Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7114
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorWaideman, Adriele Carolini-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4478663357068380por
dc.contributor.advisor1Vertuan, Rodolfo Eduardo-
dc.contributor.referee1Lopes, Celi Aparecida Espasandin-
dc.contributor.referee2Guia, Daniella Assemany da-
dc.contributor.referee3Tortola, Emerson-
dc.contributor.referee4Kluber, Tiago Emanuel-
dc.date.accessioned2024-04-01T15:39:15Z-
dc.date.issued2023-12-18-
dc.identifier.citationWaideman, Adriele Carolini. Vislumbres de Insubordinação Criativa manifestados por professores de Matemática em formação inicial na disciplina de Modelagem Matemática. 2023. 182 f. Tese( Dourorado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7114-
dc.description.resumoA presente pesquisa, de abordagem qualitativa e interpretativa, foi realizada no âmbito da disciplina de Modelagem Matemática (MM) de um curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública do oeste do Paraná. Com vistas a investigar manifestações de insubordinação criativa nos discursos e nas ações de licenciandos em Matemática ao realizarem a disciplina, buscamos identificar aspectos com potencial para contribuir com a formação inicial de professores com propensão à insubordinação criativa. Para isso, em um primeiro momento, realizamos um mapeamento da literatura, de modo a reconhecer, dentre outros aspectos, condições e manifestações de Insubordinação Criativa apontados pela literatura especializada. A partir da construção de um quadro-referência com quatro condições e quinze manifestações de Insubordinação Criativa, tecemos as análises dos dados produzidos na disciplina: áudios, vídeos, relatórios, entrevistas semiestruturadas e observações de aulas, muitas delas obtidas remotamente por conta do momento pandêmico em que se sucederam. Como resultados, a pesquisa revelou indícios do vislumbre de insubordinação criativa por parte dos licenciandos decorrentes das vivências na disciplina de MM, bem como uma conscientização crítica em relação aos problemas e limitações associados ao ambiente escolar e à sala de aula. Destacamos que as discussões promovidas no âmbito da disciplina de Modelagem Matemática, conforme planejada, proporcionaram experiências significativas como parte da formação inicial para futuros professores de matemática. Isso permitiu que eles explorassem o diferente, a MM como prática pedagógica, proporcionando uma perspectiva mais ampla em comparação com as experiências vivenciadas durante sua trajetória como estudantes.por
dc.description.abstractThis research, with a qualitative and interpretative approach, was carried out within the scope of the Mathematical Modeling (MM) discipline of a Mathematics Degree course at a public university in western Paraná. With a view to investigating manifestations of creative insubordination in the speeches and actions of Mathematics undergraduates when taking the subject, we sought to identify aspects with the potential to contribute to the initial training of teachers with a propensity for creative insubordination. To this end, initially, we carried out a mapping of the literature, in order to recognize, among other aspects, conditions and manifestations of Creative Insubordination highlighted by specialized literature. From the construction of a reference framework with four conditions and fifteen manifestations of Creative Insubordination, we analyzed the data produced in the discipline: audios, videos, reports, semi-structured interviews and class observations, many of them obtained remotely due to the pandemic. in which they happened. As results, the research revealed evidence of a glimpse of creative insubordination on the part of undergraduates resulting from their experiences in the MM discipline, as well as a critical awareness of the problems and limitations associated with the school environment and the classroom. We highlight that the discussions promoted within the scope of the Mathematical Modeling discipline, as planned, provided significant experiences as part of the initial training for future mathematics teachers. This allowed them to explore what was different, MM as a pedagogical practice, providing a broader perspective compared to the experiences they had during their career as students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2024-04-01T15:39:15Z No. of bitstreams: 1 Adriele Carolini Waideman.pdf: 4034548 bytes, checksum: eb8f35ba88944a03d21b3cd41a1d8b42 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-01T15:39:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Adriele Carolini Waideman.pdf: 4034548 bytes, checksum: eb8f35ba88944a03d21b3cd41a1d8b42 (MD5) Previous issue date: 2023-12-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Exatas e Tecnológicaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação Matemáticapor
dc.subject(Des)construção docentepor
dc.subjectPossibilidades de contextospor
dc.subjectSubversão responsávelpor
dc.subjectMathematics Educationeng
dc.subjectTeaching (De)constructioneng
dc.subjectContext possibilitieseng
dc.subjectResponsible subversioneng
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃO MATEMÁTICApor
dc.titleVislumbres de Insubordinação Criativa manifestados por professores de Matemática em formação inicial na disciplina de Modelagem Matemáticapor
dc.title.alternativeGlimpses of Creative Insubordination expressed by Mathematics teachers in initial training in the Mathematical Modeling disciplineeng
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adriele Carolini Waideman.pdfArquivo completo3.94 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.