Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7172
Tipo do documento: Dissertação
Title: Educação, história e cultura nos cadernos culturais organizados pelo Departamento de Cultura, em Francisco Beltrão- Paraná (2001 a 2012) com base na colonização do município
Other Titles: Education, history and culture in the cultural notebooks organized by cultural department, in Francisco Beltrão - Paraná (2001 a 2012) based on city colonization.
Autor: Guadanhin, Jaciliane Casanova 
Primeiro orientador: Lingnau, Carina Merkle
Primeiro membro da banca: Lingnau, Carina Merkle
Segundo membro da banca: Bonamigo, Carlos Antonio
Terceiro membro da banca: Furtado, João Carlos Dias
Resumo: O presente estudo é desenvolvido no âmbito do Programa de Pós Graduação em Educação - Mestrado, no Campus Francisco Beltrão, Paraná, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). A área de concentração do programa é Educação, e a Linha de Pesquisa é denominada Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores. O objetivo geral da pesquisa é perceber os aspectos educacionais, históricos e culturais nos cadernos culturais que foram organizados pelo Departamento de Cultura no município de Francisco Beltrão, no período de 2001 a 2012 no que compete à colonização da cidade. Esse objetivo geral desdobra-se em dois objetivos específicos que serão tratados em capítulos distintos, o primeiro capítulo será: contextualizar o Departamento de Cultura, Memorial Municipal e o Projeto Memória de Francisco Beltrão. Já no segundo capítulo o objetivo é: identificar aspectos educacionais, históricos e culturais do município de Francisco Beltrão, considerando o recorte da colonização, nos cadernos culturais produzidos no período de 2001 a 2012. A problemática que impulsiona a pesquisa é a seguinte: A elaboração dos 16 cadernos culturais, que comportam temáticas diferentes, condizem com os acontecimentos da colonização do município de Francisco Beltrão? Nesse contexto, a pesquisa busca entender se nessa dinâmica há os aspectos de educação, história e cultura da região, de maneira em que estão descritos, podendo proporcionar ao leitor a interpretação dos fatos. Para tanto, foi elaborada a seguinte hipótese: os cadernos culturais integraram uma pesquisa de diversos conteúdos, com relatos, fotografias, escritas entre outros artefatos que contribuíram com o cunho de educação, história e cultura do município de Francisco Beltrão. Desta forma essa produção perpassa a atualidade por meio da pesquisa demonstrando ao leitor perspectivas da educação, história e cultura local. Para realizar a pesquisa, a metodologia utilizada é bibliográfica e documental. Para a análise do material coletado, a pesquisa conta com o suporte de especialistas diante de referências educacionais, históricas e culturais. Os resultados da pesquisa são a presença da educação, história e cultura nos cadernos culturais, oportunizando o leitor conhecer e compreender a história sobre a colonização do município de Francisco Beltrão, Paraná diante dos diferentes acontecimentos que repercutiram o processo de ocupação das terras e pelos modos aos quais se relacionavam.
Abstract: The present study is developed within the scope of the Postgraduate Program in Education - Master's Degree, at the Francisco Beltrão Campus, Paraná, at the State University of Western Paraná (Unioeste). The program's area of concentration is Education, and the Research Line is called Culture, Educational Processes and Teacher Training. The general objective of the research is to understand the educational, historical and cultural aspects in the cultural notebooks that were produced organized by the Department of Culture in the municipality of Francisco Beltrão, in the period from 2001 to 2012 in relation to the colonization of the city. This general objective unfolds into two specific objectives that will be dealt with in different chapters, the objective of the first chapter will be: to contextualize the Department of Culture, Municipal Memorial and the Francisco Beltrão Memory Project. In the second chapter, the objective is to: identify educational, historical and cultural aspects of the municipality of Francisco Beltrão, considering the colonization perspective, in the cultural notebooks produced in the period from 2001 to 2012. The problem that drives the research is: Do the elaboration of 16 cultural notebooks covering different themes, correspond to the events of the colonization of the municipality of Francisco Beltrão? In this context, the research seeks to understand whether in this dynamic there are aspects of education, history and culture of the region, in a way that is described, being able to provide the reader with an interpretation of the facts. To this end, the following hypothesis was developed: the cultural notebooks integrated research with diverse content, with reports, photographs, writings and other artifacts that contributed to the education, history and culture of the municipality of Francisco Beltrão. In this way, this production permeates current times through research, demonstrating to the reader perspectives on education, history and local culture. To carry out the research, the methodology used is bibliographic and documentary. To analyze the collected material, the research has the support of experts using educational, historical and cultural references. The results of the research are the presence of education, history and culture in the cultural notebooks, giving the reader the opportunity to know and understand the history of the colonization of the municipality of Francisco Beltrão, Paraná in the face of the different events that impacted the process of occupation of land and by ways in which they related.
Keywords: História
Educação
Cultura
Departamento Municipal de Cultura
History
Education
Culture
Municipal Department of Culture
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: GUADANHIN, Jaciliane Casanova. Educação, história e cultura nos cadernos culturais organizados pelo Departamento de Cultura, em Francisco Beltrão- Paraná (2001 a 2012) com base na colonização do município. 2023. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7172
Issue Date: 19-Dec-2023
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jaciliane Casanova Guadanhin 23.pdf7.25 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.