Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7099
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDias, Flávia Hissamura-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1153003478140764por
dc.contributor.advisor1Derisso, José Luis-
dc.contributor.referee1Derisso, José Luís-
dc.contributor.referee2Silva Junior, Arestides Pereira da-
dc.contributor.referee3Silva, João Carlos da-
dc.date.accessioned2024-03-25T18:31:31Z-
dc.date.issued2023-12-19-
dc.identifier.citationDias, Flávia Hissamura. A MORAL, OS ESTEREÓTIPOS E OS PROCESSOS FORMATIVOS DO CORPO: POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR POR UMA PERSPECTIVA CRÍTICA E CONTRA-HEGEMÔNICA.. 2023. 110 f. Dissetação ( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7099-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como propósito analisar como a moral e os estereótipos interferem na formação do corpo e quais as possibilidades de intervenção da Educação Física escolar por uma abordagem pedagógica crítica e contra hegemônica nos anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se, portanto, de uma pesquisa fundada no método do materialismo histórico-dialético que utilizou da revisão bibliográfica e análise historiográfica. Se propôs analisar como a construção da moral e estereótipos que fundamentam um modelo de corpo ideal ao longo da História interferem no processo de formação do corpo e qual o papel e as possibilidades da educação escolar por meio do componente curricular Educação Física. O percurso do trabalho buscou compreender as concepções de corpo historicamente acumuladas e como o corpo é moldado e pautado em um sistema capitalista dominante e compreender o processo de transição do corpo de um corpo natural para um corpo cultural. Desse modo, analisa os aspectos históricos e sociais da construção da escola contemporânea no Brasil e assim compreende como a Educação Física foi projetada e qual sua função na escola a cada tempo histórico. Assim, apresenta reflexões e possibilidades de um trabalho de significação do corpo por meio da Educação Física escolar pautada em uma perspectiva teórica crítica embasada na Pedagogia Histórico Crítica e na Psicologia Histórico-Cultural que permitem compreender o corpo em sua totalidade.por
dc.description.abstractThis research aims to analyze how morals and stereotypes interfere in the formation of the body and what are the possibilities of intervention in school Physical Education through a critical and counter-hegemonic pedagogical approach in the early years of elementary school. This is, therefore, research based on the method of historical-dialectical materialism that used bibliographical review and historiographical analysis. It proposes to analyze how the construction of morals and the stereotypes that underlie an ideal body model throughout History interfere in the body formation process and what is the role and possibilities of school education through the Physical Education curricular component. The course of the work sought to understand the historically accumulated conceptions of the body and how the body is shaped and guided in a dominant capitalist system and to understand the body's transition process from a natural body to a cultural body. In this way, it analyzes the historical and social aspects of the construction of contemporary schools in Brazil and thus understands how Physical Education was designed and what its function was in schools at each historical time. Thus, it presents reflections and possibilities for a work of meaning of the body through school Physical Education based on a critical theoretical perspective based on Historical-Critical Pedagogy andeng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2024-03-25T18:31:31Z No. of bitstreams: 1 FLÁVIA HISSAMURA DIAS.pdf: 1387873 bytes, checksum: 86ff90b69102a341ee97e818b7170460 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-25T18:31:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FLÁVIA HISSAMURA DIAS.pdf: 1387873 bytes, checksum: 86ff90b69102a341ee97e818b7170460 (MD5) Previous issue date: 2023-12-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação Física escolarpor
dc.subjectCorpopor
dc.subjectMoralpor
dc.subjectEstereótipospor
dc.subjectSchool Physical Educationeng
dc.subjectBodyeng
dc.subjectMoralityeng
dc.subjectStereotypes.eng
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃOpor
dc.titleA MORAL, OS ESTEREÓTIPOS E OS PROCESSOS FORMATIVOS DO CORPO: POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR POR UMA PERSPECTIVA CRÍTICA E CONTRA-HEGEMÔNICA.por
dc.title.alternativeMORALITY, STEREOTYPES AND THE FORMATIVE PROCESSES OF THE BODY: POSSIBILITIES OF SCHOOL PHYSICAL EDUCATION FROM A CRITICAL AND COUNTER-HEGEMONIC PERSPECTIVEeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FLÁVIA HISSAMURA DIAS.pdfArquivo completo1.36 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.