Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7113
Tipo do documento: Tese
Title: Educação Popular na América Latina: projetos, metodologias e formações entre grupos de mulheres e feministas pela Rede Mulher-REPEMCEAAL (1980-1990).
Other Titles: Popular Education in Latin America: projects, methodologies and formation among women's and feminist groups by the Rede Mulher-REPEMCEAAL (1980-1990).
Autor: Lima, Cíntia Fiorotti 
Primeiro orientador: Fiuza, Alexandre Felipe
Primeiro membro da banca: Favoreto, Aparecido
Segundo membro da banca: Martins, Fernando José
Terceiro membro da banca: Lazzarotto, Silvana
Quarto membro da banca: Geraldo, Endrica
Resumo: Esta tese aborda as mudanças na Educação Popular a partir do estudo das experiências da Rede Mulher no Brasil, nas décadas de 1980 e 1990. Para tanto, explora-se o envolvimento da Rede Mulher com o Conselho de Educação de Adultos da América Latina (CEAAL) e com a Rede de Educação Popular entre Mulheres na América Latina e Caribe (REPEM). As categorias de tratamento utilizadas foram: movimentos sociais; Educação Popular; experiências; metodologia e gênero. O escopo foi problematizar o processo de mudanças na forma como a Educação Popular foi realizada pela Rede Mulher com os movimentos e grupos de mulheres durante alguns dos projetos desenvolvidos pela ONG. As principais fontes documentais pesquisadas foram: oficinas de formação de educadoras populares, eventos e encontros nacionais ou internacionais, relatórios dos projetos, cadernos, cartas e outros escritos que se encontram disponibilizados no Fundo Rede Mulher de Educação do Núcleo de Documentação e Pesquisa (NDP), Unioeste, campus de Toledo, além de documentos obtidos no Sistema de Informação do Arquivo Nacional (SIAN). Os documentos selecionados foram problematizados buscando valorizar as subjetividades sobre as experiências das educadoras e educandas no desenvolvimento dos projetos de educação popular entre mulheres dentro do seu contexto histórico de produção. Também estão entre as fontes analisadas as fontes orais produzidas ao longo desta pesquisa, junto a mulheres que integraram à Rede Mulher. Foram realizadas entrevistas qualitativas e a metodologia de análise pautouse em alguns referenciais da História Oral. De modo geral, os objetivos dessa pesquisa foram: a) estudar os movimentos de Educação Popular entre mulheres a partir das práticas educativas realizadas pela Rede Mulher; b) compreender a relação entre o surgimento da Rede Mulher e seu envolvimento com os movimentos de Educação Popular entre mulheres na América Latina; c) discutir como a Educação Popular foi instrumentalizada nos projetos que pautaram as lutas pelos direitos das mulheres desenvolvidos pela Rede Mulher; e d) compreender as mudanças na Educação Popular a partir das entrevistas e documentos da Rede Mulher e sua relação com a REPEM-CEAAL. Ao longo desta tese, identificou-se uma reestruturação na realização da Educação Popular pela Rede Mulher no Brasil após o processo de redemocratização e de ampliação das políticas liberais na década de 1990.
Abstract: In this research, we investigate the changes in Popular Education by studying the experiences of the Women's Network in Brazil in the 1980s and 1990s. With this in view, we explored Rede Mulher's involvement with the Council for Adult Education in Latin America (CEAAL) and the Network for Popular Education among Women in Latin America and the Caribbean (REPEM). The categories used were social movements; Popular Education; experiences; methodology and gender. The aim was to problematize the process of change in the way Popular Education was carried out by Rede Mulher with women's movements and groups during some of the projects developed by the non-governmental organization. The main documentary sources researched were training workshops for popular educators, national and international events and meetings, project reports, notebooks, letters, and other writings that are available in the Women's Network Fund of the Documentation and Research Center (NDP), Unioeste, Toledo campus, as well as documents obtained from the National Archive Information System (SIAN). The selected documents were problematized to value the subjectivities of the experiences of educators in the development of popular education projects among women within their historical context of production. Also, among the sources analyzed are the oral sources produced during the course of this research with women who were part of the Women's Network. Qualitative interviews were carried out and the analysis methodology was based on some oral history references. In general, the objectives of this research were: a) to study Popular Education movements among women based on the educational practices carried out by Rede Mulher; b) to understand the relationship between the emergence of Rede Mulher and its involvement with Popular Education movements among women in Latin America; c) to discuss how Popular Education was instrumentalized in the projects that guided the struggles for women's rights developed by Rede Mulher; and d) to understand the changes in Popular Education based on the interviews and documents of Rede Mulher and its relationship with REPEM-CEAAL. Throughout this thesis, we have identified a restructuring in the implementation of Popular Education by the Women's Network in Brazil after the process of re-democratization and the expansion of liberal policies in the 1990s.
Keywords: Rede Mulher
Educação popular
Movimentos sociais
REPEM
CEAAL
Women's Network
Popular education
Social movements
REPEM
CEAAL
CNPq areas: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: Lima, Cíntia Fiorotti. Educação Popular na América Latina: projetos, metodologias e formações entre grupos de mulheres e feministas pela Rede Mulher-REPEMCEAAL (1980-1990).. 2023. 302 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7113
Issue Date: 15-Dec-2023
Appears in Collections:Doutorado em Educação (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cíntia Fiorotti Lima.pdfArquivo completo5.26 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.