Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7162
Tipo do documento: Dissertação
Title: Intermidialidade, cinema e pintura na trilogia o Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola
Other Titles: Intermediality, cinema and painting in the God Boss trilogy, by Francis Ford Coppola
Autor: Sirino, Taylla Maria Machado 
Primeiro orientador: Silva, Acir Dias da
Primeiro membro da banca: Silva, Acir Dias da
Segundo membro da banca: Cruz, Antonio Donizeti
Terceiro membro da banca: Rodrigues, Maria Aparecida
Resumo: Sob a perspectiva dos estudos da intermidialidade, nesta pesquisa, objetivamos analisar a influência dos pintores barrocos precursores do tenebrismo na composição da fotografia fílmica de O poderoso chefão, do cineasta Francis Ford Coppola, partes I, II e III, filmadas, respectivamente, em 1972, 1974 e 1990. A ênfase desta análise pauta-se no trabalho realizado pelo diretor de fotografia destes filmes, Gordon Willis, conhecido como prince of darkness, por sua opção estética da iluminação escura e repleta de contrastes tonais que remetem a técnica renascentista de pintura denominada chiaroscuro. Esta técnica foi transposta para a mídia cinematográfica e já havia influenciado o cinema noir e o expressionismo alemão, e foi primordial para construir a visualidade pictórica na fotografia fílmica da trilogia O poderoso chefão, de Francis Ford Coppola. Em seguida, analisaremos fotogramas como exemplos de transposição intermidiática da pintura para o cinema, por meio dos preceitos sobre intermidialidade postulados por Rajewski (2015). No contexto da composição da fotografia fílmica, como âncora teórica, são relevantes para este estudo: A estética do filme (1994), de Jacques Aumont et. al.; O Cinema (1991), de André Bazin; O olho interminável: cinema e pintura (2004), de Jacques Aumont. Tomamos, ainda, como fundamentação para a análise comparativa proposta: os pressupostos teóricos de Walter Moser (2006), para quem a pintura é uma arte ancestral do cinema; entrevistas cedidas pelo diretor de fotografia Gordon Willis; frames dos filmes O poderoso chefão, partes I, II e III; pinturas de Michelangelo Merisi da Caravaggio, Jacobo Tintoretto, Rembrandt Harmenszoon van Rijn, Jacques-Louis David e Gerard van Honthorst.
Abstract: Under the perspective of intermediality studies, this research aims to analyze the influence of Baroque painters who were precursors of Tenebrism on the composition of the film photography in "The Godfather," directed by filmmaker Francis Ford Coppola, parts I, II, and III, filmed in 1972, 1974, and 1990, respectively. The emphasis of this analysis is based on the work of the cinematographer for these films, Gordon Willis, renowned as the "prince of darkness" for his aesthetic choice of dark and tonally contrasting lighting reminiscent of the Renaissance painting technique known as chiaroscuro. This technique was transposed into cinematography and had previously influenced film noir and German expressionism, proving essential in constructing pictorial visuality in the film photography of "The Godfather" trilogy by Francis Ford Coppola. Subsequently, we will analyze frames as examples of intermedial transposition from painting to cinema, following the principles of intermediality postulated by Rajewski (2015). In the context of film photography composition, relevant theoretical anchors for this study include "A Estética do Filme" (1994) by Jacques Aumont et al., "O Cinema" (1991) by André Bazin, and "O Olho Interminável: Cinema e Pintura" (2004) by Jacques Aumont. Additionally, we draw on Walter Moser's theoretical assumptions (2006), who considers painting as an ancestral art of cinema, and interviews with the cinematographer Gordon Willis. Film frames from "The Godfather," parts I, II, and III, as well as paintings by Michelangelo Merisi da Caravaggio, Jacobo Tintoretto, Rembrandt Harmenszoon van Rijn, Jacques-Louis David, and Gerard van Honthorst, serve as foundational elements for the proposed comparative analysi
Keywords: Intermidialidade
Pintura e Cinema
O poderoso chefão
Intermidiality
Painting and Cinema
The Godfather
CNPq areas: LINGUAGEM E SOCIEDADE
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: Sirino, Taylla Maria Machado. Intermidialidade, cinema e pintura na trilogia o Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola. 2023. 74 f. Dissertação( Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7162
Issue Date: 1-Sep-2023
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TAYLLA MARIA MACHADO SIRINO.pdfArquivo completo1.86 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.