Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7288
Tipo do documento: Dissertação
Title: Saberes e fazeres etnomatemáticos na agricultura guarani
Other Titles: Ethnomathematic knowledge and practices in guarani agriculture
Autor: Morais, Marcia Dahmer de 
Primeiro orientador: Lübeck, Marcos
Primeiro membro da banca: Zara, Reginaldo Aparecido
Segundo membro da banca: Ribeiro, Rhuan Guilherme Tardo
Terceiro membro da banca: Silva, Adailton Alves da
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal apresentar saberes e fazeres tradicionais presentes na agricultura familiar Guarani, particularmente no que concerne as suas matemáticas, destacando os que são empregados pelos indígenas cotidianamente, fortalecendo assim os conhecimentos históricos e as lutas destes grupos singulares. A pesquisa foi realizada na comunidade indígena Guarani Tekoha Ocoy, situada no município de São Miguel do Iguaçu/PR, junto à uma família guarani, cujas tradições estão ligadas diretamente com a rotina da maioria dos alunos do Colégio Estadual Indígena Teko Ñemoingo, instituição de ensino básico da comunidade e local onde a pesquisadora atua como docente. Nesta esteira, em termos metodológicos, por meio da observação participante, foram realizadas as ações investigativas, relacionando conhecimentos culturais vinculados à agricultura indígena, sobretudo seus saberes e fazeres próprios e locais, levando em conta a importância deste estudo para práticas culturais contextualizadas, destacando que a matemática não se aprende apenas em sala de aula, mas em todos os espaços sociais. Para isto, foi utilizado o viés do Programa Etnomatemática, o qual defende um maior estreitamento entre os saberes e fazeres escolares com os da prática cotidiana dos Guarani e seus conhecimentos e cosmovisão como, por exemplo, sobre os ciclos de plantio e safra, assim como do nhemongarai, que é muito importante para esse povo, para obter a consagração das sementes, e depois, plantar agradecendo e pedindo proteção até chegar a época da colheita. Por fim, fortalecendo o compromisso da pesquisa de identificar saberes e fazeres etnomatemáticos tradicionais empregados pelos indígenas Guarani na sua agricultura familiar, destacando nisto alguns paralelos com a cosmovisão, a cultura e a espiritualidade desta comunidade indígena, enquanto cuidam da sua kokue (roça).
Abstract: This research has as its main objective to provide traditional knowledge and practices present in Guarani family farming, particularly concerning to its mathematics, emphasizing those that are used by indigenous people on a daily basis, strengthening the historical knowledge and struggles of these unique groups. The research was performed in the Guarani Tekoha Ocoy indigenous community, located in the municipality of São Miguel do Iguaçu-PR, with a Guarani family whose traditions are directly linked to the routine of the majority of students at the Teko Ñemoingo Indigenous State School, an educational institution in the community where the researcher works as a teacher. In methodological terms, through participant observation, investigative actions were carried out, relating cultural knowledge linked to indigenous agriculture, especially their own and local knowledge and practices, considering the importance of this study for contextualized cultural practices and highlighting that mathematics is not only learned in the classroom, but in all social spaces. For this, the line of the Ethnomathematics Program was used, which defends a closer relationship between school knowledge and practices with that of the daily practice of the Guarani and their knowledge and worldview, such as, for example, about planting and harvest cycles as well as Nhemongarai which is very important for these people to have the seeds consecrated, and then, plant, thanking and asking for protection until harvest time arrives. Finally, strengthening the research's commitment to identifying traditional ethnomathematical knowledge and practices used by the Guarani indigenous people in their family agriculture, highlighting some parallels with the worldview, culture and spirituality of this indigenous community, while they take care of their kokue (field).
Keywords: Agricultura guarani
Saberes/fazeres indígenas
Etnomatemática
Guarani Agriculture
Indigenous knowledge/doings
Ethnomathematics
CNPq areas: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Morais, Marcia Dahmer de. Saberes e fazeres etnomatemáticos na agricultura guarani. 2024. 100 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7288
Issue Date: 26-Mar-2024
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcia_Dahmer_de_Morais_2024.pdfDocumento principal1.71 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.