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Tipo do documento: Dissertação
Title: Uma jornada gamificada para o desenvolvimento das competências gerais da educação básica em aulas de matemática no 9º ano do ensino fundamental
Other Titles: A gamified journey for the development of basic education general competencies skills in mathematics classes in the 9th grade of elementary school
Autor: Zanette, Gustavo Henrique 
Primeiro orientador: Boscarioli, Clodis   
Primeiro coorientador: Klaus, Vanessa Lucena Camargo de Almeida
Primeiro membro da banca: Gasparini, Isabela
Segundo membro da banca: Vertuan, Rodolfo Eduardo
Resumo: Esta pesquisa se caracteriza como uma pesquisa-ação que versa sobre a utilização da Gamificação desenvolvida com uma turma de 9° ano da rede pública de Educação do Estado do Paraná durante processos de ensino e aprendizagem de Matemática. No contexto deste estudo, adotou-se como questão norteadora: O que manifestam estudantes de um 9° ano do ensino fundamental sobre o uso da Gamificação Estrutural experienciada na disciplina de Matemática, no que diz respeito às Competências Gerais presentes na Base Nacional Comum Curricular? Por objetivos específicos, buscou-se identificar quais Competências Gerais são afetadas pelo uso da Gamificação Estrutural e analisar se essa Gamificação potencializou o desenvolvimento destas competências, por meio das compreensões dos alunos. Inicialmente, realizou-se uma revisão sistemática de literatura a respeito de como a Gamificação tem sido compreendida e chegado às aulas de Matemática e às pesquisas em programas de pós-graduação na área da Educação Matemática. Na sequência, foi abordado o desenvolvimento e aplicação de uma proposta didática em um ambiente gamificado de forma estrutural com os conteúdos referentes aos segundo e terceiro trimestres do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, mediado pelo modelo de Gamificação Octalysis, buscando observar as nuances provenientes da Gamificação para além da motivação e do engajamento. Por fim, por meio de um questionário semiestruturado com questões descritivas, foi realizada uma análise da experiência gamificada implementada orientada no método da Análise de Conteúdo, e como resultado, foi aferida a potencialização de oito Competências Gerais, bem como mudanças tanto nas atitudes dos alunos durante as aulas quanto no trabalho do professor-pesquisador
Abstract: This research is characterized as action research that deals with the use of gamification in a 9th grade class of the public education network in the state of Paraná during the teaching and learning process in mathematics. As part of this study, the guiding question was adopted: What do 9th grade elementary school students say about the use of structural gamification applications in the subject of mathematics in relation to the general competencies included in the National Common Curricular Base? As specific objectives, we wanted to find out which general skills are influenced using structural gamification and analyze whether this gamification promotes the development of these skills through students' understanding. First, a systematic literature review was conducted on how gamification has been understood and achieved in mathematics education and in postgraduate mathematics education research. Then, the development and application of a didactic proposal in a gamified environment was approached in a structural way, with content related to the second and third quarters of the 9th year of elementary school graduation classes, mediated by the Octalysis gamification model, to observe the nuances that arise from gamification beyond motivation and engagement. Finally, using a semi-structured questionnaire with descriptive questions, an analysis of the implemented gamification experience was conducted, guided by the content analysis method. As a result, the improvement of eight general skills as well as changes in students' attitudes during the lesson and in the work of the teacher/researcher were measured
Keywords: Base Nacional Comum Curricular
Competências Gerais
Ensino de Matemática
Gamificação Estrutural
Common National Curriculum Base
General Competencies
Mathematics Teaching
Structural gamification
CNPq areas: EDUCAÇÃO MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: Zanette, Gustavo Henrique. Uma jornada gamificada para o desenvolvimento das competências gerais da educação básica em aulas de matemática no 9º ano do ensino fundamental. 2023. 117 f. Dissertação( Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7110
Issue Date: 19-Dec-2023
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

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