practices. Nutritionists appear as key subjects for implementing the Program. The social control councils faced challenges related to a lack of preparation and knowledge about PNAE legislation and regulations. Conclusion: It was noticed that some limitations have been negatively impacting the management of the Program, for which there is a need for commitment from managers, with democratic-participatory public management practices. Furthermore, he noted the need to strengthen sustainable production practices and the elements that encompass the dimensions of sustainable development, rethinking some principles to effectively achieve the objectives and guidelines established by the PNAE. Furthermore, it is important to enhance social control on a technical, legal and managerial basis, in order to understand the effects that the Program can have on promoting Sustainable Rural Development and that, together with managers, technicians, farmers, counselors and civil society, can further improve their effectiveness.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Helena Bejio (helena.bejio@unioeste.br) on 2024-07-11T23:11:32Z No. of bitstreams: 1 Tese (defesa) Élister L B Balestrin Fanin.pdf: 1413838 bytes, checksum: 2c3eff1c772544a8ae9e1180c5c153f4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-11T23:11:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese (defesa) Élister L B Balestrin Fanin.pdf: 1413838 bytes, checksum: 2c3eff1c772544a8ae9e1180c5c153f4 (MD5) Previous issue date: 2024-05-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Agráriaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentávelpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPolíticas Públicaspor
dc.subjectAlimentação Escolarpor
dc.subjectDesenvolvimento Sustentávelpor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS AGRÁRIAS:DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVELpor
dc.titlePrograma de Alimentação Escolar e Desenvolvimento Rural Sustentável: práticas de gestão, agricultura familiar e controle social em três municípios da Microrregião de Cascavel - Paranápor
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusMarechal Cândido Rondonpor
Appears in Collections:Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável (MCR)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Élister_Fanin_2024.pdf1.38 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.