Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7300
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMachado, Cibeli-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9408372019774489por
dc.contributor.advisor1Schlosser, Marli Terezinha Szumilo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1262151295695350por
dc.contributor.referee1Schlosser, Marli Terezinha Szumilo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1262151295695350por
dc.contributor.referee2Sbardelotto, Vanice Schossler-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4576535991559238por
dc.contributor.referee3Callegari, Ricardo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4853201636091239por
dc.contributor.referee4Gessi, Elisandra Aparecida Callegari-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0701203940658351por
dc.date.accessioned2024-07-11T13:01:40Z-
dc.date.issued2024-05-21-
dc.identifier.citationMACHADO, Cibeli. A metodologia “maker” nas escolas estaduais de Santa Catarina: contradições e possibilidades para o ensino. 2024. 102 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7300-
dc.description.resumoA escola desempenha um papel fundamental na promoção da aprendizagem, conectando os estudantes a conceitos, teorias e práticas de diversas formas. É o local em que os estudantes entram em contato com saberes importantes para a sua vida. A disciplina de geografia desempenha um papel crucial nesse processo de adesão de conhecimentos, nos apresenta em seus diversos conteúdos e análises transformações ocorridas no mundo, e revela como se preparar para enfrentar o cotidiano. O maker emergiu como uma “Nova Revolução Industrial” e começa a se difundir em um ritmo acelerado no mundo, passando a ideia de que as pessoas podem construir ou modificar qualquer objeto, através da sua criatividade, com as próprias mãos. Este trabalho tem como objetivo principal investigar o contexto histórico do maker até sua chegada nas escolas e analisar como se dá o uso do maker nas aulas de geografia e no laboratório maker na Escola de Educação Básica (EEB) Professora Zitta Flach em Chapecó (Santa Catarina), desde a sua inauguração em 2020 até 2023. Optamos pela abordagem metodológica da pesquisa exploratória, fundamentada em referenciais teóricos e na aplicação de questionários com dados secundários, devido ao tempo limitado disponível. A pesquisa foi direcionada a estudantes e professores. A análise dos resultados apontou uma percepção positiva em relação à metodologia maker entre os participantes. Contudo, ressaltamos que, dado o caráter recente da inserção dessa abordagem nas práticas pedagógicas, não há como determinar de forma definitiva sua eficácia. Para uma compreensão mais completa e aprofundada, serão necessárias investigações mais abrangentes e longitudinais que possam avaliar o impacto e as implicações dessa metodologia no contexto educacional.por
dc.description.abstractThe school plays a fundamental role in promoting learning, connecting students to concepts, theories and practices in different ways. It is the place where students come into contact with knowledge that is important for their lives. The discipline of geography plays a crucial role in this process of acquiring knowledge, presenting us with its various contents and analyzes of transformations occurring in the world, and revealing how to prepare to face everyday life. The maker emerged as a “new industrial revolution” and began to spread at an accelerated pace around the world, conveying the idea that people can build or modify any object, through their creativity, with their own hands. This work's main objective is to investigate the historical context of the maker until its arrival in schools and analyze how the maker is used in geography classes and in the maker laboratory at the Escola de Educação Básica (EEB) Professora Zitta Flach in Chapecó (Santa Catarina), from its inauguration in 2020 until 2023. We opted for the methodological approach of exploratory research, based on theoretical references and the application of questionnaires with secondary data, due to the limited time available. The survey was aimed at students and teachers. The analysis of the results showed a positive perception regarding the maker methodology among the participants. However, we emphasize that, given the recent nature of the insertion of this approach into pedagogical practices, there is no way to definitively determine its effectiveness. For a more complete and in-depth understanding, more comprehensive and longitudinal investigations will be needed to assess the impact and implications of this methodology in the educational context.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Correa (juliana.correa@unioeste.br) on 2024-07-11T13:01:40Z No. of bitstreams: 1 Cibeli Machado 24.pdf: 3614846 bytes, checksum: f97310342b809c25b4efcff91bf39cb2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-11T13:01:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cibeli Machado 24.pdf: 3614846 bytes, checksum: f97310342b809c25b4efcff91bf39cb2 (MD5) Previous issue date: 2024-05-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectGeografiapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectEstudantepor
dc.subjectMetodologia makerpor
dc.subjectGeographyeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectTeachereng
dc.subjectStudenteng
dc.subjectMaker methodologyeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS:GEOGRAFIApor
dc.titleA metodologia “maker” nas escolas estaduais de Santa Catarina: contradições e possibilidades para o ensino.por
dc.title.alternativeThe “maker” methodology in state schools in Santa Catarina: contradictions and possibilities for teaching.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cibeli Machado 24.pdf3.53 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.