Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7070
Tipo do documento: Dissertação
Title: Efeitos de um programa mindfulness online sobre a autoeficácia na formação superior, bem-estar psicológico e afetos positivos e negativos em pós-graduandos no Oeste do Paraná.
Other Titles: Effects of an online mindfulness program on self-efficacy in higher education, psychological well-being and positive and negative affect in postgraduate students in western Paraná
Autor: Engelmann, Caroline Andreia 
Primeiro orientador: Nihei, Oscar Kenji
Primeiro membro da banca: Arcoverde, Marcos Augusto Moraes
Segundo membro da banca: Zazula, Robson
Resumo: A proposta do estudo foi conhecer os efeitos de uma intervenção de protocolo de Mindfulness Based Cognitive Therapy (MBCT) online em discentes de ensino superior no nível de pós-graduação, analisando-se os indicativos de Autoeficácia, Bem-estar Psicológico e Afetos Positivos e Negativos. Trata-se de pesquisa quase experimental, de natureza quantitativa e qualitativa. A coleta de dados foi realizada a partir de questionário online sobre dados sociodemográficos e de saúde, além de quatro escalas autoaplicáveis para medir o bem-estar psicológico (Escala de Bem-estar Psicológico - PWB); a autoeficácia (Escala Autoeficácia na Formação Superior), a escala de afetos positivos e negativos (PANAS) e o Questionário das Cincos Facetas de Mindfulness (FFMQ), aplicados online. A amostragem foi 23 participantes para a caracterização inicial e sete participantes finais da intervenção. Todos os sujeitos acima de 18 anos de idade, de ambos os sexos, que aceitaram participar da pesquisa mediante a leitura e aceite do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) online. Foi aplicado protocolo de oito semanas de MBCT online na amostra estudada a fim de compreender os impactos da atividade no bem-estar, afetos e senso de autoeficácia dos pós-graduandos. Os dados foram tabulados em planilha do Excel e foram processados segundo estatística descritiva em médias, desvios padrões e estatística inferencial utilizando-se o programa SPSS 29.0.1.0. Os resultados destacaram a relevância da saúde mental para os estudantes de pós-graduação. Após a intervenção de mindfulness, observou-se redução significativa nos afetos negativos, em particular as dimensões da aflição e inquietação, indicando que a prática de mindfulness pode contribuir para um melhor equilíbrio emocional dos pósgraduandos. Na análise qualitativa os participantes relataram como benefícios a concentração, paciência e autodescoberta, indicando potencial da intervenção nessa população. Destaca-se a necessidade de futuras pesquisas que busquem padronizar variáveis, realizar acompanhamentos a longo prazo e comparar os efeitos do mindfulness com outras intervenções em grupo. O presente estudo indica o potencial do mindfulness na melhoria da saúde mental e bem-estar dos estudantes de pós-graduação, contribuindo para a compreensão e promoção do bem-estar emocional dessa população acadêmica.
Abstract: The aim of the current study was to find out the effects of an online Mindfulness Based Cognitive Therapy (MBCT) protocol intervention on postgraduate students, analyzing the indicators of Self-efficacy, Psychological Well-being and Positive and Negative Affects. This is a quasi-experimental study of a quantitative and qualitative nature. Data was collected using an online questionnaire on sociodemographic and health data, as well as four self-administered scales to measure psychological well-being (Psychological WellBeing Scale - PWB); self-efficacy (Higher Education Self-Efficacy Scale), the Positive and Negative Affect Scale (PANAS) and the Five Facets of Mindfulness Questionnaire (FFMQ), applied online. The sample consisted of 23 participants for the initial characterization and 7 final participants in the intervention. All subjects were over 18 years of age, of both sexes, who agreed to take part in the research by reading and accepting the online Informed Consent Form (ICF). An eight-week online Mindfulness MBCT protocol was applied to the sample in order to understand the impact of the activity on the well-being, affect and sense of self-efficacy of the postgraduates. The data was tabulated in an Excel spreadsheet and processed using descriptive statistics in the form of means, standard deviations and inferential statistics using the SPSS 29.0.1.0 program. The results highlight the importance of mental health for postgraduate students. After the mindfulness intervention, there was a significant reduction in negative affection, particularly in the dimensions of distress and restlessness, indicating that the practice of mindfulness can contribute to a better emotional balance for postgraduates. In the qualitative analysis, participants reported benefits such as concentration, patience and self-discovery, indicating the intervention's potential in this population. There is a need for future research that seeks to standardize variables, carry out long-term follow-ups and compare the effects of mindfulness with other group interventions. This study indicates the potential of mindfulness in improving the mental health and well-being of postgraduate students, contributing to the understanding and promotion of the emotional well-being of this academic population.
Keywords: Mindfulness
Atenção plena
Educação de pós-graduação
Autoeficácia
Afeto
Saúde mental
Mindfulness
Graduate education
Self-efficacy
Affection
Mental health
CNPq areas: PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Engelmann, Caroline Andreia. Efeitos de um programa mindfulness online sobre a autoeficácia na formação superior, bem-estar psicológico e afetos positivos e negativos em pós-graduandos no Oeste do Paraná.. 2023. 145f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7070
Issue Date: 3-Oct-2023
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caroline_Andreia_Engelmann_2023.pdfDocumento principal1.34 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.