Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7082
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorEngelage, Thiago Pelegrinelli-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7035854142874266por
dc.contributor.advisor1Aguirre, Lissandra Espinosa de Mello-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8331838960773909por
dc.contributor.referee1Klauck, Samuel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0473749689984547por
dc.contributor.referee2Martins, Fernando José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5242496231137438por
dc.contributor.referee3Moreira, Júlio da Silveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9438403556820306por
dc.contributor.referee4Saldanha, Jânia Maria Lopes-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9285450415334580por
dc.date.accessioned2024-03-12T19:46:45Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.identifier.citationEngelage, Thiago Pelegrinelli. Direito e democracia: o impeachment de 2016 e a prisão de Lula. 2023. 297 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7082-
dc.description.resumoCom a redemocratização brasileira em 1988, optou-se por um regime democrático constitucional, reafirmando direitos individuais suspensos durante a ditadura civil-militar e ampliando direitos sociais. O Brasil se consolidou como uma federação, adotando o presidencialismo e uma tripartição de poderes. Economicamente, manteve uma forma capitalista, embora a Constituição de 1988 tenha introduzido princípios sociais na ordem econômica. O Estado brasileiro pós-1988 é caracterizado como um Estado Social, com forte proteção trabalhista e garantia de diversos direitos sociais. Entretanto, em 2016, o país vivenciou um golpe branco que retirou a esquerda do poder, marcado pelo impeachment de Dilma Rousseff. A crise internacional de 2008, associada à elite brasileira alinhada à direita, contribuiu para pressões e declarações que levaram ao golpe, afetando os governos petistas. O Poder Judiciário desempenhou papel crucial nesse cenário, especialmente através da Operação Lava Jato. A pesquisa se concentra na atuação judicial relacionada ao impeachment de Dilma Rousseff e à prisão de Lula. O impeachment foi marcado por prisões seletivas, ações no Tribunal Superior Eleitoral, manipulação de processos e decisões do Supremo Tribunal Federal. Em 31 de agosto de 2016, Dilma Rousseff foi retirada do cargo sob alegação de crime de responsabilidade. A atuação judicial em relação a Lula incluiu prisões arbitrárias, condução coercitiva, escutas telefônicas vazadas, intromissão do Judiciário na competência do executivo e julgamento no STF que autorizou sua prisão após segunda instância, impedindo sua participação nas eleições de 2018. A pesquisa visa compreender por que o Poder Judiciário, apesar das garantias constitucionais, interferiu na democracia. A hipótese central é que a supremacia judicial na interpretação da Constituição não garante a democracia, pois o Poder Judiciário atua de forma ideológica, favorecendo interesses de classe em momentos de crise política e econômica. Propõe-se o constitucionalismo latino-americano como alternativa para descentralizar a interpretação constitucional e promover maior inclusão democrática. O objetivo geral da pesquisa é evidenciar o caráter ideológico do direito, destacando a atuação do Poder Judiciário nos eventos mencionados. A metodologia adotada é dialética, com análise histórica, centrada no caso do impeachment de 2016 e prisão de Lula. A pesquisa utiliza revisão bibliográfica, documental e análise de processos judiciais, considerando fontes institucionais, veículos de mídia e documentos judiciais. Os capítulos abordam: revisão das garantias processuais fundamentais do Estado brasileiro pós-1988; análise da atuação do Judiciário no impeachment de Dilma Rousseff; análise da atuação no caso Lula; os desvelamentos da "Vaza Jato"; e discussão das tensões da supremacia judicial e proposta do constitucionalismo latino-americano. A pesquisa busca responder questões sobre como a politização da justiça se manifestou nos casos estudados, como o Judiciário interferiu na democracia e em que medida houve desrespeito à Constituição. Conclui-se que a atuação ideológica do Poder Judiciário durante crises políticas é um desafio à democracia, e o constitucionalismo latino-americano pode oferecer alternativas para fortalecer a participação democrática.por
