Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7148
Tipo do documento: Dissertação
Title: Consumo de plantas alimentícias não convencionais (PANC) pelos estudantes do 5º ano da escola municipal Pedro Álvares Cabral do Município de Santa Helena - PR
Autor: Dillenburger, Sandra Marli 
Primeiro orientador: De Grandi, Adriana Maria
Primeiro membro da banca: De Grandi, Adriana Maria
Segundo membro da banca: Feiden, Armin
Terceiro membro da banca: Silva, Nardel Luiz Soares da
Resumo: As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) são plantas que possuem grande potencial alimentício e nutricional, podendo fortalecer a Segurança Alimentar da população, relacionando-se com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O objetivo deste estudo foi o de identificar o conhecimento sobre PANC pela família e alunos do 5o ano da Escola Municipal Pedro Álvares Cabral do Município de Santa Helena - PR. A metodologia do estudo se fundamenta em pesquisa bibliográfica com abordagem descritiva. Em relação aos procedimentos de pesquisa, categoriza-se como um estudo quali-quantitativo, realizado por meio da aplicação de dois questionários. O primeiro foi aplicado aos estudantes e o segundo aos pais/responsáveis destes. Realizou-se entrevista com as merendeiras da referida escola, abordando-se questões pertinentes à temática PANC. Os resultados obtidos evidenciaram que as PANC são conhecidas e consumidas pelos alunos em suas refeições. Também demonstraram que possuem conhecimento sobre algumas espécies como Azedinha, Ora-pro-nóbis, Peixinho-da-horta, Almeirão-roxo, Serralha, Bertalha, Cará-moela, Taioba e folha de Batata-doce e que têm interesse em cultivar PANC em suas residências. A pesquisa com os pais dos estudantes revelou que estes procuram manter uma alimentação saudável com a inserção de vegetais à dieta pela percepção de que são fonte de nutrientes, contribuem para a prevenção de doenças e promovem o consumo de alimentos frescos. Especificamente sobre as PANC, afirmam que conhecem, consomem e usam para enriquecer a alimentação familiar. Em entrevista com as merendeiras, percebeu-se que utilizam as PANC para a elaboração dos pratos servidos aos estudantes no ambiente escolar sendo muito bem aceitos por ele s, apesar de não saberem especificamente quais ingredientes PANC contém. Estas constatações permitem a percepção de que existe uma abertura para o aprofundamento e o desenvolvimento de atividades mais abrangentes visando à sensibilização, divulgação e multiplicação de informações técnicas, formas de uso e preparo e, finalmente, a ressignificação do uso das PANC com base no respeito e valorização de aspectos sociais e culturais fundamentados no resgate à identidade alimentar da comunidade.
Abstract: Non-Conventional Food Plants (NCFP) are plants that have great food and nutritional potential and can strengthen the Food Security of the population, related to the Sustainable Development Goals (SDGs). The objective of this study was to identify the knowledge about NCFP by the family and the 5th year students of the Pedro Álvares Cabral Municipal School of the Municipality of Santa Helena - PR. The methodology of the study is based on bibliographic research with a descriptive approach. Regarding the research procedures, it is categorized as a qualitative-quantitative study, carried out through the application of two questionnaires. The first was applied to the students and the second to their parents/guardians. An interview was conducted with the school cafeteria ladies, addressing questions relevant to the NCFP topic. The results obtained showed that NCFP are known and consumed by students in their meals. They also demonstrated to have knowledge about some species such as Azedinha, Ora-pronóbis, Peixinho-da-horta, Almeirão-roxo, Serralha, Bertalha, Cará-gizzard, Taioba and Batata Doce leaf, they are interested in cultivating NCFP in their residences. The survey of the students' parents revealed that they try to maintain a healthy diet by including vegetables in the diet due to the perception that they are a source of nutrients, contribute to the prevention of diseases and promote the consumption of fresh foods. Specifically regarding NCFP, they affirm that they know them, consume them and use them to enrich the family diet. In an interview with the lunch ladies, it was clear that they use NCFP to prepare the foods served to students in the school environment and are very well accepted by them, despite not knowing specifically what ingredients NCFP contains. These findings allow us to perceive that there is an opening for the deepening and development of more comprehensive activities aimed at raising awareness, dissemination and multiplication of technical information, forms of use and preparation and, finally, the redefinition of the use of NCFP from respect. and valorization of social and cultural aspects from the rescue of the community's food identity.
Keywords: Práticas Alimentares
Segurança Alimentar
Resgate da identidade
CNPq areas: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Agrárias
Program: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável
Campun: Marechal Cândido Rondon
Citation: DILLENBURGER, Sandra Marli . Consumo de plantas alimentícias não convencionais (PANC) pelos estudantes do 5º ano da escola municipal Pedro Álvares Cabral do Município de Santa Helena - PR. 2024.106 f. Dissertação ( Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7148
Issue Date: 22-Feb-2024
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável (MCR)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sandra_Dillenburger_2024.pdf2.53 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.