Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7067
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMingori, Rodrigo Luis-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9871429810988989por
dc.contributor.advisor1Jacondino, Eduardo Nunes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3875955392841663por
dc.contributor.referee1Jacondino, Eduardo Nunes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3875955392841663por
dc.contributor.referee2Marques, Sônia Maria dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8726117539132816por
dc.contributor.referee3Bavaresco, Paulo Ricardo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7363145486021226por
dc.date.accessioned2024-03-08T13:19:53Z-
dc.date.issued2023-11-30-
dc.identifier.citationMINGORI , Rodrigo Luis. Hegemonia discursiva e campo escolar: a percepção de professores sobre a militarização de escolas públicas no Estado do Paraná. 2023. 134 f.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7067-
dc.description.resumoO presente estudo fez parte da linha de pesquisa: Sociedade, Conhecimento e Educação e teve como objetivo geral analisar o processo histórico, social e político de institucionalização da política de militarização da educação pública no contexto brasileiro, via Programas das Escolas Cívico-militares, seus desdobramentos no estado do Paraná e, particularmente, no âmbito de uma escola pública do município de Francisco Beltrão utilizando-se da teoria do discurso produzida pelo argentino Ernesto Laclau e Chantall Mouffe. Nosso estudo teve aporte do pressuposto metodológico pós-estruturalista de análise de discurso e contou com a realização de pesquisa de campo no modo Grupo Focal com os docentes de uma instituição militarizada. Ao analisarmos a adesão e a percepção de professores de uma instituição pública militarizada do estado do Paraná, foi possível perceber o incentivo/endosso dado ao Programa das Escolas Cívico-Militares por estes, posição de sujeito essa que tem relação e atua como evidência do avanço neoconservador contemporâneo nas regiões do sul global frente aos governos de direita e extrema direta instaurados na ultima década. Assim, foi possível perceber as relações que autorizam o corpo militar a incidir sobre a educação a partir de uma cisão do campo educacional na atuação sobre a disciplina dos corpos e comportamentos na escola.por
dc.description.abstractThe present study was part of the research line: Society, Knowledge, and Education and aimed to analyze the historical, social, and political process of institutionalizing the militarization policy of public education in the Brazilian context, through the Civic-Military Schools Programs, their developments in the state of Paraná, and particularly within a public school in the municipality of Francisco Beltrão using the discourse theory produced by the Argentine Ernesto Laclau and Chantal Mouffe. Our study was supported by the post-structuralist methodological assumption of discourse analysis and involved field research in the Focus Group mode with the teachers of a militarized institution. By analyzing the adherence and perception of teachers from a militarized public institution in the state of Paraná, it was possible to perceive the encouragement/endorsement given to the Civic-Military Schools Program by them, a subject position that relates to and acts as evidence of the contemporary neoconservative advance in the regions of the global south in the face of right-wing and extreme right-wing governments established in the last decade. Thus, it was possible to perceive the relationships that authorize the military body to influence education by dividing the educational field in acting on the discipline of bodies and behaviors in school.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Correa (juliana.correa@unioeste.br) on 2024-03-08T13:19:52Z No. of bitstreams: 1 Rodrigo L. Mingori 23.pdf: 1552651 bytes, checksum: c7876e28788d0d77859d2e18e19d637d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-08T13:19:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rodrigo L. Mingori 23.pdf: 1552651 bytes, checksum: c7876e28788d0d77859d2e18e19d637d (MD5) Previous issue date: 2023-11-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPolítica educacionalpor
dc.subjectMilitarização da educaçãopor
dc.subjectNeoconservadorismopor
dc.subjectPrograma das escolas cívico-militarespor
dc.subjectEducational policyeng
dc.subjectMilitarization of educationeng
dc.subjectNeoconservatismeng
dc.subjectCivic-military schools programeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃOpor
dc.titleHegemonia discursiva e campo escolar: a percepção de professores sobre a militarização de escolas públicas no Estado do Paranápor
dc.title.alternativeDiscursive hegemony and school field: teachers' perception on the militarization of public schools in the state of Paranáeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rodrigo L. Mingori 23.pdf1.52 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.