Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7254
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFernández, José Ramón Castillo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4700797169398024por
dc.contributor.advisor1Langaro, Cleiser Schenatto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2455961417762465por
dc.contributor.referee1Alves, Lourdes Kaminski-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2502060350876295por
dc.contributor.referee2Vedovato, Luciana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5242496231137438por
dc.contributor.referee3Silva, Narciso Larangeira Telles da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7159513683604358por
dc.contributor.referee4Mangieri, Rocco-
dc.date.accessioned2024-06-19T14:11:22Z-
dc.date.issued2024-05-10-
dc.identifier.citationFernández, José Ramón Castillo. Corpo ausente como representação no "Teatro Del Norte": cartografia da fronteira México/Estados Unidos desde a obra de Manuel Talavera Trejo. 2024. 223 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7254-
dc.description.resumoManuel Talavera Trejo (1949-2017), dramaturgo mexicano do movimento artístico Teatro del Norte, cria uma estética baseada nos corpos ausentes como resultado da dinâmica fronteiriça entre México-Estados Unidos. O dramaturgo apresenta elementos repetitivos da cultura popular que, baseados em Valenzuela (2020), são uma referência aos territórios que incluem as formas de organização dos habitantes (língua, tradições, imaginários, etc.), assim como expõem a violência, os conflitos de segurança e os problemas históricos de conformação do território. Nesse sentido, a pesquisa aqui desenvolvida procurou fazer uma cartografia interdisciplinar da visão do autor sobre essa fronteira, desde suas principais obras, para entrar em temáticas que misturam o contexto fronteiriço e a ficção. O objetivo principal foi o de propor uma cartografia da fronteira México e os Estados Unidos apartir da representação do corpo ausente como categoria estética, tomando como referência a obra teatral de Manuel Talavera. As peças selecionadas para este recorte são aquelas escritas ou dirigidas entre os anos 1999-2014, justificadas metodologicamente no período de tempo em que o autor desenvolve a categoria estética como consequência da violência experimentada na região. Segundo Geirola (2018, p. 93) os vazios discursivos no teatro de fronteira do norte do México são tão repetitivos que assumem, não só estas formas de criação do marco delimitado, mas também sua expansão para outras manifestações artísticas pela fronteira física do território com os Estados Unidos. Os estudos desenvolvidos para esta tese sobre o corpo ausente como categoria estética resultam em uma ferramenta que permite fazer uma cartografia do imaginário da violência, expondo esta relação do autor sobre as temáticas como o vazio pela morte, a incerteza do deserto e a viagem sem ponto de chegada. Desenvolver a pesquisa sobre a obra de Manuel Talavera permitiu articular uma metodologia necessária para estudar as fronteiras do norte de México e pode ser aplicada em diferentes regiões da América Latina.por
dc.description.abstractManuel Talavera Trejo (1949-2017), a Mexican playwright from the Teatro del Norte artistic movement, creates an aesthetic based on absent bodies as a result of the current border dynamics between Mexico and the United States. The playwright presents repetitive elements of popular culture that, from Valenzuela (2020), includes forms of organization of inhabitants (language, traditions, imaginaries, etc.), to exposing violence, security conflicts and historic problems in histories of territorial formation. In this sense, the investigation developed here seeks to create an interdisciplinary cartography of the author's vision on this border, based on his main works, to delve into themes that cross border context and fiction. The main objective was to propose a cartography of the border between Mexico and the United States, based on the representation of the absent body as an aesthetic category, taking as a reference the theatrical work of Manuel Talavera. The selected works are those written or directed between 1999 and 2014, justified methodologically in the period of time in which the author develops the aesthetic category as a consequence of the violence experienced in the region. According to Geirola (2018, p. 93), the discursive voids in the border theater of northern Mexico are so repetitive