Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7110
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Zanette, Gustavo Henrique | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6582826710804513 | por |
dc.contributor.advisor1 | Boscarioli, Clodis | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Klaus, Vanessa Lucena Camargo de Almeida | - |
dc.contributor.referee1 | Gasparini, Isabela | - |
dc.contributor.referee2 | Vertuan, Rodolfo Eduardo | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-27T13:49:26Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-19 | - |
dc.identifier.citation | Zanette, Gustavo Henrique. Uma jornada gamificada para o desenvolvimento das competências gerais da educação básica em aulas de matemática no 9º ano do ensino fundamental. 2023. 117 f. Dissertação( Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7110 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa se caracteriza como uma pesquisa-ação que versa sobre a utilização da Gamificação desenvolvida com uma turma de 9° ano da rede pública de Educação do Estado do Paraná durante processos de ensino e aprendizagem de Matemática. No contexto deste estudo, adotou-se como questão norteadora: O que manifestam estudantes de um 9° ano do ensino fundamental sobre o uso da Gamificação Estrutural experienciada na disciplina de Matemática, no que diz respeito às Competências Gerais presentes na Base Nacional Comum Curricular? Por objetivos específicos, buscou-se identificar quais Competências Gerais são afetadas pelo uso da Gamificação Estrutural e analisar se essa Gamificação potencializou o desenvolvimento destas competências, por meio das compreensões dos alunos. Inicialmente, realizou-se uma revisão sistemática de literatura a respeito de como a Gamificação tem sido compreendida e chegado às aulas de Matemática e às pesquisas em programas de pós-graduação na área da Educação Matemática. Na sequência, foi abordado o desenvolvimento e aplicação de uma proposta didática em um ambiente gamificado de forma estrutural com os conteúdos referentes aos segundo e terceiro trimestres do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, mediado pelo modelo de Gamificação Octalysis, buscando observar as nuances provenientes da Gamificação para além da motivação e do engajamento. Por fim, por meio de um questionário semiestruturado com questões descritivas, foi realizada uma análise da experiência gamificada implementada orientada no método da Análise de Conteúdo, e como resultado, foi aferida a potencialização de oito Competências Gerais, bem como mudanças tanto nas atitudes dos alunos durante as aulas quanto no trabalho do professor-pesquisador | por |
dc.description.abstract | This research is characterized as action research that deals with the use of gamification in a 9th grade class of the public education network in the state of Paraná during the teaching and learning process in mathematics. As part of this study, the guiding question was adopted: What do 9th grade elementary school students say about the use of structural gamification applications in the subject of mathematics in relation to the general competencies included in the National Common Curricular Base? As specific objectives, we wanted to find out which general skills are influenced using structural gamification and analyze whether this gamification promotes the development of these skills through students' understanding. First, a systematic literature review was conducted on how gamification has been understood and achieved in mathematics education and in postgraduate mathematics education research. Then, the development and application of a didactic proposal in a gamified environment was approached in a structural way, with content related to the second and third quarters of the 9th year of elementary school graduation classes, mediated by the Octalysis gamification model, to observe the nuances that arise from gamification beyond motivation and engagement. Finally, using a semi-structured questionnaire with descriptive questions, an analysis of the implemented gamification experience was conducted, guided by the content analysis method. As a result, the improvement of eight general skills as well as changes in students' attitudes during the lesson and in the work of the teacher/researcher were measured | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2024-03-27T13:49:26Z No. of bitstreams: 1 Gustavo Henrique Zanette.pdf: 2371812 bytes, checksum: 6aa3fd9c9dab1f67b328c3cc9729d48d (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-03-27T13:49:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gustavo Henrique Zanette.pdf: 2371812 bytes, checksum: 6aa3fd9c9dab1f67b328c3cc9729d48d (MD5) Previous issue date: 2023-12-19 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Oeste do Paraná | por |
dc.publisher.department | Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNIOESTE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | por |
dc.subject | Competências Gerais | por |
dc.subject | Ensino de Matemática | por |
dc.subject | Gamificação Estrutural | por |
dc.subject | Common National Curriculum Base | eng |
dc.subject | General Competencies | eng |
dc.subject | Mathematics Teaching | eng |
dc.subject | Structural gamification | eng |
dc.subject.cnpq | EDUCAÇÃO MATEMATICA | por |
dc.title | Uma jornada gamificada para o desenvolvimento das competências gerais da educação básica em aulas de matemática no 9º ano do ensino fundamental | por |
dc.title.alternative | A gamified journey for the development of basic education general competencies skills in mathematics classes in the 9th grade of elementary school | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.publisher.campus | Cascavel | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Gustavo Henrique Zanette.pdf | Arquivo completo | 2.32 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.