Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7199
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLeme, Elaine Cristina Senko-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9023934684101125por
dc.contributor.advisor1Alves, Lourdes Kaminski-
dc.contributor.referee1Silva, Stela Maris da-
dc.contributor.referee2Lottermann, Clarice-
dc.date.accessioned2024-05-13T14:18:20Z-
dc.date.issued2024-03-25-
dc.identifier.citationLeme, Elaine Cristina Senko. Inscrituras e Resistência Política na Obra de Patrícia Rehder Galvão (1910-1962). 2024. 100 f. Dissertação( Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7199-
dc.description.resumoProponho na presente dissertação explorar o conceito de romance proletário através da análise de obras de Patrícia Rehder Galvão (1910-1962). Pagu, nome pelo qual é mais conhecida, demonstrou ao longo de sua vida forte engajamento intelectual e militância contra as vertentes autoritárias da política brasileira. Integrando o movimento antropofágico, sob inspiração de Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral, Pagu posicionava-se como defensora de uma cultura brasileira autêntica. Essa postura de crítica e, ao que se pode também refletir, de resistência foi demonstrada em virtude de sua adesão ao Partido Comunista Brasileiro. As manifestações artísticas de Pagu advêm de suas experiências como prisioneira política, em 1931, e da sua viagem intelectual socialista pelo mundo, em 1933. Presa em Paris em 1935, foi enviada ao Brasil para ser novamente torturada pela polícia de Getúlio Vargas, por ainda mais cinco anos, momento descrito em sua autobiografia. No entanto, tudo isso a tornou mais forte na luta contra os movimentos reacionários, políticos e sociais, de seu contexto histórico. Compreendo Pagu por meio da sua escrita, analisando como objeto a perspectiva de construção de sua linguagem proletária. Para tanto tenho por base os referenciais teóricos do pensamento decolonial, tais como: Aimé Césaire, em Discurso sobre o colonialismo (1978); Françoise Vergès, com a obra Um feminismo decolonial (2020); e Pensamento feminista hoje: Perspectivas decoloniais (2020), de Heloísa Buarque de Hollanda. Por fim, realizo uma análise externa e interna dos seguintes escritos da autora tendo em vista identificar o seu conceito de romance proletário: os croquis (1929), seus artigos e desenhos no jornal O Homem do Povo (1931), e as obras Parque Industrial (1933) e Autobiografia Precoce (1940).por
dc.description.abstractIn this dissertation, I propose to explore the concept of proletarian romance through the analysis of works by Patrícia Rehder Galvão (1910-1962). Pagu, the name by which she is better known, demonstrated throughout her life strong intellectual engagement and militancy against the authoritarian aspects of Brazilian politics. As part of the anthropophagic movement, inspired by Oswald de Andrade and Tarsila do Amaral, Pagu positioned herself as a defender of an authentic Brazilian culture. This stance of criticism and, as one may also reflect, resistance, was demonstrated due to her membership to the Brazilian Communist Party. Pagu's artistic manifestations come from her experiences as a political prisoner, in 1931, and from her socialist intellectual trip around the world, in 1933. Arrested in Paris in 1935, she was sent to Brazil to be tortured again by Getúlio Vargas' police, for another five years, a moment described in her autobiography. However, all of this made she stronger in the fight against reactionary political and social movements in her historical context. I understand Pagu through her writing, analyzing as an object the perspective of construction of her proletarian language. To do so, I am based on theoretical references of decolonial thought, such as: Aimé Césaire, in Discurso sobre o colonialismo (1978); Françoise Vergès, with the work Um feminismo decolonial (2020); e Pensamento feminista hoje: Perspectivas decoloniais (2020), by Heloísa Buarque de Hollanda (1940). Finally, I carry out an external and internal analysis of the following writings by the author with a view to identifying her concept of proletarian romance: the sketches (1929), her articles and drawings in the newspaper O Homem do Povo (1931), and the works Parque Industrial (1933) and Autobiografia Precoce (1940).eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2024-05-13T14:18:20Z No. of bitstreams: 1 Elaine Cristina Senko Leme.pdf: 2295615 bytes, checksum: 57852d3bcf610535dcfd45b1c739ef88 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-13T14:18:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Elaine Cristina Senko Leme.pdf: 2295615 bytes, checksum: 57852d3bcf610535dcfd45b1c739ef88 (MD5) Previous issue date: 2024-03-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPatrícia Rehder Galvãopor
dc.subjectFeminismopor
dc.subjectDecolonialpor
dc.subjectLiteratura proletáriapor
dc.subjectO Homem do Povopor
dc.subjectParque Industrialpor
dc.subjectAutobiografia Precocepor
dc.subjectPatrícia Rehder Galvãoeng
dc.subjectFeminismeng
dc.subjectDecolonialeng
dc.subjectProletarian literatureeng
dc.subjectO Homem do Povoeng
dc.subjectParque Industrialeng
dc.subjectAutobiografia Precoceeng
dc.subject.cnpqLINGUAGEM E SOCIEDADEpor
dc.titleInscrituras e Resistência Política na Obra de Patrícia Rehder Galvão (1910-1962)por
dc.title.alternativeInscriptions and Political Resistance in the Work of Patrícia Rehder Galvão (1910-1962)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elaine Cristina Senko Leme.pdfArquivo completo2.24 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.