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https://tede.unioeste.br/handle/tede/7199
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Inscrituras e Resistência Política na Obra de Patrícia Rehder Galvão (1910-1962) |
Other Titles: | Inscriptions and Political Resistance in the Work of Patrícia Rehder Galvão (1910-1962) |
Autor: | Leme, Elaine Cristina Senko |
Primeiro orientador: | Alves, Lourdes Kaminski |
Primeiro membro da banca: | Silva, Stela Maris da |
Segundo membro da banca: | Lottermann, Clarice |
Resumo: | Proponho na presente dissertação explorar o conceito de romance proletário através da análise de obras de Patrícia Rehder Galvão (1910-1962). Pagu, nome pelo qual é mais conhecida, demonstrou ao longo de sua vida forte engajamento intelectual e militância contra as vertentes autoritárias da política brasileira. Integrando o movimento antropofágico, sob inspiração de Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral, Pagu posicionava-se como defensora de uma cultura brasileira autêntica. Essa postura de crítica e, ao que se pode também refletir, de resistência foi demonstrada em virtude de sua adesão ao Partido Comunista Brasileiro. As manifestações artísticas de Pagu advêm de suas experiências como prisioneira política, em 1931, e da sua viagem intelectual socialista pelo mundo, em 1933. Presa em Paris em 1935, foi enviada ao Brasil para ser novamente torturada pela polícia de Getúlio Vargas, por ainda mais cinco anos, momento descrito em sua autobiografia. No entanto, tudo isso a tornou mais forte na luta contra os movimentos reacionários, políticos e sociais, de seu contexto histórico. Compreendo Pagu por meio da sua escrita, analisando como objeto a perspectiva de construção de sua linguagem proletária. Para tanto tenho por base os referenciais teóricos do pensamento decolonial, tais como: Aimé Césaire, em Discurso sobre o colonialismo (1978); Françoise Vergès, com a obra Um feminismo decolonial (2020); e Pensamento feminista hoje: Perspectivas decoloniais (2020), de Heloísa Buarque de Hollanda. Por fim, realizo uma análise externa e interna dos seguintes escritos da autora tendo em vista identificar o seu conceito de romance proletário: os croquis (1929), seus artigos e desenhos no jornal O Homem do Povo (1931), e as obras Parque Industrial (1933) e Autobiografia Precoce (1940). |
Abstract: | In this dissertation, I propose to explore the concept of proletarian romance through the analysis of works by Patrícia Rehder Galvão (1910-1962). Pagu, the name by which she is better known, demonstrated throughout her life strong intellectual engagement and militancy against the authoritarian aspects of Brazilian politics. As part of the anthropophagic movement, inspired by Oswald de Andrade and Tarsila do Amaral, Pagu positioned herself as a defender of an authentic Brazilian culture. This stance of criticism and, as one may also reflect, resistance, was demonstrated due to her membership to the Brazilian Communist Party. Pagu's artistic manifestations come from her experiences as a political prisoner, in 1931, and from her socialist intellectual trip around the world, in 1933. Arrested in Paris in 1935, she was sent to Brazil to be tortured again by Getúlio Vargas' police, for another five years, a moment described in her autobiography. However, all of this made she stronger in the fight against reactionary political and social movements in her historical context. I understand Pagu through her writing, analyzing as an object the perspective of construction of her proletarian language. To do so, I am based on theoretical references of decolonial thought, such as: Aimé Césaire, in Discurso sobre o colonialismo (1978); Françoise Vergès, with the work Um feminismo decolonial (2020); e Pensamento feminista hoje: Perspectivas decoloniais (2020), by Heloísa Buarque de Hollanda (1940). Finally, I carry out an external and internal analysis of the following writings by the author with a view to identifying her concept of proletarian romance: the sketches (1929), her articles and drawings in the newspaper O Homem do Povo (1931), and the works Parque Industrial (1933) and Autobiografia Precoce (1940). |
Keywords: | Patrícia Rehder Galvão Feminismo Decolonial Literatura proletária O Homem do Povo Parque Industrial Autobiografia Precoce Patrícia Rehder Galvão Feminism Decolonial Proletarian literature O Homem do Povo Parque Industrial Autobiografia Precoce |
CNPq areas: | LINGUAGEM E SOCIEDADE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Leme, Elaine Cristina Senko. Inscrituras e Resistência Política na Obra de Patrícia Rehder Galvão (1910-1962). 2024. 100 f. Dissertação( Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7199 |
Issue Date: | 25-Mar-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras (CVL) |
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Elaine Cristina Senko Leme.pdf | Arquivo completo | 2.24 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
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