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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7298
Tipo do documento: Tese
Title: Extensão universitária e o desenvolvimento rural sustentável frente à gestão da curricularização nas IES públicas brasileiras
Autor: Ferreira, Renan Silva 
Primeiro orientador: Grandi, Adriana Maria de
Primeiro membro da banca: Grandi, Adriana Maria de
Segundo membro da banca: Ahlert, Alvori
Terceiro membro da banca: Corbari, Fábio
Quarto membro da banca: Farias, Ana Paula da Silva
Quinto membro da banca: Brandão, Suiane Valença
Resumo: O objetivo geral deste trabalho consiste em investigar como as instituições de ensino superior públicas brasileiras propõem a curricularização da extensão em busca de um Desenvolvimento Rural Sustentável (DRS). Os objetivos específicos são: a) entender os principais números e tendências sobre a extensão universitária rural, a partir de outras pesquisas científicas no período de 2011 a 2023; b) analisar como a IES públicas brasileiras propõem a curricularização da extensão em busca de um desenvolvimento rural sustentável. O estudo se caracteriza metodologicamente com uma abordagem híbrida, do tipo exploratória, com aplicação de questionários, sendo estruturada em dois artigos; o primeiro caracteriza-se por uma análise bibliométrica sobre a extensão rural; o segundo artigo, sobre o processo de curricularização da extensão universitária em busca do DRS, com o tratamento de dados a partir da análise de conteúdo. Esta investigação se dá a partir da Resolução Normativa nº 7/2018 do MEC do Plano Nacional de Educação sobre a obrigatoriedade do cumprimento de uma maior carga horária destinada à extensão, e os fundamentos que sustentam os diálogos puderam ser feitos à luz da teoria de mudança institucional de Coraiola et al (2015), com algumas unidades de análises: interação dialógica, indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão, interdisciplinaridade, transformação social e formação cidadã, melhoria técnica, agricultura familiar, disponibilidade de recursos e autonomia, DRS e os ODS. Esta teoria indica que o contexto institucional possui certo nível de modificação de acordo com a disponibilidade de práticas, significados, recursos e capacidade dos atores, seus níveis de reflexividade das instituições em determinado contexto, portando resultado da interação entre as características do contexto institucional (plasticidade) e dos tipos de atores sociais (discricionariedade). Nos resultados da pesquisa, sob a amostra de 22 Pró-reitorias discutiu-se e confirmou-se que o processo de curricularização apresenta um perfil heterogêneo, interdisciplinar, complexo e dinâmico, com desafios relacionados à limitação de recursos, infraestrutura e política docente no tocante à adesão contínua entre colaboradores e beneficiários, embora a autonomia e parcerias sejam uns dos grandes motivadores deste processo, mas também um desafio para ir de encontro à transparência e indicadores precisos para o fortalecimento destes projetos. Defende-se, também, que as percepções de como implementarão a curricularização em prol de um DRS são animadoras, mas não lineares, detém de um potencial de autonomia positivo independente da área ou regionalismo, acarretando em números animadores e adesão às atividades rurais, o que associa termos a agricultura familiar e cumprimento dos ODS como fortes integrantes das análises, e busca caminhos para fortalecer o DRS, os interesses são fortemente pautados em lacunas e demandas sociais, o que torna o processo mais interativo e devolutivo para o que se propõe a extensão, embora as percepções dos elementos tomados em análise sejam restritas à visão das pró-reitorias, e dessa forma há o entendimento de que o currículo não é definitivo e sim construído coletivamente privilegiando não somente a pesquisa e ensino.
Abstract: The general objective of this work is to investigate how Brazilian public higher education institutions propose the curricularization of extension in search of Sustainable Rural Development (SRD). The specific objectives are: a) to understand the main numbers and trends regarding rural university extension, based on other scientific research in the period from 2011 to 2023; b) analyze how Brazilian public HEIs propose the curricularization of extension in search of sustainable rural development. The study is methodologically characterized by a hybrid, exploratory approach, with the application of questionnaires, and is structured in two articles; the first is characterized by a bibliometric analysis on rural extension; the second article, about the process of curricularization of university extension in search of SRD, with data processing based on content analysis. This investigation takes place based on Normative Resolution No. 7/2018 of the MEC of the National Education Plan on the obligation to comply with a greater workload allocated to extension, and the foundations that support the dialogues could be made in light of the theory of change institutional framework by Coraiola et al (2015), with some units of analysis: dialogic interaction, inseparability of teaching, research and extension, interdisciplinarity, social transformation and citizenship formation, technical improvement, family farming, resource availability and autonomy, SRD and the SDGs . This theory indicates that the institutional context has a certain level of modification according to the availability of practices, meanings, resources and capacity of actors, their levels of reflexivity of institutions in a given context, resulting in the interaction between the characteristics of the institutional context (plasticity) and the types of social actors (discretionary). In the research results, within the sample of 22 Dean's Offices, it was discussed and confirmed that the curricularization process presents a heterogeneous, interdisciplinary, complex and dynamic profile, with challenges related to limited resources, infrastructure and teaching policy regarding to continuous adherence between collaborators and beneficiaries, although autonomy and partnerships are one of the great motivators of this process, but also a challenge to meet transparency and precise indicators to strengthen these projects. It is also argued that the perceptions of how they will implement curricularization in favor of a SRD are encouraging, but not linear, it has a potential for positive autonomy regardless of the area or regionalism, resulting in encouraging numbers and adherence to rural activities, which which associates terms with family farming and compliance with the SDGs as strong components of the analyses, and seeks ways to strengthen the SRD, interests are strongly based on gaps and social demands, which makes the process more interactive and devolutionary towards what it proposes to achieve. extension, although the perceptions of the elements taken under analysis are restricted to the vision of the vice-rectors, and in this way there is an understanding that the curriculum is not definitive but rather constructed collectively, privileging not only research and teaching.
Keywords: desenvolvimento rural sustentável
curricularização
extensão
CNPq areas: CIÊNCIAS AGRÁRIAS:DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Agrárias
Program: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável
Campun: Marechal Cândido Rondon
Citation: FERREIRA,Renan Silva. Extensão universitária e o desenvolvimento rural sustentável frente à gestão da curricularização nas IES públicas brasileiras. 2024. 132f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7298
Issue Date: 21-Feb-2024
Appears in Collections:Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável (MCR)

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