Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7087
Tipo do documento: Dissertação
Title: Transformações de produtos notáveis em livros didáticos brasileiros do século XX
Other Titles: Transformations of notable products in Brazilian textbooks of the 20th century
Autor: Eity Io, Leandro
Primeiro orientador: Ribeiro, Dulcyene Maria
Primeiro membro da banca: Novaes, Barbara Winiarski Diesel
Segundo membro da banca: Almeida, Marieli Vanessa Radiske de
Terceiro membro da banca: Caetano, Richael Silva
Resumo: O ensino de produtos notáveis tem dificultado a aprendizagem de matemática em diferentes níveis do ensino. Ao longo da história, diferentes formas de abordagem foram apresentadas em livros didáticos, dentre elas as abordagens algébrica e geométrica. Dessa forma, tendo como aporte teórico-metodológico a História Cultural e a História das Disciplinas Escolares, buscamos novos elementos para compor a história deste conteúdo. Esta pesquisa busca descrever o percurso histórico do ensino de produtos notáveis, e tem como objetivo investigar os processos de rupturas e permanências nas/das abordagens dos produtos notáveis em livros didáticos de três períodos do século XX. O primeiro período é marcado pelo movimento da Escola Nova; o segundo, pelo Movimento da Matemática Moderna (MMM); e o terceiro, pelo final do Movimento da Matemática Moderna e o surgimento da Educação Matemática. As obras analisadas foram: Matemática 1º ano (1934), de Cecil Thiré e Júlio César de Mello e Souza; Matemática ginasial (1944), de Euclides Roxo, Cecil Thiré e Mello e Souza; Matemática curso ginasial (1961), de Osvaldo Sangiorgi; Matemática curso moderno (1969), de Osvaldo Sangiorgi; Matemática na Escola Renovada (1972a, 1972b), de Scipione Di Pierro Netto, volumes 2 e 3; Matemática para cursos de primeiro grau (1973), de Osvaldo Sangiorgi; Matemática (1979) de Scipione Di Pierro Netto; Matemática (1986) de Osvaldo Sangiorgi; e Matemática Conceitos e Histórias (1998), de Scipione Di Pierro Netto. Utilizamos como principal referencial os trabalhos de André Chervel e a História das Disciplinas Escolares, bem como as categorias de análise utilizadas por Morais, Bertini e Valente (2021). Como resultado, constatamos que a representação geométrica dos produtos notáveis configurou um movimento de permanência nas obras do século XX. Entretanto, para Osvaldo Sangiorgi, principal representante do MMM no Brasil, ela não permaneceu nas obras de 1973 e 1986, pois elas demarcaram as influências do movimento tecnicista no modo de organizar o processo de ensino-aprendizagem. As obras das décadas de 1930 e 1940 apresentaram uma menor preocupação com a formalização do conteúdo e uma maior preocupação com a comunicação na escrita e abordagem dos produtos notáveis. A partir da obra de 1969, passou-se a referenciar o uso da memória no emprego das técnicas e a formalidade na abordagem dos produtos notáveis. Observamos, nas obras de 1973 e 1986, de Osvaldo Sangiorgi, a utilização de abordagens sintéticas de ensino para os produtos notáveis, e em seu contemporâneo Scipione Di Pierro Netto, a presença marcante da representação geométrica como um recurso de interpretação fundamental para a aprendizagem dos produtos notáveis.
Abstract: The teaching of notable products has hindered the learning of mathematics at different levels of education. Throughout history, different forms of approach have been presented in textbooks, including algebraic and geometric approaches. Thus, having as a theoretical-methodological framework Cultural History and the History of School Disciplines, we seek new elements to compose the history of this content. This research aims to describe the historical course of the teaching of notable products and to investigate the processes of ruptures and continuities in the approaches to notable products in textbooks from three periods of the 20th century. The first period is marked by the New School movement; the second, by the Modern Mathematics Movement (MMM); and, the third, by the end of the Modern Mathematics Movement and the emergence of Mathematics Education. The works analyzed were: Mathematics 1st year (1934), by Cecil Thiré and Júlio César de Mello e Souza; Gymnasial Mathematics (1944), by Euclides Roxo, Cecil Thiré, and Mello e Souza; Gymnasial Mathematics course (1961), by Osvaldo Sangiorgi; Modern Mathematics course (1969), by Osvaldo Sangiorgi; Mathematics in the Renewed School (1972a, 1972b), by Scipione Di Pierro Netto, volumes 2 and 3; Mathematics for first-grade courses (1973), by Osvaldo Sangiorgi; Mathematics (1979), by Scipione Di Pierro Netto; Mathematics (1986), by Osvaldo Sangiorgi; and Mathematics Concepts and Histories (1998), by Scipione Di Pierro Netto. We used as main reference the works of André Chervel and the History of School Disciplines, as well as the analysis categories used by Morais, Bertini, and Valente (2021). As a result, we found that the geometric representation of notable products configured a movement of continuity in the works of the 20th century. However, for Osvaldo Sangiorgi, the main representative of the MMM in Brazil, it did not remain in the works of 1973 and 1986, as they marked the influences of the technicist movement in organizing the teaching-learning process. The works from the 1930s and 1940s showed less concern with the formalization of the content and more concern with communication in writing and the approach to remarkable products. From 1969 work onwards, the use of memory in using techniques and formality in the approach to notable products began to be referenced. We observed, in the works of 1973 and 1986, by Osvaldo Sangiorgi, the use of synthetic teaching approaches for remarkable products, and, in his contemporary Scipione Di Pierro Netto, the remarkable presence of geometric representation as a fundamental resource for interpretation in the learning of notable products
Keywords: História da Educação Matemática
História das Disciplinas Escolares
Ensino de produtos notáveis
Livros didáticos
History of Mathematics Education
History of School Subjects
Teaching of notable products
Textbooks
CNPq areas: EDUCAÇÃO EM CIENCIAS E EDUCAÇÃO MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: Eity Io, Leandro. Transformações de produtos notáveis em livros didáticos brasileiros do século XX. 2023. 136 f. Dissertação( Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7087
Issue Date: 5-Dec-2023
Appears in Collections:Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Leandro Eity Io.pdfArquivo completo7.36 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.