Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7048
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMehanna, Salimi da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2616900185159090por
dc.contributor.advisor1Castanha, André Paulo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8802056543966163por
dc.contributor.referee1Castanha, André Paulo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8802056543966163por
dc.contributor.referee2Santos, Franciele Soares dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8310447915314417por
dc.contributor.referee3Zanella, José Luiz-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2956130454620999por
dc.contributor.referee4Turmena, Leandro-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1505672969409490por
dc.date.accessioned2024-02-26T17:13:16Z-
dc.date.issued2023-11-17-
dc.identifier.citationMEHANNA, Salimi da Silva. O CENTROWEG em Jaraguá do Sul/SC: história e formação profissional do menor aprendiz. 2023. 166 f. Dissertação (Mestado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7048-
dc.description.resumoA presente dissertação está vinculada linha de pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Francisco Beltrão/PR. Nosso objeto de investigação é a formação de jovens aprendizes no CentroWEG, conhecido como “Escola da WEG”, localizada no parque fabril da empresa WEG S.A. em Jaraguá do Sul/SC. A WEG S.A. está entre maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo. No texto procuramos explicitar parte da história do CentroWEG, como ocorreu o processo de formação desses jovens, quais foram/são os cursos oferecidos, os requisitos necessários, tempo de duração e formação. O Centro de Treinamento teve como foco qualificar o menor aprendiz para atender as necessidades da empresa, ou seja, desenvolver atividades que exigiram conhecimentos técnico e/ou domínio de equipamentos utilizados nos processos industriais. O objetivo central da pesquisa é compreender a história e o papel do CentroWEG na formação de jovens aprendizes. Para tanto, realizamos pesquisa bibliográfica e levantamento de documentos, a fim de entender o processo de formação dos jovens. Para a realização da pesquisa realizamos leituras, fichamentos, catalogação de imagens/documentos e visitas ao museu WEG. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica/documental com abordagem qualitativa. Devido a dificuldades de acesso aos arquivos do CentroWEG, motivado pela pandemia da Covid-19, bem como as restrições impostas pela própria direção da instituição, tomamos como fonte principal as imagens fotográficas encontradas no Museu da WEG ou na internet, e tomamos como parâmetro de fonte histórica para podermos estudar a instituição. Nossa leitura foi histórica, pautada em teóricos como: Antonio Gramsci (1980, 2004), Dermeval Saviani (1996, 2015), Gaudêncio Frigotto (1983, 2005), Maria Ciavatta (2005, 2022), entre outros, com vistas a estabelecer relações entre educação, trabalho, formação profissional e desenvolvimento regional, a fim de contribuir com a pesquisa na área da educação e qualificação profissional. Neste estudo percebemos que aclasse dominante controla tanto o campo educacional, como os meios de produção estabelecendo um dualismo entre as classes sociais. Tendo em vista que a formação do CentroWEG tem como princípio atender a demanda do mercado, especialmente da própria empresa, constatamos que a educação é um braço do capital, ficando evidente que no processo de formação crítica e social dos trabalhadores, o CentroWEG não oportuniza uma educação humana/emancipadora.por
dc.description.abstractThis dissertation is related to the research line Society, Knowledge and Education of the Postgraduate Program in Education of the State University of Western Paraná, Francisco Beltrão Campus. Our object of study is the training of young apprentices at the CentroWEG, known as the “School of WEG”, located in the industrial park of the company WEG S. A. in Jaraguá do Sul/SC. WEG S. A. is one of the largest manufacturers of electronic devices in the world. In this text we try to explain part of the history of CentroWEG, how the process of training young people took place, what courses were/are offered, what the requirements were and how long the training lasted. The training center focused on qualifying the young trainees for the needs of the company, i.e. developing activities that required technical knowledge and/or the field of equipment used in the industrial processes. The main objective of the study is to understand the history and role of CentroWEG in the training of young apprentices. Therefore, a bibliographic research and a collection of documents were carried out to understand the training process of the young people. For this research, we conducted readings, image and document collections with a qualitative approach. It is therefore a bibliographic/documentary research with a qualitative approach. Due to the difficulties in accessing the CentroWEG archives caused by the COVID-19 pandemic, as well as the restrictions imposed by the management of the institution itself, we used photographic images from the WEG museum or from the Internet as our main research source, and we studied the institution as a historical source. Our reading was historically and theoretically oriented: Antonio Gramsci (1980, 2004), Demerval Saviani (1996, 2015), Gaudêncio Frigotto (1983, 2005), Maria Ciavatta (2005, 2022), among others, in search of the relationships between education, work, professional training and regional development, in order to contribute to research in the field of education and professional qualification. In this study, we have established that the ruling class controls both the field of education and the means of production, creating a dualism between social classes. Considering that the training of CentroWEG is fundamentally oriented to the demand of the market, especially of the company itself, we haveestablished that training is an arm of capital, which underlines that CentroWEG does not allow human/emancipatory training in the social and critical training process of workers.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Correa (juliana.correa@unioeste.br) on 2024-02-26T17:13:16Z No. of bitstreams: 1 Salimi da Silva Mehanna 23.pdf: 2878574 bytes, checksum: cadb6275c97435e329b967d5eb9802f5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-26T17:13:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Salimi da Silva Mehanna 23.pdf: 2878574 bytes, checksum: cadb6275c97435e329b967d5eb9802f5 (MD5) Previous issue date: 2023-11-17eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação profissionalpor
dc.subjectEscola técnicapor
dc.subjectTrabalho e educaçãopor
dc.subjectFormação profissionalpor
dc.subjectProfessional education.eng
dc.subjectTechnical schooleng
dc.subjectWork and educationeng
dc.subjectProfessional trainingeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃOpor
dc.titleO CENTROWEG em Jaraguá do Sul/SC: história e formação profissional do menor aprendizpor
dc.title.alternativeThe CENTROWEG in Jaraguá do Sul/SC: history and professional training of the young apprentice.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Salimi da Silva Mehanna 23.pdf2.81 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.