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dc.creatorSirino, Taylla Maria Machado-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7015680238568995por
dc.contributor.advisor1Silva, Acir Dias da-
dc.contributor.referee1Silva, Acir Dias da-
dc.contributor.referee2Cruz, Antonio Donizeti-
dc.contributor.referee3Rodrigues, Maria Aparecida-
dc.date.accessioned2024-04-22T13:56:56Z-
dc.date.issued2023-09-01-
dc.identifier.citationSirino, Taylla Maria Machado. Intermidialidade, cinema e pintura na trilogia o Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola. 2023. 74 f. Dissertação( Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7162-
dc.description.resumoSob a perspectiva dos estudos da intermidialidade, nesta pesquisa, objetivamos analisar a influência dos pintores barrocos precursores do tenebrismo na composição da fotografia fílmica de O poderoso chefão, do cineasta Francis Ford Coppola, partes I, II e III, filmadas, respectivamente, em 1972, 1974 e 1990. A ênfase desta análise pauta-se no trabalho realizado pelo diretor de fotografia destes filmes, Gordon Willis, conhecido como prince of darkness, por sua opção estética da iluminação escura e repleta de contrastes tonais que remetem a técnica renascentista de pintura denominada chiaroscuro. Esta técnica foi transposta para a mídia cinematográfica e já havia influenciado o cinema noir e o expressionismo alemão, e foi primordial para construir a visualidade pictórica na fotografia fílmica da trilogia O poderoso chefão, de Francis Ford Coppola. Em seguida, analisaremos fotogramas como exemplos de transposição intermidiática da pintura para o cinema, por meio dos preceitos sobre intermidialidade postulados por Rajewski (2015). No contexto da composição da fotografia fílmica, como âncora teórica, são relevantes para este estudo: A estética do filme (1994), de Jacques Aumont et. al.; O Cinema (1991), de André Bazin; O olho interminável: cinema e pintura (2004), de Jacques Aumont. Tomamos, ainda, como fundamentação para a análise comparativa proposta: os pressupostos teóricos de Walter Moser (2006), para quem a pintura é uma arte ancestral do cinema; entrevistas cedidas pelo diretor de fotografia Gordon Willis; frames dos filmes O poderoso chefão, partes I, II e III; pinturas de Michelangelo Merisi da Caravaggio, Jacobo Tintoretto, Rembrandt Harmenszoon van Rijn, Jacques-Louis David e Gerard van Honthorst.por
dc.description.abstractUnder the perspective of intermediality studies, this research aims to analyze the influence of Baroque painters who were precursors of Tenebrism on the composition of the film photography in "The Godfather," directed by filmmaker Francis Ford Coppola, parts I, II, and III, filmed in 1972, 1974, and 1990, respectively. The emphasis of this analysis is based on the work of the cinematographer for these films, Gordon Willis, renowned as the "prince of darkness" for his aesthetic choice of dark and tonally contrasting lighting reminiscent of the Renaissance painting technique known as chiaroscuro. This technique was transposed into cinematography and had previously influenced film noir and German expressionism, proving essential in constructing pictorial visuality in the film photography of "The Godfather" trilogy by Francis Ford Coppola. Subsequently, we will analyze frames as examples of intermedial transposition from painting to cinema, following the principles of intermediality postulated by Rajewski (2015). In the context of film photography composition, relevant theoretical anchors for this study include "A Estética do Filme" (1994) by Jacques Aumont et al., "O Cinema" (1991) by André Bazin, and "O Olho Interminável: Cinema e Pintura" (2004) by Jacques Aumont. Additionally, we draw on Walter Moser's theoretical assumptions (2006), who considers painting as an ancestral art of cinema, and interviews with the cinematographer Gordon Willis. Film frames from "The Godfather," parts I, II, and III, as well as paintings by Michelangelo Merisi da Caravaggio, Jacobo Tintoretto, Rembrandt Harmenszoon van Rijn, Jacques-Louis David, and Gerard van Honthorst, serve as foundational elements for the proposed comparative analysieng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2024-04-22T13:56:56Z No. of bitstreams: 1 TAYLLA MARIA MACHADO SIRINO.pdf: 1906636 bytes, checksum: cd2c696714048d9769f80fb20fbb0759 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-22T13:56:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TAYLLA MARIA MACHADO SIRINO.pdf: 1906636 bytes, checksum: cd2c696714048d9769f80fb20fbb0759 (MD5) Previous issue date: 2023-09-01eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectIntermidialidadepor
dc.subjectPintura e Cinemapor
dc.subjectO poderoso chefãopor
dc.subjectIntermidialityeng
dc.subjectPainting and Cinemaeng
dc.subjectThe Godfathereng
dc.subject.cnpqLINGUAGEM E SOCIEDADEpor
dc.titleIntermidialidade, cinema e pintura na trilogia o Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppolapor
dc.title.alternativeIntermediality, cinema and painting in the God Boss trilogy, by Francis Ford Coppolaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

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