Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7103
Tipo do documento: Dissertação
Title: Educação inclusiva: um enfoque histórico no município de Cascavel - PR dos anos de 1952 a 2023
Other Titles: Inclusive education: a historical perspectivein the municipality of Cascavel (PR) from 1952 to 2023
Autor: Granetto, Luiz Fernando 
Primeiro orientador: Tureck, Lucia Terezinha Zanato
Primeiro membro da banca: Tureck, Lucia Terezinha Zanato
Segundo membro da banca: Nyamien, Francy Rodrigues de Guia
Terceiro membro da banca: Silva, João Carlos da
Resumo: Esta pesquisa buscou investigar a trajetória da educação inclusiva em Cascavel - PR, conectando-a a contextos históricos nacionais e locais. Para isso, com base no método materialista histórico-dialético e por meio de uma pesquisa bibliográfica, analisou-se como fatores políticos, econômicos e sociais moldaram o desenvolvimento educacional na região, com destaque para a inclusão de pessoas com deficiência. Ressalta-se que a pesquisa se caracteriza como aplicada e qualitativa, com caráter exploratório, pois visa a maior familiaridade com a temática, ponderando a importância de debates e referenciais acerca da referida proposição. A pesquisa inicia situando-se conceitualmente e explorando marcos nacionais, para, então, delinear o panorama local desde a decadência do sistema de obrages até a colonização planejada. A metodologia envolveu análise de dados, de indicadores e de fontes históricas, proporcionando uma compreensão multifacetada. O levantamento bibliográfico foi realizado em diferentes momentos, sendo que, inicialmente, recorreu se às plataformas da Capes e SciELO a partir dos descritores: História da educação, pessoa com deficiência, inclusão, educação inclusiva e Cascavel - PR. Além das referências encontradas, foram acrescidas ao levantamento inicial obras de referência dentro das áreas da História da Educação e da Educação Inclusiva, assim como legislações e documentos citados nos trabalhos encontrados nas buscas, que demonstraram relevância para análise e para o recorte da pesquisa. Evidenciou-se o crescimento populacional impulsionado pela agroindústria nas décadas de 1960 e 1970, mobilizando a necessidade de mais instituições educacionais. A criação de entidades e associações reflete a mobilização da comunidade em prol da inclusão, evidenciando a importância da participação ativa de professores e de pais. A legislação municipal e as ações afirmativas no ensino superior, como cotas para pessoas com deficiência, representam avanços recentes em Cascavel - PR. Os resultados apontam para a relevância da pesquisa na compreensão do desenvolvimento histórico da educação inclusiva no município. Entre as considerações finais, apresenta-se a inclusão de pessoas com deficiência não apenas como um desafio superado, mas como um compromisso contínuo e integral da comunidade, indicando a sua contribuição significativa para a compreensão da educação inclusiva em contextos regionais
Abstract: This master's thesis investigated the trajectory of inclusive education in Cascavel - PR, connecting it to national and local historical contexts. From this perspective, based on the historical-dialectical materialist method and through bibliographic research, it was analyzed how political, economic, and social factors shaped the educational development in the region, with emphasis on the inclusion of people with disabilities. It is noteworthy that the research is characterized as applied and qualitative, with an exploratory character, as it aims at greater familiarity with the theme, pondering the importance of debates and references about this proposition. The research begins by conceptually situating itself and exploring national landmarks and then outlines the local panorama from the decay of the obrage system to the planned colonization. The methodology involved analysis of data, indicators, and historical sources, providing a multifaceted understanding. The bibliographic survey was carried out at different times, and initially, the Capes and SciELO platforms were used based on the descriptors: History of education, person with disabilities, inclusion, inclusive education, and Cascavel - PR. In addition to the references found, reference works within the areas of History of Education and Inclusive Education were added to the initial survey, as well as legislation and documents cited in the works found in the searches, which demonstrated relevance for the analysis and the research cut. Population growth driven by agribusiness in the 1960s and 1970s was evidenced, mobilizing the need for more educational institutions. The creation of entities and associations reflects the mobilization of the community in favor of inclusion, highlighting the importance of the active participation of teachers and parents. Municipal legislation and affirmative actions in higher education, such as quotas for people with disabilities, represent recent advances in Cascavel - PR. The results point to the relevance of the research in understanding the historical development of inclusive education in the municipality. Among the final considerations, the inclusion of people with disabilities is presented not only as a challenge overcome but as a continuous and integral commitment of the community, indicating their significant contribution to the understanding of inclusive education in regional contexts.
Keywords: História da educação
Pessoa com deficiência
Educação Inclusiva
Cascavel - PR
History of education
Disabled person
Inclusive education
Cascavel - PR
CNPq areas: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: Granetto, Luiz Fernando. Educação inclusiva: um enfoque histórico no município de Cascavel - PR dos anos de 1952 a 2023. 2024. 121 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7103
Issue Date: 5-Feb-2024
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luiz Fernando Granetto.pdfArquivo completo1.28 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.