Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7235
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVieira, Sandro Rizzon-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7373411610547779por
dc.contributor.advisor1Silva, Willian Francisco da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2112323830310902por
dc.contributor.advisor-co1Garcia, Elias-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7569267700528150por
dc.contributor.referee1Panek, Luciano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2407960550926577por
dc.contributor.referee2Dechechi, Eduardo Cesar-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0232503428559756por
dc.contributor.referee3Pacheco, Vicente-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2331719560040739por
dc.date.accessioned2024-06-04T13:11:41Z-
dc.date.issued2024-02-05-
dc.identifier.citationVieira, Sandro Rizzon. Uma análise das competências em habilidades desenvolvidas nas instituições de ensino superior com base nas normas propostas pelo International Accouting Education Standards Board - IAESB. 2024. 96 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7235-
dc.description.resumoO International Accounting Education Standards Board (IAESB) desenvolveu padrões internacionais de referência para o desenvolvimento de competências do profissional contador nas Instituições de Ensino em todo o mundo. O IAESB espera que as Instituições, inclusive as brasileiras, promovam ações para que as recomendações descritas nos padrões sejam atendidas durante o processo de formação do acadêmico de Ciências Contábeis de forma a melhor prepará-lo para os desafios da profissão. O objetivo da presente pesquisa é investigar se cursos presenciais de Ciências Contábeis da cidade de Foz do Iguaçu estão atendendo às recomendações do IAESB. Essa investigação foi realizada com discentes do último ano/período de duas instituições de Ensino Superior. Os resultados encontrados indicaram alinhamento significativo dos cursos pesquisados às recomendações do IAESB; por outro lado, também evidenciou que há pontos no processo de formação do acadêmico que precisam ser verificados.por
dc.description.abstractThe International Accounting Education Standards Board (IAESB) developed international standards aiming to standardize the accountants’ skills development in educational institutions around the world. The IAESB expects that educational institutions, including the Brazilians, promote actions so that these recommendations are achieved during the graduation process of Accounting Sciences students in order to better prepare them for the profession’s challenges. The objective of this research is to investigate whether the in-person Accounting Sciences courses offered in the city of Foz do Iguaçu, in the academics’ perception, are aligned with the technical competencies and professional skills recommended by the IAESB. Therefore, a survey was carried out with final year/period students of two higher education institutions. In data analysis, obtained by carrying out a questionnaire, statistics’ techniques were used such as exploratory factor analysis and descriptive statistics. The results found indicated strong alignment of researched courses to IAESB’s recommendations; on the other hand, the research pointed that are points in the academic’s graduation process that need to be checked.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2024-06-04T13:11:41Z No. of bitstreams: 1 Sandro_Rizzon_Vieira_2024.pdf: 1644760 bytes, checksum: a0515f60c0e5bc569b04141feaa0e0a2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-06-04T13:11:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sandro_Rizzon_Vieira_2024.pdf: 1644760 bytes, checksum: a0515f60c0e5bc569b04141feaa0e0a2 (MD5) Previous issue date: 2024-02-05eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Engenharias e Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade - Mestrado Profissionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCompetências técnicaspor
dc.subjectHabilidades profissionaispor
dc.subjectFormação do contadorpor
dc.subjectTechnical skillseng
dc.subjectProfessional skillseng
dc.subjectAccountant’s graduationeng
dc.subject.cnpqADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.titleUma análise das competências em habilidades desenvolvidas nas instituições de ensino superior com base nas normas propostas pelo International Accouting Education Standards Board - IAESBpor
dc.title.alternativeAn analysis of the skills and abilities developed in educational institutions higher education based on standards proposed by International Accouting Education Standards Board - IAESBeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sandro_Rizzon_Vieira_2024.pdfDocumento principal1.61 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.