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Tipo do documento: Dissertação
Title: Conflitos contemporâneos decorrentes da presença da religião no espaço público: uma reflexão a partir da abordagem de Luiz Antônio Cunha e do observatório da laicidade
Other Titles: Contemporary conflicts arising from the presence of religion in public space: a reflection from the approach of Luiz Antônio Cunha and the observatory of secularism
Autor: Ferreira, Valéria Fernanda Silveira 
Primeiro orientador: Derisso, José Luis
Primeiro membro da banca: Tagliavini, Joao Virgilio
Terceiro membro da banca: Orso, Paulino José
Resumo: Nesta produção, por meio das principais obras do autor Luiz Antônio Cunha, professor e pesquisador da História da Educação brasileira, especificamente sobre laicidade do Estado e da educação e com textos disponibilizados pelo Observatório da Laicidade na Educação, propomo-nos a apresentar a trajetória do referido autor e também buscamos difundir sua concepção acerca do termo laicidade e a sua relação com a educação. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi de pesquisa bibliográfica utilizando Luiz Antônio Cunha, Roseli Fischamnn, Carlos Roberto Jamil Cury, José Luis Derisso entre outros e documental por tratarmos da Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases e Base Nacional Comum Curricular. O texto divide-se em três capítulos: no primeiro, tratamos sobre o regime de união, Monarquia e República, além de discorrer sobre a influência religiosa no Brasil. No segundo capítulo, nossa discussão aborda o debate contemporâneo sobre o Ensino Religioso embasado em autores que defendem o “Ensino Religioso laico”. No terceiro capítulo, tratamos do retrocesso com o período pré e pós eleições de 2018, articulando observações sobre temas como ideologia de gênero, Escola Sem Partido, educação domiciliar e a influência da frase “Deus, pátria e família”, o que expôs o momento do governo Bolsonaro e o retrocesso da laicidade durante o quadriênio de sua atuação.
Abstract: Within this production, drawing from the main works of Luiz Antônio Cunha, a professor and researcher in the field of Brazilian Education History, particularly concerning the state and educational secularism, and leveraging the available texts from the Observatory of Secularism in Education, our objective is to elucidate the trajectory of the mentioned author, and also seek to disseminate his conception of the term secularism and its relationship with education. The methodology employed for the completion of this work involved bibliographic research using works authored by Luiz Antônio Cunha, Roseli Fischamnn, Carlos Roberto Jamil Cury, José Luis Derisso, and others, and documentary research focusing on the Federal Constitution, Guidelines and Bases of the National Education Law, and the National Common Curricular Base. The text unfolds in three chapters: the first one is addressed to the system of union, Monarchy, and Republic, in addition to discussing the religious influence in Brazil. In the second chapter, our discussion engages with the contemporary debate on Religious Education based on authors who advocate the “Secular Religious Education”. In the third chapter, we address the regression post the 2018 elections, weaving observations on topics such as gender ideology, the School Without Party, homeschooling, and the influence of the motto "God, homeland, and family." This analysis unveils the challenges faced during the Bolsonaro government and the setback of secularity during his four-year term.
Keywords: Laicidade
Ensino Religioso
Luiz Antônio Cunha
Secularism
Religious Education
Luiz Antônio Cunha
CNPq areas: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: Ferreira, Valéria Fernanda Silveira. Conflitos contemporâneos decorrentes da presença da religião no espaço público: uma reflexão a partir da abordagem de Luiz Antônio Cunha e do observatório da laicidade. 2024. 93 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7227
Issue Date: 22-Feb-2024
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

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