Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7112
Tipo do documento: | Tese |
Title: | "ENTENDES O QUE LÊS?": A NEUROCIÊNCIA E A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA EM PROCESSOS DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS EM CONCURSOS PÚBLICOS |
Other Titles: | "DO YOU UNDERSTAND WHAT YOU READ?": NEUROSCIENCE AND THE INFLUENCE OF TECHNOLOGY IN TEXT READING AND INTERPRETATION PROCESSES IN PUBLIC COMPETITIONS |
Autor: | Arruda, Janaina Rosa |
Primeiro orientador: | Molin, Beatriz Helena Dal |
Primeiro membro da banca: | Sant' Ana, Debora de Mello Gonçalves |
Segundo membro da banca: | Araujo, Eduardo José de Almeida |
Terceiro membro da banca: | Cerquinho, Luiz Carlos |
Quarto membro da banca: | Baumgartner, Carmen Teresinha |
Quinto membro da banca: | Fachin, Paulo Cesar |
Resumo: | Como nos formamos leitores? Essa é uma pergunta que faz parte de minhas pesquisas há 10 anos. Como professora de Língua Portuguesa e Redação para concursos públicos, esse é um assunto que sempre despertou meu interesse e atenção. Partindo da individualidade de cada um, sabemos que essa formação pode sofrer influências das mais diversas, a começar pela família, pela escola, pelos grupos de afinidades. Não existe um padrão, existem histórias por trás de cada homem. Por essa razão, as perguntas motivadoras para esse estudo são: Depois de adultos, podemos continuar a nos formar leitores? Podemos lapidar nossa competência leitora? Essa pesquisa versa sobre um recorte específico dentro do vasto universo da leitura. Trata-se de uma experimentação que busca fazer uso do conhecimento da neurociência e de suas relações com a tecnologia (em dispositivos e aplicativos) para o emprego na leitura. Grande parte da contribuição da neurociência nessa pesquisa é resultado dos estudos realizados por Stalislas Dehaene na obra “Os neurônios da leitura” e das contribuições de Eric R. Kandel, em “Princípios de Neurociências”. Ademais, contribuições científicas de teorias associadas à prática docente da pesquisadora Maryanne Wolf em sua obra “O cérebro no mundo digital”, que estabelece uma conexão entre leitura e tecnologia também fundamentam a pesquisa. Quanto à experimentação que fará parte dessa observação, a teoria da metacognição, de John H. Flavell, também contribui para reflexões acerca de sua relação com a leitura e a interpretação. Assim, o objetivo geral é estabelecer pontos de convergência entre leitura e tecnologia em aulas ministradas em plataformas digitais. E o objetivo específico pretendido é observar o desempenho de candidatos de concursos públicos a partir de aulas voltadas à leitura pautadas na neurociência e na metacognição realizadas no ciberespaço. |
Abstract: | How do we become readers? This is a question that has been part of my research for 10 years. As a Portuguese Language and Writing teacher for public service exams, this is a subject that has always sparked my interest and attention. Considering the individuality of each person, we know that this formation can be influenced by a variety of factors, starting with family, school, and affinity groups. There is no standard; there are stories behind each person. For this reason, the motivating questions for this study are: Can we continue to form ourselves as readers as adults? Can we refine our reading competence? This research focuses on a specific aspect within the vast universe of reading. It is an experiment that seeks to make use of knowledge from neuroscience and its relationship with technology (in devices and applications) for reading purposes. A significant contribution to this research from neuroscience comes from the studies conducted by Stalislas Dehaene in the book "The Neuronal Basis of Reading" and the contributions of Eric R. Kandel in "Principles of Neuroscience." Furthermore, scientific contributions from theories associated with the teaching practice of researcher Maryanne Wolf in her work "Reader, Come Home: The Reading Brain in a Digital World," which establishes a connection between reading and technology, also underpin the research. Regarding the experimentation that will be part of this observation, John H. Flavell's metacognition theory also contributes to reflections on its relationship with reading and interpretation. Therefore, the general objective is to establish points of convergence between reading and technology in classes taught on digital platforms. The intended specific objective is to observe the performance of public service exam candidates based on reading classes focused on neuroscience and metacognition conducted in cyberspace. |
Keywords: | Formação de leitores Leitura Neurociência Tecnologia Metacognição Reader formation Reading Neuroscience Technology Metacognition |
CNPq areas: | LINGUAGEM E SOCIEDADE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Arruda, Janaina Rosa."ENTENDES O QUE LÊS?": A NEUROCIÊNCIA E A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA EM PROCESSOS DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS EM CONCURSOS PÚBLICOS. 2023. 120 f. Tese( Doutorado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7112 |
Issue Date: | 5-Dec-2023 |
Appears in Collections: | Doutorado em Letras (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Janaina Rosa Arruda.pdf | Arquivo completo | 2.83 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.