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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7119
Tipo do documento: Dissertação
Title: E-Books interativos sobre objetos de aprendizagem do Scratch para docentes que ensinam matemática nos Anos Iniciais.
Other Titles: Interactive e-books on Scratch learning objects for teachers who teach mathematics in the Early Years
Autor: Gonçalves, Ana Karen 
Primeiro orientador: Boscarioli, Clodis   
Primeiro coorientador: Bezerra, Renata Camacho
Primeiro membro da banca: Moraes, João Carlos Pereira de
Segundo membro da banca: Pereira, Roberto
Terceiro membro da banca: Gaffuri, Stefane Layana
Quarto membro da banca: Kluber, Tiago Emanuel
Resumo: O uso de Tecnologias Digitais na Educação é uma demanda que requer formação docente e adequação do ambiente escolar. A autoformação é um processo que perpassa toda a carreira docente e envolve reflexões por parte do(a) professor(a) sobre suas práticas educacionais analisando necessidades e buscando por formações e conhecimentos que se refletem em mudanças em suas práticas e novas análises. O uso de objetos de aprendizagem Scratch pode ser uma alternativa na integração de Tecnologias Digitais à Educação Matemática e na contribuição para o desenvolvimento com discentes das habilidades e das Unidades Temáticas de Matemática descritas na Base Nacional Comum Curricular para os Anos Iniciais. Como parte da busca por responder à questão de pesquisa: Como professores(as) dos Anos Iniciais em autoformação avaliam o uso de e-books interativos sobre objetos de aprendizagem do Scratch no ensino de Matemática?, desenvolvemos uma coletânea de seis e-books interativos, criados como objetos de aprendizagem para orientação de professores(as), em autoformação, no uso desses objetos. A pesquisa foi qualitativa, de enfoque aplicado e teve como objetivo geral explicitar a compreensão de professores(as) dos Anos Iniciais, na perspectiva da autoformação, sobre uma coletânea de e-books interativos que orientam sobre o uso do repositório do Scratch no ensino de Matemática. Para isto, os e-books interativos foram disponibilizados para que voluntários(as) que ensinam Matemática nos Anos Iniciais os utilizassem, conhecessem Objetos de Aprendizagem do Scratch e, ao refletirem sobre a relação com suas práticas educativas, pudessem averiguar a possibilidade de integrá-los em seus planejamentos de aulas, sendo então convidados(as) a responder um questionário avaliativo sobre o uso da coletânea, sua apropriação do conhecimento, reflexões e práticas educativas. Os dados refletiram relatos de possíveis apropriações de conhecimento por parte dos(as) professores(as) e alterações em suas práticas pedagógicas. Após análise, foram identificadas quatro categorias: (C1) Empecilhos da aplicação, (C2) Possibilidades de reflexões e mudanças na prática profissional, (C3) Elementos organizacionais necessários e (C4) Características do recurso educacional, e observados indícios autoformativos no uso dos e-books interativos, bem como diversidade nas formações entre os(as) participantes, utilizando um mesmo material, demonstrando a importância da reflexão da autoformação sobre a realidade pessoal e profissional de cada um
Abstract: he use of digital technologies in Education is a requirement that requires the training of teachers and the adaptation of the school environment. Self-training is a process that runs through the entire teaching career and involves teachers' reflection on their pedagogical practices, analysis of needs and the search for training and knowledge that translates into changes in their practices and new analysis. The use of Scratch learning objects can be an alternative to integrate digital technologies in the teaching of mathematics and contribute to the development of students' skills and Mathematical Thematic Units described in the Common National Curricular Base for the Early Years. As part of the search for an answer to the research question: How do self-training teachers of the Early Years evaluate the use of interactive e-books on Scratch learning objects in the mathematics classroom? we developed a collection of six interactive e books created as learning objects to guide teachers in self-training how to use these objects. The research was qualitative and application-oriented and aimed to explicitly represent educators' understanding of a collection of interactive e-books that guide the use of the Scratch repository in mathematics classrooms from a self-training perspective. To this end, the interactive e-books were made available to volunteers who teach early childhood math so that they could use them, become familiar with the Scratch learning objects and, after reflecting on the relationship with their pedagogical practices, assess the possibility of integrating them into their lesson plans. They were then asked to complete an evaluation questionnaire about their use of the collection, their knowledge acquisition, their reflections and their pedagogical practices. The data reflected reports of possible knowledge acquisition by the teachers and changes in their pedagogical practices. After analysis, four categories were identified: (C1) Barriers to implementation, (C2) Opportunities for reflection and change in professional practice, (C3) Necessary organizational elements, and (C4) Characteristics of the educational resource. Evidence of self-training was observed in the use of interactive e-books, as well as in the diversity of training among participants who used the same material, showing the importance of self-training reflection on the personal and professional reality of each individual.
Keywords: Autoformação docente
Tecnologias Digitais na Educação
Educação Matemática
Apropriação do conhecimento
Teacher self-training
Digital technologies in Education
Mathematics Education
Knowledge appropriation
CNPq areas: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: Gonçalves, Ana Karen. E-Books interativos sobre objetos de aprendizagem do Scratch para docentes que ensinam matemática nos Anos Iniciais. 2024. 128 f. Dissertação( Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7119
Issue Date: 12-Mar-2024
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

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