Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7174
Tipo do documento: Dissertação
Title: A associação de mulheres agricultoras familiares de Santo Antônio do Sudoeste (PR) – sabores do leite: o processo de comercialização
Other Titles: A the association of family farming women of Santo Antônio do Sudoeste (PR) - sabores do leite: the marketing process
Autor: Santos, Fabiane Zanini dos 
Primeiro orientador: Santos, Roseli Alves dos
Primeiro membro da banca: Santos, Roseli Alves dos
Segundo membro da banca: Schmitz , Aline Motter
Terceiro membro da banca: Zeneratti, Fábio Luiz
Quarto membro da banca: Moreira, Erika Vanessa
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar o processo de comercialização de alimentos da Associação de Mulheres Agricultoras Familiares de Santo Antônio do Sudoeste (PR) - Sabores do Leite, buscando conhecer o processo histórico e a estruturação dela, quais são os principais circuitos de comercialização que participam, a forma como comercializam e qual a importância da cooperação para que alcancem seus objetivos. Dialogando com as questões de gênero que potencializam e fragilizam o processo de produção e comercialização desta associação, buscamos construir mapas, gráficos e tabelas que demonstram de forma visual a quantidade de produção e a espacialização da Associação Sabores do Leite. Para alcançar os objetivos, realizamos entrevistas com as agricultoras associadas, analisamos os documentos arquivados da associação, como Atas e o Estatuto Interno, analisamos os dados encontrados e elaboramos materiais gráficos. Para tanto, este trabalho está organizado em três capítulos. O primeiro, aborda questões sobre a estrutura organizacional da Associação e sobre a caracterização da produção destas mulheres. O segundo, trata sobre quais são os processos de comercialização e apresenta uma análise mais profunda sobre as duas principais formas, sendo a feira e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). E o terceiro capítulo analisa as questões de gênero que estão implícitas em todo esse processo, desde a formação da Associação Sabores do Leite até a comercialização de alimentos por parte dela, bem como traz as conquistas e os obstáculos dessas mulheres. O agronegócio e a monocultura estão cada vez mais presentes no espaço rural, no entanto, dados do Censo Agropecuário de 2017 (IBGE) mostram que a principal fonte de alimentos hoje, no Brasil, é originada na agricultura familiar. Para essas(es) produtoras(res) de alimentos, os mercados mais importantes são os circuitos curtos de comercialização, como feiras e vendas diretas, bem como os programas de políticas públicas de incentivo à aquisição e comercialização de alimentos, como o Pnae. Para formar essa Associação e fortalecer a sua comercialização e produção de alimentos, em um meio dominado pelo patriarcado, essa organização de mulheres enfrentou diversos obstáculos, mas também obteve conquistas. Nesta pesquisa, registramos este processo, contando a história e buscando demonstrar a importância desta Associação para a vida das mulheres, bem como para a agricultura do município, neste sentido, o estudo de gênero contribui para a análise das desigualdades existentes entre homens e mulheres, buscando demonstrar a forma como o patriarcado molda a sociedade e atinge a existência destas mulheres.
Abstract: This research aims to analyze the food marketing process of the Association of Family Farming Women of Santo Antônio do Sudoeste (PR) - Sabores do Leite, seeking to understand the historical process and its structuring, the main marketing circuits that they participate in, they way they sell and the importance of cooperation in achieving their objectives. Considering the gender issues that enhance and weaken the production and the marketing process of this association, we sought to build maps, graphs, and tables that visually demonstrate the quantity of production and the spatialization of Sabores do Leite Association. To achieve the objectives, interviews with the associated farmers were conducted and documents of the association were analyzed, such as minutes and the internal statute, in order to create graphic materials. This work is organized into three chapters. The first one addresses questions about the organizational structure of the association and the characterization of these women’s productions. The second one deals with the marketing processes and presents a deeper analysis of their two main forms: the fair and the National School Feeding Program (PNAE). The third and last chapter analyzes gender issues that are implicit in this entire process, from the formation of Sabores do Leite Association to the food marketing made by the group, as well as the achievements and obstacles of these women. Agribusiness and monoculture are increasingly present in rural areas. However, data from the 2017 Agricultural Census (IBGE) shows that the main source of food today, in Brazil, comes from family farming. For these food producers, the most important markets are short marketing circuits, such as fairs and direct sales, as well as public policy programs to encourage not only food acquisition but also its sale, such as Pnae. To form this association and strengthen its marketing and food production, in an environment dominated by patriarchy, this women’s organization faced several obstacles, but also achieved positive results. In this research, we recorded this process by telling the story and seeking to demonstrate the importance of this association for women’s lives, as well as for agriculture in the municipality. In this sense, the study of gender contributes to the analysis of existing inequalities between men and women, seeking to demonstrate the way in which patriarchy shapes society and affects the existence of these women.
Keywords: Organização de mulheres
Geografia e gênero
Comercialização de alimentos
Associação de agricultoras
Women organization
Geography and gender
Food marketing
Women farmer association
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS:GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Campun: Francisco Beltrão
Citation: SANTOS, Fabiane Zanini dos. A associação de mulheres agricultoras familiares de Santo Antônio do Sudoeste (PR) – sabores do leite: o processo de comercialização. 2024. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7174
Issue Date: 4-Apr-2024
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fabiane Zanini dos Santos 24.pdf3.22 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.