Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7120
Tipo do documento: Dissertação
Title: Teoria dos registros de representação semiótica: as atividades cognitivas de tratamento e conversão mobilizadas em aulas de matemática sobre porcentagem.
Other Titles: Theory of semiotic representation registers: the cognitive activities of treatment and conversion mobilized in mathematics classes on percentages
Autor: Paixão, Fabricia de Carvalho 
Primeiro orientador: Ribeiro, Dulcyene Maria
Primeiro membro da banca: Brand, Celia Finck
Segundo membro da banca: Caetano, Richael Silva
Resumo: Para a aprendizagem matemática, as atividades cognitivas fundamentais como conceitualização, raciocínio, resolução de problemas e compreensão de textos, requerem a utilização de sistemas de expressão e de representação. Para a compreensão matemática, é possível aderir a uma utilização de representações semióticas por meio de uma variedade de transformações entre os registros de representação semiótica (rrs). Essas transformações, as quais podem ser mais ou menos imediatas, têm grande relevância para a aprendizagem da matemática. Dessa forma, esta pesquisa objetivou evidenciar como as transformações de tratamento e conversões entre diferentes rrs foram solicitadas e mobilizadas em aulas de matemática. O principal questionamento que a pesquisa pretendeu responder é: de que forma a coordenação entre os diferentes registros de representação semiótica foi solicitada durante as aulas de matemática sobre porcentagem ofertadas no canal Aula Paraná, e como os tratamentos e as conversões entre eles foram mobilizados? Para tanto, foram analisadas quatro aulas de aproximadamente 45 minutos cada, as quais totalizaram 25 tarefas sobre porcentagem para os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental no canal Aula Paraná na plataforma do youtube, durante o contexto da pandemia da Covid-19 em 2020. A Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) de Raymond Duval foi o aporte teórico. Na análise, foram contempladas a transcrição das falas das docentes, a descrição dos momentos que contemplam explicação do conteúdo, atividades propostas e suas respectivas resoluções. Além disso, um quadro que norteia a identificação dos registros de partida e chegada e critérios de congruência semântica foi elaborado. O resultado das análises constataram atividades de conversão entre rrs figural para rrs língua natural, rrs figural para rrs numérico, rrs língua natural para rrs numérico, rrs numérico para rrs numérico, rrs numérico para rrs língua natural e rrs numérico para rrs figural. A atividade de conversão mais presente foi entre o rrs numérico para o rrs numérico. Assim, esta pesquisa pretende contribuir com reflexões acerca da importância da atividade de conversão, que é uma atividade cognitiva caracterizada pela transformação de um registro pertencente a um sistema semiótico de representação em outro registro pertencente a outro sistema semiótico de representação, determinada pela presença dos seguintes critérios de congruência semântica: correspondência semântica; univocidade semântica e organização das unidades de significado. Ainda, o estudo contribui para elucidar como a conversão ocorreu, a partir destes critérios, em tarefas desenvolvidas nas aulas de matemática sobre porcentagem analisadas.
Abstract: For mathematical learning, it is considered that fundamental cognitive activities such as conceptualization, reasoning, problem solving and text comprehension require the use of systems of expression and representation. For mathematical comprehension, it is possible to adhere to the use of semiotic representations through a variety of transformations between semiotic representation registers (srr). Based on the idea that these transformations can be more or less immediate and their relevance to learning mathematics, the aim of this research was to show how transformations of treatment and conversions between different srr were requested and mobilized in mathematics classes. The aim was to answer the following question: in what way was coordination between the different semiotic representation registers requested during the mathematics lessons on percentages offered on the Aula Paraná channel, and how were the treatments and conversions between them mobilized? To this end, we analyzed four lessons, each lasting approximately 45 minutes, which totaled 25 tasks on percentages. These were offered to 6th grade students on the Aula Paraná channel on the YouTube platform, during the context of the Covid-19 pandemic in 2020. Raymond Duval's Theory of Semiotic Representation Registers (TSRR) was used as a theoretical framework. The analysis included transcribing the teachers' speeches, describing the moments when the content was explained, the proposed activities and their respective resolutions. In addition, a table was drawn up to guide the identification of the starting and ending registers and semantic congruence criteria. The analysis revealed conversion activities between srr figural to srr natural language, srr figural to srr numeric, srr natural language to srr numeric, srr numeric to srr numeric, srr numeric to srr natural language and srr numeric to srr figural. The most common conversion activity was between numeric srr and numeric srr. It is hoped that this text will contribute to reflections on the importance of the activity of conversion, a cognitive activity characterized by the transformation of a register belonging to one semiotic system of representation into another register belonging to another semiotic system of representation. This is characterized by the presence of the semantic congruence criteria: semantic correspondence; semantic univocity and organization of the units of meaning. In this way, it was elucidated how the conversion occurred, based on these criteria, in tasks developed in the mathematics classes analyzed, about percentages.
Keywords: Matemática
Anos Finais
Ensino Fundamental
Mathematics
Final Years
Primary Education
CNPq areas: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: Paixão, Fabricia de Carvalho. Teoria dos registros de representação semiótica: as atividades cognitivas de tratamento e conversão mobilizadas em aulas de matemática sobre porcentagem.. 2023. 124 f. Dissertação( Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7120
Issue Date: 4-Dec-2023
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FABRICIA DE CARVALHO PAIXÃO.pdfArquivo completo4.37 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.