Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7198
Tipo do documento: Tese
Title: Implantação e desenvolvimento do Programa de Inovação Educação Conectada na rede municipal de educação de Terra Roxa: desafios e oportunidades
Other Titles: Implementation and development of the Connected Education Program in the municipal education network of Terra Roxa: challenges and opportunities
Autor: Santos, Simone Francisco dos 
Primeiro orientador: Molin, Beatriz Helena Dal
Primeiro membro da banca: Dolzane, Ione
Segundo membro da banca: Brito, Luiz Carlos Cerquinho de
Terceiro membro da banca: Cruz, Antonio Donizete da
Quarto membro da banca: Risttow, Marcia
Resumo: Esta tese investiga a implantação do Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC) na rede pública de ensino do município de Terra Roxa – PR, onde, diante da realidade existente nas instituições de ensino, o questionamento que norteou esta pesquisa foi: Quais os possíveis desafios e oportunidades ocasionados a partir da implantação e do desenvolvimento do PIEC, considerando o estágio inicial marcado pela escassez de dispositivos digitais para uso dos estudantes e dos professores e ainda pela falta de capacitação docente relacionada a essa temática? O objetivo geral foi realizar a construção de uma devolutiva relacionada aos possíveis desafios e oportunidades ocasionados pela implantação do PIEC na rede municipal de ensino de Terra Roxa, considerando o seu contexto de aplicação e a investigação de linhas capazes de contribuir com o aprimoramento do Programa. Em decorrência de nossa pesquisa estar relacionada a questões de interesse social, desenvolvemos esse trabalho através da perspectiva teórica da Lingüística Aplicada, do tipo Qualitativa. A perspectiva metodológica se deu através da Pesquisa-ação, possibilitando um movimento contínuo de aprimoramento do trabalho da articuladora local do PIEC, estabelecendo conexões entre gestão educacional e prática docente. A base teórica foi pautada em obras de estudiosos como Gilles Deleuze e Félix Guattari (1995), Hugo Assmann (1998), Michel Serres (2013), Edgar Morin (2008; 2011) e Dal Molin (2003). A proposta metodológica vinculou-se ao pensamento rizomático de Deleuze e Guattari, de modo que, ao acompanharmos a implantação do PIEC na rede municipal, foi possível compreender a importância do desenvolvimento equilibrado de quatro dimensões: visão, formação, recursos educacionais digitais e infraestrutura. Notamos que esse equilíbrio realmente contribui para que a tecnologia digital seja utilizada de modo que promova o surgimento de infinitas possibilidades de conexões e de experiências de aprendizagem.
Abstract: This thesis investigates the implementation of the Connected Education Innovation Program (PIEC) in the public education network of the municipality of Terra Roxa – PR, where, given the reality existing in educational institutions, the question that guided this research was: What are the possible challenges and opportunities arising from the implementation and development of PIEC, considering the initial stage marked by the scarcity of digital devices for use by students and teachers and also by the lack of teaching training related to this topic? The general objective was to construct a feedback related to the possible challenges and opportunities caused by the implementation of the PIEC in the municipal education network of Terra Roxa, considering its context of application and the investigation of lines capable of contributing to the improvement of the Program. As our research is related to issues of social interest, we developed this work through the theoretical perspective of Applied Linguistics, of the Qualitative type. The methodological perspective was through Action Research, enabling a continuous movement to improve the work of the local PIEC coordinator, establishing connections between educational management and teaching practice. The theoretical basis was based on works by scholars such as Gilles Deleuze and Félix Guattari (1995), Hugo Assmann (1998), Michel Serres (2013), Edgar Morin (2008; 2011) and Dal Molin (2003). The methodological proposal was linked to the rhizomatic thinking of Deleuze and Guattari, so that, when following the implementation of PIEC in the municipal network, it was possible to understand the importance of balanced development of four dimensions: vision, training, digital educational resources and infrastructure. We note that this balance really contributes to digital technology being used in a way that promotes the emergence of infinite possibilities for connections and learning experiences.
Keywords: Programa de Inovação Educação Conectada
Rede Municipal de Ensino
Tecnologia Digital na Prática Docente
Connected Education Innovation Program
Municipal Education Network
Digital Technology in Teaching Practice
CNPq areas: LINGUAGEM E SOCIEDADE
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: Santos, Simone Francisco dos. s. Implantação e desenvolvimento do Programa de Inovação Educação Conectada na rede municipal de educação de Terra Roxa: desafios e oportunidades. 2024. 125 f. Tese( Doutorado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7198
Issue Date: 8-Mar-2024
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Simone Francisco dos Santos.pdfArquivo completo18.64 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.