Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7073
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMunaretti, Andreza dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8521791000108233por
dc.contributor.advisor1Lübeck, Marcos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7883791454233628por
dc.contributor.referee1Zilly, Adriana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6792533235391231por
dc.contributor.referee2Rodrigues , Thiago Donda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8621868468317480por
dc.date.accessioned2024-03-08T18:06:38Z-
dc.date.issued2023-12-11-
dc.identifier.citationMunaretti, Andreza dos Santos. Formação continuada para inclusão de alunos com transtorno do espectro autista: desafios e possibilidades. 2023. 132 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7073-
dc.description.resumoA necessária valorização das diferenças presentes no contexto escolar é fundamental para auxiliar no desenvolvimento de todos os alunos, particularmente daqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA). E a promoção de uma Educação Inclusiva e a capacitação dos educadores para a implementação da inclusão escolar nas rotinas das salas de aula têm uma influência decisiva nesse cenário. Assim, essa pesquisa visou compreender as percepções de professores no processo de inclusão escolar dos alunos com TEA e realizou uma formação continuada para esses docentes.Configurou-se, essencialmente, como um estudo qualitativo, de caráter exploratóriodescritivo, empregando técnicas da observação participante. A coleta de dados envolveu questionários encaminhados a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental focando em práticas inclusivas para alunos com TEA. Além disso, foi implementado um programa de educação continuada, incluindo neste um curso de extensão e uma consultoria colaborativa, com o objetivo de fornecer conhecimento teórico e prático sobre o TEA. Para a pesquisa utilizou-se, na etapa da consultoria colaborativa, uma Escala de Autoeficácia do Professor de Alunos com Autismo para verificar a autoavaliação dos docentes. Os resultados foram analisados com suporte na estrutura da Análise Textual Discursiva (ATD). Esses resultados evidenciam que os docentes enfrentam uma série de desafios diários em sua prática educacional e frequentemente expressam a necessidade de formação para todos os profissionais envolvidos, com entendimento comum sobre a relevância do conhecimento acerca do autismo e suas aplicações para Educação Inclusiva.por
dc.description.abstractThe necessary appreciation of the diversity present in the school context is fundamental to helping the development of all students, particularly those with autism spectrum disorder (ASD). And the promotion of Inclusive Education and the training of educators to implement inclusion in classroom routines have a decisive influence on this scenario. Therefore, this research aimed to understand the perceptions of teachers in the process of school inclusion of students with ASD and carried out continuing training for these teachers. It was a qualitative, exploratory-descriptive study, using participant observation techniques. Data collection involved questionnaires sent to elementary school teachers, focusing on inclusive practices for students with ASD. In addition, a continuing education program was implemented, including an extension course and collaborative consultancy, with the aim of providing theoretical and practical knowledge about ASD. In the collaborative consultancy stage, the research used a Self-Efficacy Scale for Teachers of Students with Autism to verify the teachers' self-assessment. The results were analyzed using the Textual Discourse Analysis (TDA) framework. The results show that teachers face a series of daily challenges in their educational practice and often express the need for training for all the professionals involved, with a common understanding of the relevance of knowledge about autism and its applications for Inclusive Education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2024-03-08T18:06:38Z No. of bitstreams: 1 Andreza_dos_Santos_Munaretti_2023.pdf: 3363990 bytes, checksum: 9e13ce9c8127cde7e47dd9959ea6c06a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-08T18:06:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Andreza_dos_Santos_Munaretti_2023.pdf: 3363990 bytes, checksum: 9e13ce9c8127cde7e47dd9959ea6c06a (MD5) Previous issue date: 2023-12-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensinopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAutismopor
dc.subjectConsultoria colaborativapor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectAnos iniciaispor
dc.subjectAutismeng
dc.subjectCollaborative consultationeng
dc.subjectInclusive educationeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectElementary yearseng
dc.subject.cnpqENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.titleFormação continuada para inclusão de alunos com transtorno do espectro autista: desafios e possibilidadespor
dc.title.alternativeContinuing education for the inclusion of students with autism spectrum disorder: chalenges and possilitieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Andreza_dos_Santos_Munaretti_2023.pdfDocumento principal3.29 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.