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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7114
Tipo do documento: Tese
Title: Vislumbres de Insubordinação Criativa manifestados por professores de Matemática em formação inicial na disciplina de Modelagem Matemática
Other Titles: Glimpses of Creative Insubordination expressed by Mathematics teachers in initial training in the Mathematical Modeling discipline
Autor: Waideman, Adriele Carolini 
Primeiro orientador: Vertuan, Rodolfo Eduardo
Primeiro membro da banca: Lopes, Celi Aparecida Espasandin
Segundo membro da banca: Guia, Daniella Assemany da
Terceiro membro da banca: Tortola, Emerson
Quarto membro da banca: Kluber, Tiago Emanuel
Resumo: A presente pesquisa, de abordagem qualitativa e interpretativa, foi realizada no âmbito da disciplina de Modelagem Matemática (MM) de um curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública do oeste do Paraná. Com vistas a investigar manifestações de insubordinação criativa nos discursos e nas ações de licenciandos em Matemática ao realizarem a disciplina, buscamos identificar aspectos com potencial para contribuir com a formação inicial de professores com propensão à insubordinação criativa. Para isso, em um primeiro momento, realizamos um mapeamento da literatura, de modo a reconhecer, dentre outros aspectos, condições e manifestações de Insubordinação Criativa apontados pela literatura especializada. A partir da construção de um quadro-referência com quatro condições e quinze manifestações de Insubordinação Criativa, tecemos as análises dos dados produzidos na disciplina: áudios, vídeos, relatórios, entrevistas semiestruturadas e observações de aulas, muitas delas obtidas remotamente por conta do momento pandêmico em que se sucederam. Como resultados, a pesquisa revelou indícios do vislumbre de insubordinação criativa por parte dos licenciandos decorrentes das vivências na disciplina de MM, bem como uma conscientização crítica em relação aos problemas e limitações associados ao ambiente escolar e à sala de aula. Destacamos que as discussões promovidas no âmbito da disciplina de Modelagem Matemática, conforme planejada, proporcionaram experiências significativas como parte da formação inicial para futuros professores de matemática. Isso permitiu que eles explorassem o diferente, a MM como prática pedagógica, proporcionando uma perspectiva mais ampla em comparação com as experiências vivenciadas durante sua trajetória como estudantes.
Abstract: This research, with a qualitative and interpretative approach, was carried out within the scope of the Mathematical Modeling (MM) discipline of a Mathematics Degree course at a public university in western Paraná. With a view to investigating manifestations of creative insubordination in the speeches and actions of Mathematics undergraduates when taking the subject, we sought to identify aspects with the potential to contribute to the initial training of teachers with a propensity for creative insubordination. To this end, initially, we carried out a mapping of the literature, in order to recognize, among other aspects, conditions and manifestations of Creative Insubordination highlighted by specialized literature. From the construction of a reference framework with four conditions and fifteen manifestations of Creative Insubordination, we analyzed the data produced in the discipline: audios, videos, reports, semi-structured interviews and class observations, many of them obtained remotely due to the pandemic. in which they happened. As results, the research revealed evidence of a glimpse of creative insubordination on the part of undergraduates resulting from their experiences in the MM discipline, as well as a critical awareness of the problems and limitations associated with the school environment and the classroom. We highlight that the discussions promoted within the scope of the Mathematical Modeling discipline, as planned, provided significant experiences as part of the initial training for future mathematics teachers. This allowed them to explore what was different, MM as a pedagogical practice, providing a broader perspective compared to the experiences they had during their career as students.
Keywords: Educação Matemática
(Des)construção docente
Possibilidades de contextos
Subversão responsável
Mathematics Education
Teaching (De)construction
Context possibilities
Responsible subversion
CNPq areas: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: Waideman, Adriele Carolini. Vislumbres de Insubordinação Criativa manifestados por professores de Matemática em formação inicial na disciplina de Modelagem Matemática. 2023. 182 f. Tese( Dourorado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7114
Issue Date: 18-Dec-2023
Appears in Collections:Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

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