that they assume, not only these forms of creation of the delimited landmark, but also its expansion to other artistic manifestations across the physical border of the territory with the United States. The studies developed for this thesis on the absent body as an aesthetic category result in a tool that allows a cartography of the imaginary of violence, exposing the author's relationship with themes such as emptiness due to death, the uncertainty of the desert, and the journey without a point of arrival. Developing research on Manuel Talavera's work allowed us to articulate a methodology necessary to study the borders of northern Mexico that can be applied to different regions of Latin America.eng
dc.description.abstractManuel Talavera Trejo (1949-2017), dramaturgo mexicano del movimiento artístico Teatro del Norte, crea una estética basada en cuerpos ausentes como resultado de la actual dinámica fronteriza entre México y Estados Unidos. El dramaturgo presenta elementos repetitivos de la cultura popular que, a partir de Valenzuela (2020), incluye las formas de organización de los habitantes (lengua, tradiciones, imaginarios, etc.), además de exponer las violencias, los conflictos de seguridad y problemas históricos de la formación territorial. En este sentido, la investigación aquí desarrollada buscó crear una cartografía interdisciplinaria de la visión del autor sobre esta frontera, a partir de sus principales obras, para adentrarse en temas que mezclan el contexto fronterizo y la ficción. El objetivo principal fue proponer una cartografía de frontera entre México y Estados Unidos, basada en la representación del cuerpo ausente como categoría estética, tomando como referencia la obra teatral de Manuel Talavera. Las obras seleccionadas son aquellas escritas o dirigidas entre los años 1999-2014, justificadas metodológicamente en el período de tiempo en el que el autor desarrolla la categoría estética como consecuencia de la violencia vivida en la región. Según Geirola (2018, p. 93) Los vacíos discursivos en el teatro fronterizo del norte de México son tan repetitivos que asumen no sólo estas formas de creación del hito delimitado, sino también su expansión a otras manifestaciones artísticas a través de la frontera física del territorio con Estados Unidos. Los estudios desarrollados para esta tesis sobre el cuerpo ausente como categoría estética, resultan como herramienta que permite una cartografía del imaginario de la violencia, exponiendo la relación del autor con temas como el vacío por la muerte, la incertidumbre del desierto y el viaje sin un punto de llegada. Desarrollar una investigación sobre la obra de Manuel Talavera nos permitió articular una metodología necesaria para estudiar las fronteras del norte de México y que puede ser aplicada a diferentes regiones de América Latina.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2024-06-19T14:11:22Z No. of bitstreams: 1 José_Ramón_Castillo_Fernández_2024.pdf: 4152553 bytes, checksum: e353472446537bd4a563c2557e318bd2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-06-19T14:11:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 José_Ramón_Castillo_Fernández_2024.pdf: 4152553 bytes, checksum: e353472446537bd4a563c2557e318bd2 (MD5) Previous issue date: 2024-05-10eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectTeatro del Nortepor
dc.subjectCorpos ausentespor
dc.subjectCultura popularpor
dc.subjectTerritóriopor
dc.subjectFronteiraspor
dc.subjectManuel Talaverapor
dc.subjectTeatro del Norteeng
dc.subjectAbsent bodieseng
dc.subjectPopular cultureeng
dc.subjectTerritoryeng
dc.subjectBorderseng
dc.subjectManuel Talaveraeng
dc.subjectTeatro del Nortespa
dc.subjectCuerpos ausentesspa
dc.subjectCultura popularspa
dc.subjectTerritoriospa
dc.subjectFronterasspa
dc.subjectManuel Talaveraspa
dc.subject.cnpqARTES::TEATROpor
dc.titleCorpo ausente como representação no "Teatro Del Norte": cartografia da fronteira México/Estados Unidos desde a obra de Manuel Talavera Trejopor
dc.title.alternativeAbsent body as a representation at Teatro del Norte: cartography of the Mexico/United States border since the work of Manuel Talavera Trejoeng
dc.title.alternativeCuerpo ausente como representación en el Teatro del Norte: cartografia de la frontera México/Estados Unidos desde la obra de Manuel Talavera Trejospa
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
José_Ramón_Castillo_Fernández_2024.pdfDocumento principal4.06 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.