Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7067
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Mingori, Rodrigo Luis | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9871429810988989 | por |
dc.contributor.advisor1 | Jacondino, Eduardo Nunes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3875955392841663 | por |
dc.contributor.referee1 | Jacondino, Eduardo Nunes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3875955392841663 | por |
dc.contributor.referee2 | Marques, Sônia Maria dos Santos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8726117539132816 | por |
dc.contributor.referee3 | Bavaresco, Paulo Ricardo | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7363145486021226 | por |
dc.date.accessioned | 2024-03-08T13:19:53Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
dc.identifier.citation | MINGORI , Rodrigo Luis. Hegemonia discursiva e campo escolar: a percepção de professores sobre a militarização de escolas públicas no Estado do Paraná. 2023. 134 f.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2023. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7067 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo fez parte da linha de pesquisa: Sociedade, Conhecimento e Educação e teve como objetivo geral analisar o processo histórico, social e político de institucionalização da política de militarização da educação pública no contexto brasileiro, via Programas das Escolas Cívico-militares, seus desdobramentos no estado do Paraná e, particularmente, no âmbito de uma escola pública do município de Francisco Beltrão utilizando-se da teoria do discurso produzida pelo argentino Ernesto Laclau e Chantall Mouffe. Nosso estudo teve aporte do pressuposto metodológico pós-estruturalista de análise de discurso e contou com a realização de pesquisa de campo no modo Grupo Focal com os docentes de uma instituição militarizada. Ao analisarmos a adesão e a percepção de professores de uma instituição pública militarizada do estado do Paraná, foi possível perceber o incentivo/endosso dado ao Programa das Escolas Cívico-Militares por estes, posição de sujeito essa que tem relação e atua como evidência do avanço neoconservador contemporâneo nas regiões do sul global frente aos governos de direita e extrema direta instaurados na ultima década. Assim, foi possível perceber as relações que autorizam o corpo militar a incidir sobre a educação a partir de uma cisão do campo educacional na atuação sobre a disciplina dos corpos e comportamentos na escola. | por |
dc.description.abstract | The present study was part of the research line: Society, Knowledge, and Education and aimed to analyze the historical, social, and political process of institutionalizing the militarization policy of public education in the Brazilian context, through the Civic-Military Schools Programs, their developments in the state of Paraná, and particularly within a public school in the municipality of Francisco Beltrão using the discourse theory produced by the Argentine Ernesto Laclau and Chantal Mouffe. Our study was supported by the post-structuralist methodological assumption of discourse analysis and involved field research in the Focus Group mode with the teachers of a militarized institution. By analyzing the adherence and perception of teachers from a militarized public institution in the state of Paraná, it was possible to perceive the encouragement/endorsement given to the Civic-Military Schools Program by them, a subject position that relates to and acts as evidence of the contemporary neoconservative advance in the regions of the global south in the face of right-wing and extreme right-wing governments established in the last decade. Thus, it was possible to perceive the relationships that authorize the military body to influence education by dividing the educational field in acting on the discipline of bodies and behaviors in school. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Juliana Correa (juliana.correa@unioeste.br) on 2024-03-08T13:19:52Z No. of bitstreams: 1 Rodrigo L. Mingori 23.pdf: 1552651 bytes, checksum: c7876e28788d0d77859d2e18e19d637d (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-03-08T13:19:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rodrigo L. Mingori 23.pdf: 1552651 bytes, checksum: c7876e28788d0d77859d2e18e19d637d (MD5) Previous issue date: 2023-11-30 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Oeste do Paraná | por |
dc.publisher.department | Centro de Ciências Humanas | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNIOESTE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Política educacional | por |
dc.subject | Militarização da educação | por |
dc.subject | Neoconservadorismo | por |
dc.subject | Programa das escolas cívico-militares | por |
dc.subject | Educational policy | eng |
dc.subject | Militarization of education | eng |
dc.subject | Neoconservatism | eng |
dc.subject | Civic-military schools program | eng |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃO | por |
dc.title | Hegemonia discursiva e campo escolar: a percepção de professores sobre a militarização de escolas públicas no Estado do Paraná | por |
dc.title.alternative | Discursive hegemony and school field: teachers' perception on the militarization of public schools in the state of Paraná | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.publisher.campus | Francisco Beltrão | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação (FBE) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Rodrigo L. Mingori 23.pdf | 1.52 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.