dc.description.abstractWith the Brazilian redemocratization in 1988, a choice was made for a constitutional democratic regime, reaffirming individual rights suspended during the civil-military dictatorship and expanding social rights. Brazil consolidated itself as a federation, adopting presidentialism and a tripartite division of powers. Economically, it maintained a capitalist form, although the 1988 Constitution introduced social principles into the economic order. The post-1988 Brazilian State is characterized as a Social State, with strong labor protection and guarantee of various social rights. However, in 2016, the country experienced a soft coup that removed the left from power, marked by the impeachment of Dilma Rousseff. The international crisis of 2008, combined with the Brazilian elite aligned with the right, contributed to pressures and declarations that led to the coup, affecting the PT governments. The Judiciary played a crucial role in this scenario, especially through Operation Lava Jato. The research focuses on judicial actions related to the impeachment of Dilma Rousseff and the imprisonment of Lula. The impeachment was marked by selective arrests, actions in the Superior Electoral Court, manipulation of processes, and decisions of the Federal Supreme Court. On August 31, 2016, Dilma Rousseff was removed from office on charges of responsibility crime. Judicial actions regarding Lula included arbitrary arrests, coercive conduct, leaked phone taps, interference of the Judiciary in the executive’s competence, and a Supreme Court ruling that authorized his imprisonment after the second instance, preventing his participation in the 2018 elections. The research aims to understand why the Judiciary, despite constitutional guarantees, interfered in democracy. The central hypothesis is that judicial supremacy in interpreting the Constitution does not guarantee democracy, as the Judiciary acts ideologically, favoring class interests in moments of political and economic crisis. Latin American constitutionalism is proposed as an alternative to decentralize constitutional interpretation and promote greater democratic inclusion. The overall objective of the research is to highlight the ideological nature of law, focusing on the Judiciary’s role in the mentioned events. The adopted methodology is dialectical, with a historical analysis centered on the 2016 impeachment and Lula’s imprisonment. The research uses bibliographic and documentary review, as well as analysis of judicial processes, considering institutional sources, media outlets, and judicial documents. The chapters cover: a review of the fundamental procedural guarantees of the post-1988 Brazilian State; analysis of the Judiciary’s role in Dilma Rousseff’s impeachment; analysis of its role in the Lula case; the revelations of ‘Vaza Jato’; and discussion of the tensions of judicial supremacy and the proposal of Latin American constitutionalism. The research seeks to answer questions about how the politicization of justice manifested in the studied cases, how the Judiciary interfered in democracy, and to what extent there was a disregard for the Constitution. It is concluded that the ideological role of the Judiciary during political crises is a challenge to democracy, and Latin American constitutionalism can offer alternatives to strengthen democratic participation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2024-03-12T19:46:45Z No. of bitstreams: 1 Thiago_Pelegrinelli_Engelage_2023.pdf: 2056003 bytes, checksum: 02b7a1315c1c6a95c338fa5ce5d23612 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-12T19:46:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Thiago_Pelegrinelli_Engelage_2023.pdf: 2056003 bytes, checksum: 02b7a1315c1c6a95c338fa5ce5d23612 (MD5) Previous issue date: 2023-12-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectPolitizaçãopor
dc.subjectPoder judiciáriopor
dc.subjectDireitopor
dc.subjectPolíticapor
dc.subjectLimitespor
dc.subjectDemocraciapor
dc.subjectPoliticizationeng
dc.subjectJudiciaryeng
dc.subjectLaweng
dc.subjectPoliticseng
dc.subjectLimitseng
dc.subjectDemocracyeng
dc.subject.cnpqDIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONALpor
dc.titleDireito e democracia: o impeachment de 2016 e a prisão de Lulapor
dc.title.alternativeLaw and democracy: the 2016 impeachment and Lula's arresteng
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thiago_Pelegrinelli_Engelage_2023.pdfDocumento principal2.01 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.