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https://tede.unioeste.br/handle/tede/7178
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | História da educação infantil em Foz do Iguaçu: uma análise a partir da legislação (1976-2000) |
Other Titles: | History of Childhood Education in Foz do Iguaçu: An analysis from legislation (1976-2000) |
Autor: | Santos, Deisiane Leite da Silva ![]() |
Primeiro orientador: | Silva , João Carlos da |
Primeiro membro da banca: | Tureck, Lucia Terezinha Zanato |
Segundo membro da banca: | Ristow, Márcia Regina |
Resumo: | Por meio desta pesquisa, buscamos historicizar a trajetória da Educação Infantil (EI) em âmbito nacional e estadual, com ênfase na região Oeste do Paraná - por ser onde está localizado o município de Foz do Iguaçu. No Brasil, a trajetória da EI começou seguindo modelos europeus, mas foi modificada para se adequar às características específicas de cada região. Inserido nesse contexto, o município de Foz do Iguaçu/PR criou as primeiras instituições de ensino, mas não há trabalhos publicados que abordem como se deu a implantação da Educação Infantil. Portanto, esta pesquisa teve como objetivo identificar as fontes documentais que fundamentaram historicamente a EI no município; destacar seus determinantes econômicos, sociais e políticos; contribuir para a compreensão da iniciação e da consolidação da EI e discutir o desenvolvimento histórico dessa etapa da educação básica em Foz do Iguaçu/PR entre os anos de 1976 e 2000. A presente pesquisa se justifica pela lacuna acerca do tema, tendo em vista a ausência de estudos sobre o objeto de estudo dentro do recorte temporal e geográfico apresentado. Ademais, dispõem de uma justifica pessoal, em razão da autora ser servidora pública da rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu/PR, como professora da Educação Infantil. Visando responder como se deu a constituição histórica da Educação Infantil em Foz do Iguaçu/PR, foram realizadas pesquisas em arquivos como: documentos dos Centros Municipais de Educação Infantil (Projeto Político Pedagógico), arquivos pessoais, biblioteca municipal, levantamento de produção científica nas Bibliotecas de Teses e Dissertações e google acadêmico. Diante dos resultados obtidos, concluímos que a EI está respaldada pela legislação local, pois, não havia tradição de preservação ou arquivamento de documentos físicos em repartições públicas e instituições de ensino. O contexto histórico da EI no município não difere significativamente do contexto nacional, estadual e regional, destacando-se apenas pelas particularidades e especificidades locais. |
Abstract: | Through this research, we seek to historicize the trajectory of Early Childhood Education (EI) at a national and state level with an emphasis on the Western region of Paraná - as this is where the highlighted municipality is located, and finally, the municipality of Foz do Iguaçu/PR . In Brazil, the trajectory of EI began following European models, but was modified to adapt to the specific characteristics of each region. In this sense, the municipality of Foz do Iguaçu/PR created the first educational institutions, but there are still no published works that address the implementation of Early Childhood Education. Therefore, this research aimed to identify the documentary sources that historically based ECE in the municipality, highlight its social and political economic determinants, contribute to the understanding of the initiation and consolidation of ECE and discuss the historical development of this stage of basic education in Foz do Iguaçu/PR during the years 1976 and 2000. The present research is justified by the gap regarding the topic, given the absence of studies on the object of study within the temporal and geographical area presented. Furthermore, they have a personal justification, as the author is a public servant in the municipal education network in the city, as a Early Childhood Education teacher. Aiming to answer how the historical constitution of Early Childhood Education occurred in Foz do Iguaçu/PR, such as research in archives such as: documents from the Municipal Early Childhood Education Centers (Pedagogical Political Project), personal files, municipal library, survey of scientific production in Libraries Theses and Dissertations and Google Scholar. Given the results obtained, we concluded that EI is supported by local legislation, as there was no tradition of preserving or archiving physical documents in public offices and educational institutions. The historical context of EI in the municipality does not differ significantly from the national, state and regional context, standing out only for local particularities and specificities |
Keywords: | Educação Infantil História da Educação Foz do Iguaçu/PR Legislação Early Childhood Education History of Education Foz do Iguaçu/PR Legislation |
CNPq areas: | EDUCAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Santos, Deisiane Leite da Silva. História da educação infantil em Foz do Iguaçu: uma análise a partir da legislação (1976-2000). 2023. 188 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7178 |
Issue Date: | 29-Nov-2023 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação(CVL) |
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Deisiane Leite da Silva Santos.pdf | Arquivo completo | 9.08 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
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