Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7176
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorKotz, Jair-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2682773065789440por
dc.contributor.advisor1Zonin, Wilson João-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2139762598911476por
dc.contributor.referee1Zonin, Wilson João-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2139762598911476por
dc.contributor.referee2Sorrentino, Marcos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1555965032742989por
dc.contributor.referee3Senra, João Bosco-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9457214104008344por
dc.contributor.referee4Clerici, Ana Maria Valentina Castillo-
dc.contributor.referee5Oliveira, Irene Carniatto de-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/7508449720430708por
dc.date.accessioned2024-04-30T22:47:03Z-
dc.date.issued2023-03-03-
dc.identifier.citationKOTZ, Jair. Aprendizagem social nas transições para a sustentabilidade ecocultural em larga escala: o caso do centro de saberes e cuidados socioambientais da Bacia do Prata (CSCS). 2023. 130f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7176-
dc.description.resumoA Tese enfoca a aprendizagem social e sua relevância como estratégia de ação coletiva em larga escala no contexto de transições para a “sustentabilidade ecocultural”. Assim, o caso do Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata (CSCS) pode ser considerado como iniciativa inédita de aprendizagem social de caráter biorregional (Bacia do Prata, cinco países); multissetorial (governo, sociedade civil, academia, mídia); e multinível (global-local). Embora no papel há muitos projetos como este, raramente são transferidos para o “mundo real”. Por esta razão, a experiência do CSCS desenvolvida por cinco países ao longo de sete anos (2006-2012) constitui um importante laboratório de referência para a aprendizagem social. A Tese contrasta a teoria com os insights empíricos dos stakeholders para fazer um balanço das “lições aprendidas” e vislumbrar uma nova arquitetura de aprendizagem social que facilite a ação coletiva em larga escala em busca da sustentabilidade regional. A investigação divide-se em três artigos, o primeiro artigo aborda a aprendizagem social na governança policêntrica: o olhar latino-americano apresenta uma série de pressupostos teóricos sobre a possível aplicação de aprendizagem social a uma ação coletiva de grande escala no contexto de transições para a “sustentabilidade ecocultural”. O segundo artigo, procura entender a crise e a oportunidade na perspectiva do Centro de Saberes da Bacia do Prata na janela do novo paradigma: desenvolve uma linha do tempo multinível para analisar o impacto dos mecanismos contextuais nos altos e baixos do CSCS. O terceiro artigo, foca nas sintetizações dos insights empíricos dos stakeholders do CSCS para fazer um balanço das “lições aprendidas” (em termos de pontos fortes e fracos) durante a tradução de modelo teórico de aprendizagem social para os arranjos institucionais do mundo real na Bacia do Prata. Na Tese optou-se pela abordagem metodológica da pesquisa-ação colaborativa, e conclui-se, que o CSCS como plataforma de metagovernança biorregional requer de alguma forma “poder equilibrar os graves dilemas e contradições que afetam sua resiliência”. Se seguir a metáfora do CSCS como um "software social" para um senso de pertencimento e responsabilidade para ação coletiva em larga escala, existem “falhas” consideráveis que precisam ser resolvidas para evitar “travamentos do sistema operacional” no futuro. Pode-se inferir que falhas como: fonte de financiamento única, tem o potencial para travar o sistema operacional.por
dc.description.abstractThe Thesis focuses on social learning and its relevance as a strategy for large-scale collective action in the context of transitions toward “eco-cultural sustainability”. Thus, the case of the Center for Knowledge and Socio-Environmental Care of the La Plata Basin (CSCS) can be considered as an unprecedented social learning initiative of a bioregional nature (La Plata Basin, five countries); multisectoral (government, civil society, academia, media); and multilevel (global-local). Although on paper there are many projects like this, they are rarely transferred to the “real world”. For this reason, the CSCS experience developed by five countries over seven years (2006-2012) constitutes an important reference laboratory for social learning. The thesis contrasts theory with empirical insights from stakeholders to take stock of “lessons learned” and envision a new social learning architecture that facilitates large-scale collective action in pursuit of regional sustainability. The investigation is divided into three articles. The first article addresses social learning in polycentric governance (the Latin American perspective) and presents a series of theoretical assumptions about the possible application of social learning to large-scale collective action in the context of transitions to “eco-cultural sustainability”. The second article seeks to understand the crisis and opportunity from the perspective of the Center for SocioEnvironmental Knowledge and Care of the La Plata Basin in the window of the new paradigm: it develops a multilevel timeline to analyze the impact of contextual mechanisms on the ups and downs of the CSCS. The third article focuses on synthesizing empirical insights from the CSCS stakeholders to take stock of “lessons learned” (in terms of strengths and weaknesses) during the translation of a theoretical social learning model into real-world institutional arrangements in the La Plata Basin. The Thesis opted for the methodological approach of collaborative action research, and it is concluded that the CSCS as a bioregional meta-governance platform requires in some way “to be able to balance the serious dilemmas and contradictions that affect its resilience”. If we follow the metaphor of CSCS as “social software” for a sense of belonging and responsibility for large-scale collective action, there are considerable “failures” that need to be resolved to avoid “operating system crashes” in the future. It can be inferred that flaws such as single funding sources have the potential to crash the operating system.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Helena Bejio (helena.bejio@unioeste.br) on 2024-04-30T22:47:03Z No. of bitstreams: 1 Jair Kotz.pdf: 2406856 bytes, checksum: ae7cd4426702cf006d75d18c02c72bd9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-30T22:47:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jair Kotz.pdf: 2406856 bytes, checksum: ae7cd4426702cf006d75d18c02c72bd9 (MD5) Previous issue date: 2023-03-03eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Agráriaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentávelpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCentro de Saberes e Cuidados Socioambientaispor
dc.subjectBacia do Pratapor
dc.subjectAprendizagem socialpor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectGovernança policêntricapor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS AGRÁRIAS: DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVELpor
dc.titleAprendizagem social nas transições para a sustentabilidade ecocultural em larga escala: o caso do centro de saberes e cuidados socioambientais da Bacia do Prata (CSCS)por
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusMarechal Cândido Rondonpor
Appears in Collections:Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável (MCR)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jair_Kotz_2023.pdf2.35 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.